Avaliação da sustentabilidade nos serviços de transporte coletivo com base em indicadores de manutenção veicular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Rogério Vicente de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13224
http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.78311276749
Resumo: Esta dissertação aborda aspectos teóricos e práticos que norteiam os serviços de manutenção veicular praticados em empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus e avalia este serviço por meio da ótica do conceito sustentabilidade. Neste contexto, o estudo tem como objetivo avaliar a sustentabilidade das empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus por meio de indicadores relacionados à manutenção veicular. Para tanto, foi necessário o amparo da bibliografia especializada, além do desenvolvimento de um conjunto de procedimentos que permitiram tal avaliação, tomando como eixo a manutenção realizada nas empresas pesquisadas. O estudo tem como enfoque central a análise dos serviços prestados pelas empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus, na Microrregião do Vale do Paraíba Fluminense. Este conjunto de ações busca responder a seguinte questão: como a gestão da manutenção de veículos impacta na sustentabilidade das empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus? Procedimentos/Método para a solução do problema: A pesquisa quanto a sua natureza é aplicada, pois a proposta é avaliar a sustentabilidade das empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus, usando indicadores relacionados à manutenção veicular, para produzir conhecimento e usá-lo buscando resultados para o setor. A abordagem é qualitativa, pois somente parte do sistema de transporte urbano de passageiros por ônibus, em uma região específica foi selecionada, além de não avaliar se esta amostra seria representativa. Quanto aos seus objetivos, é uma pesquisa descritiva, pois tem como finalidade descrever a qualidade dos serviços prestados, e é exploratória, pois tem o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema e torná-lo explícito. Por fim, como estratégia e procedimentos técnicos, é uma pesquisa de campo, bibliográfica, documental e um estudo de caso, além de coletar os dados para o estudo por meio de entrevistas e questionário, associados a visitas técnicas nas empresas analisadas. Para o desenvolvimento da pesquisa, um método de avaliação e desempenho em sustentabilidade foi desenvolvido, baseada no método para avaliação e análise de desempenho do transporte de passageiros, estruturado por Guimarães (2016), além do uso da técnica de agregação GRA (Análise Relacional Grey) aplicada ao método. Resultados: Como resultado, é possível afirmar que a questão problema foi respondida, e que o objetivo geral da pesquisa foi alcançado, visto que a pesquisa obteve êxito em avaliar os serviços prestados pelas empresas analisadas, por meio de indicadores de sustentabilidade relacionados à manutenção veicular. Foi possível, por meio dos dados coletados, definir indicadores que possibilitaram a produção de índices de sustentabilidade, e a partir de então produzir um ranking das empresas pesquisadas, onde foi possível analisar como a gestão da manutenção veicular impacta na sustentabilidade das empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus. Também os objetivos específicos foram todos atendidos, destacando-se o levantamento realizado no referencial teórico, relacionado ao tema manutenção veicular e sua relação com a sustentabilidade, visto o pouco material encontrado e disponível sobre esta matéria. Implicações práticas: Os resultados apresentados confirmaram a necessidade de uma atenção especial, por parte das autoridades competentes (concedentes) e dos operadores (concessionárias), para com o setor de transporte urbano de passageiros por ônibus, considerando a atividade manutenção veicular e os aspectos definidos para o estudo (econômico, ambiental e social). Também se faz necessária a participação mais efetiva de órgãos reguladores como INEA, INMETRO, e ANTT, com vistas em orientações relacionadas à legislação própria do setor e as que envolvem o setor de forma indireta. Como contribuição efetiva, esta pesquisa produziu um método que permite avaliar a atividade de manutenção veicular, por meio do conceito sustentabilidade, onde o mesmo poderá ser usado por todas as empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus, que deseja avaliar o impacto da manutenção veicular, na sustentabilidade de suas atividades. Originalidade e contribuições: O desenvolvimento desta pesquisa contribuiu de forma inovadora ao abordar um tema que é pouco explorado no campo do transporte urbano de passageiros por ônibus, tendo como foco as atividades relacionadas à manutenção veicular nas empresas do referido setor, e seu impacto na sustentabilidade das mesmas. Outro destaque para esta pesquisa é a disponibilidade de um método para avaliação da atividade de manutenção veicular, por meio do conceito sustentabilidade, contribuição esta que atende a análise de eficiência operacional, econômico-financeira e ambiental nas empresas pesquisadas, e que possui aderência a linha de atuação cientifico-tecnológica 2 (LACT 2), que trata da administração de operações e suporte logístico integrado. Produção Técnica/Tecnológica: O pesquisador desenvolveu um método para avaliar a atividade manutenção veicular nas empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus, que permitiu avaliar o impacto da atividade na sustentabilidade das empresas selecionadas para a pesquisa. O resultado desta análise resultou no ranking do índice de sustentabilidade destas empresas. Este ranking possibilitou a análise conjunta e individual nas empresas, da influência da frota reserva, da quantidade de quilômetros rodados pela frota e por cada veículo individualmente, e pelos resíduos gerados na atividade manutenção. Este produto é classificado no eixo 1 – “Produtos e Processos”, produto número 15 “Processo/Tecnologia não patenteável”. O método possui uma aplicabilidade média, pois apesar de ter sido aplicado somente nas empresas selecionadas para análise o mesmo poderá ser estendido para ser utilizado em outras empresas do setor. Com relação ao critério inovação, o estudo possui uma produção com médio teor inovativo, pois combina conhecimentos pré-estabelecidos. E quanto à complexidade do estudo, ele é classificado como uma produção com alta complexidade, pois para o seu desenvolvimento foram necessários diferentes tipos de conhecimento e múltiplos atores.
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O estudo tem como enfoque central a análise dos serviços prestados pelas empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus, na Microrregião do Vale do Paraíba Fluminense. Este conjunto de ações busca responder a seguinte questão: como a gestão da manutenção de veículos impacta na sustentabilidade das empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus? Procedimentos/Método para a solução do problema: A pesquisa quanto a sua natureza é aplicada, pois a proposta é avaliar a sustentabilidade das empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus, usando indicadores relacionados à manutenção veicular, para produzir conhecimento e usá-lo buscando resultados para o setor. A abordagem é qualitativa, pois somente parte do sistema de transporte urbano de passageiros por ônibus, em uma região específica foi selecionada, além de não avaliar se esta amostra seria representativa. Quanto aos seus objetivos, é uma pesquisa descritiva, pois tem como finalidade descrever a qualidade dos serviços prestados, e é exploratória, pois tem o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema e torná-lo explícito. Por fim, como estratégia e procedimentos técnicos, é uma pesquisa de campo, bibliográfica, documental e um estudo de caso, além de coletar os dados para o estudo por meio de entrevistas e questionário, associados a visitas técnicas nas empresas analisadas. Para o desenvolvimento da pesquisa, um método de avaliação e desempenho em sustentabilidade foi desenvolvido, baseada no método para avaliação e análise de desempenho do transporte de passageiros, estruturado por Guimarães (2016), além do uso da técnica de agregação GRA (Análise Relacional Grey) aplicada ao método. Resultados: Como resultado, é possível afirmar que a questão problema foi respondida, e que o objetivo geral da pesquisa foi alcançado, visto que a pesquisa obteve êxito em avaliar os serviços prestados pelas empresas analisadas, por meio de indicadores de sustentabilidade relacionados à manutenção veicular. Foi possível, por meio dos dados coletados, definir indicadores que possibilitaram a produção de índices de sustentabilidade, e a partir de então produzir um ranking das empresas pesquisadas, onde foi possível analisar como a gestão da manutenção veicular impacta na sustentabilidade das empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus. Também os objetivos específicos foram todos atendidos, destacando-se o levantamento realizado no referencial teórico, relacionado ao tema manutenção veicular e sua relação com a sustentabilidade, visto o pouco material encontrado e disponível sobre esta matéria. Implicações práticas: Os resultados apresentados confirmaram a necessidade de uma atenção especial, por parte das autoridades competentes (concedentes) e dos operadores (concessionárias), para com o setor de transporte urbano de passageiros por ônibus, considerando a atividade manutenção veicular e os aspectos definidos para o estudo (econômico, ambiental e social). Também se faz necessária a participação mais efetiva de órgãos reguladores como INEA, INMETRO, e ANTT, com vistas em orientações relacionadas à legislação própria do setor e as que envolvem o setor de forma indireta. Como contribuição efetiva, esta pesquisa produziu um método que permite avaliar a atividade de manutenção veicular, por meio do conceito sustentabilidade, onde o mesmo poderá ser usado por todas as empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus, que deseja avaliar o impacto da manutenção veicular, na sustentabilidade de suas atividades. Originalidade e contribuições: O desenvolvimento desta pesquisa contribuiu de forma inovadora ao abordar um tema que é pouco explorado no campo do transporte urbano de passageiros por ônibus, tendo como foco as atividades relacionadas à manutenção veicular nas empresas do referido setor, e seu impacto na sustentabilidade das mesmas. Outro destaque para esta pesquisa é a disponibilidade de um método para avaliação da atividade de manutenção veicular, por meio do conceito sustentabilidade, contribuição esta que atende a análise de eficiência operacional, econômico-financeira e ambiental nas empresas pesquisadas, e que possui aderência a linha de atuação cientifico-tecnológica 2 (LACT 2), que trata da administração de operações e suporte logístico integrado. Produção Técnica/Tecnológica: O pesquisador desenvolveu um método para avaliar a atividade manutenção veicular nas empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus, que permitiu avaliar o impacto da atividade na sustentabilidade das empresas selecionadas para a pesquisa. O resultado desta análise resultou no ranking do índice de sustentabilidade destas empresas. Este ranking possibilitou a análise conjunta e individual nas empresas, da influência da frota reserva, da quantidade de quilômetros rodados pela frota e por cada veículo individualmente, e pelos resíduos gerados na atividade manutenção. Este produto é classificado no eixo 1 – “Produtos e Processos”, produto número 15 “Processo/Tecnologia não patenteável”. O método possui uma aplicabilidade média, pois apesar de ter sido aplicado somente nas empresas selecionadas para análise o mesmo poderá ser estendido para ser utilizado em outras empresas do setor. Com relação ao critério inovação, o estudo possui uma produção com médio teor inovativo, pois combina conhecimentos pré-estabelecidos. E quanto à complexidade do estudo, ele é classificado como uma produção com alta complexidade, pois para o seu desenvolvimento foram necessários diferentes tipos de conhecimento e múltiplos atores.This dissertation addresses the theoretical and practical aspects that guide the vehicle maintenance services practiced by urban bus passenger transport companies and evaluates this service through the sustainability concept. In this context, the study aims to evaluate the sustainability of urban passenger transport companies by bus through indicators related to vehicle maintenance. Therefore, it was necessary to support the specialized bibliography, as well as the development of a set of procedures that allowed such evaluation, taking as a maintenance axis the researched companies. The study focuses on the analysis of services provided by urban bus passenger transport companies in the Paraíba Fluminense Microregion. This set of actions seeks to answer the following question: How does vehicle maintenance management impact on the sustainability of urban bus passenger transport companies? Procedures/Method for solving the problem: The research on its nature is applied, because the proposal is to evaluate the sustainability of urban bus passenger transport companies, using indicators related to vehicle maintenance, to produce knowledge and use it seeking results for the sector. The approach is qualitative because only part of the urban bus passenger transport system in a specific region was selected, and did not assess whether this sample would be representative. As for its objectives, it is a descriptive research, as its purpose is to describe the quality of the services provided, and it is exploratory, as it aims to provide greater familiarity with the problem and make it explicit. Finally, as a strategy and technical procedures, it is a field research, bibliographic, documentary and a case study, besides collecting data for the study through interviews and questionnaire, associated with technical visits in the companies analyzed. To develop the research, a sustainability assessment and performance method was developed, based on the method for evaluation and analysis of passenger transport performance, structured by Guimarães (2016), in addition to the use of GRA (Gray Relational Analysis) aggregation technique. ) applied to the method. Results: As a result, it is possible to state that the problem question was answered, and that the general objective of the research was achieved, since the research was successful in evaluating the services provided by the analyzed companies, through sustainability indicators related to vehicular maintenance. It was possible, through the collected data, to define indicators that enabled the production of sustainability indices, and from then on to produce a ranking of the surveyed companies, where it was possible to analyze how the management of vehicular maintenance impacts the sustainability of public transport companies. by bus. Also the specific objectives were all met, highlighting the survey conducted in the theoretical framework, related to the theme vehicle maintenance and its relationship with sustainability, given the little material found and available on this subject. Practical implications: The results presented confirmed the need for special attention by the competent authorities (licensors) and operators (concessionaires) to the public transport sector by bus, considering the vehicle maintenance activity and the aspects defined for the study. (economic, environmental and social). More effective participation by regulatory agencies such as INEA, INMETRO, and ANTT is also required, with a view to guidelines related to the sector's own legislation and those involving the sector indirectly. As an effective contribution, this research has produced a method that allows to evaluate the vehicle maintenance activity, through the sustainability concept, where it can be used by all public bus companies that want to evaluate the impact of vehicle maintenance on the sustainability of its activities. Originality and contributions: The development of this research has contributed in an innovative way by addressing a theme that is little explored in the field of public transport of people by bus, focusing on the activities related to vehicular maintenance in companies of that sector, and its impact on their sustainability. Another highlight for this research is the availability of a method for assessing vehicular maintenance activity, through the concept of sustainability, a contribution that meets the analysis of operational, economic-financial and environmental efficiency in the surveyed companies, and which has adherence to the line. Scientific-Technological Performance 2 (LACT 2), which deals with operations management and integrated logistic support. Technical/Technological Production: The researcher developed a method to evaluate the vehicle maintenance activity in urban bus and coach companies, which allowed the impact of the activity on the sustainability of the companies selected for the research to be evaluated. The result of this analysis resulted in the ranking of the sustainability index of these companies. This ranking allowed the joint and individual analysis in the companies, the influence of the reserve fleet, the number of kilometers driven by the fleet and each individual vehicle, and the waste generated in the maintenance activity. This product is classified under axis 1 - “Products and Processes”, product number 15 “Non-patentable Process / Technology”. The method has a medium applicability, because although it was applied only in the companies selected for analysis, it can be extended to be used in other companies in the sector. Regarding the innovation criterion, the study has a production with medium innovative content, as it combines pre-established knowledge. And as for the complexity of the study, it is classified as a highly complex production, because it required different types of knowledge and multiple actors for its development.151f.Volta RedondaLeal Júnior, Ilton CurtyGuabiroba, Ricardo César da SilvaFerreira, Marcelo Saleshttp://lattes.cnpq.br/0103483458513869http://lattes.cnpq.br/3016121702515974http://lattes.cnpq.br/5864143450276283http://lattes.cnpq.br/8194523141613358Melo, Rogério Vicente de2020-04-03T18:07:19Z2020-04-03T18:07:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Rogério Vicente de. Avaliação da sustentabilidade nos serviços de transporte coletivo com base em indicadores de manutenção veicular. 2019. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Volta Rednda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13224Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.78311276749http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-20T22:29:53Zoai:app.uff.br:1/13224Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-20T22:29:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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Este conjunto de ações busca responder a seguinte questão: como a gestão da manutenção de veículos impacta na sustentabilidade das empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus? Procedimentos/Método para a solução do problema: A pesquisa quanto a sua natureza é aplicada, pois a proposta é avaliar a sustentabilidade das empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus, usando indicadores relacionados à manutenção veicular, para produzir conhecimento e usá-lo buscando resultados para o setor. A abordagem é qualitativa, pois somente parte do sistema de transporte urbano de passageiros por ônibus, em uma região específica foi selecionada, além de não avaliar se esta amostra seria representativa. Quanto aos seus objetivos, é uma pesquisa descritiva, pois tem como finalidade descrever a qualidade dos serviços prestados, e é exploratória, pois tem o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema e torná-lo explícito. Por fim, como estratégia e procedimentos técnicos, é uma pesquisa de campo, bibliográfica, documental e um estudo de caso, além de coletar os dados para o estudo por meio de entrevistas e questionário, associados a visitas técnicas nas empresas analisadas. Para o desenvolvimento da pesquisa, um método de avaliação e desempenho em sustentabilidade foi desenvolvido, baseada no método para avaliação e análise de desempenho do transporte de passageiros, estruturado por Guimarães (2016), além do uso da técnica de agregação GRA (Análise Relacional Grey) aplicada ao método. Resultados: Como resultado, é possível afirmar que a questão problema foi respondida, e que o objetivo geral da pesquisa foi alcançado, visto que a pesquisa obteve êxito em avaliar os serviços prestados pelas empresas analisadas, por meio de indicadores de sustentabilidade relacionados à manutenção veicular. Foi possível, por meio dos dados coletados, definir indicadores que possibilitaram a produção de índices de sustentabilidade, e a partir de então produzir um ranking das empresas pesquisadas, onde foi possível analisar como a gestão da manutenção veicular impacta na sustentabilidade das empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus. Também os objetivos específicos foram todos atendidos, destacando-se o levantamento realizado no referencial teórico, relacionado ao tema manutenção veicular e sua relação com a sustentabilidade, visto o pouco material encontrado e disponível sobre esta matéria. Implicações práticas: Os resultados apresentados confirmaram a necessidade de uma atenção especial, por parte das autoridades competentes (concedentes) e dos operadores (concessionárias), para com o setor de transporte urbano de passageiros por ônibus, considerando a atividade manutenção veicular e os aspectos definidos para o estudo (econômico, ambiental e social). Também se faz necessária a participação mais efetiva de órgãos reguladores como INEA, INMETRO, e ANTT, com vistas em orientações relacionadas à legislação própria do setor e as que envolvem o setor de forma indireta. Como contribuição efetiva, esta pesquisa produziu um método que permite avaliar a atividade de manutenção veicular, por meio do conceito sustentabilidade, onde o mesmo poderá ser usado por todas as empresas de transporte urbano de passageiros por ônibus, que deseja avaliar o impacto da manutenção veicular, na sustentabilidade de suas atividades. Originalidade e contribuições: O desenvolvimento desta pesquisa contribuiu de forma inovadora ao abordar um tema que é pouco explorado no campo do transporte urbano de passageiros por ônibus, tendo como foco as atividades relacionadas à manutenção veicular nas empresas do referido setor, e seu impacto na sustentabilidade das mesmas. 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Este ranking possibilitou a análise conjunta e individual nas empresas, da influência da frota reserva, da quantidade de quilômetros rodados pela frota e por cada veículo individualmente, e pelos resíduos gerados na atividade manutenção. Este produto é classificado no eixo 1 – “Produtos e Processos”, produto número 15 “Processo/Tecnologia não patenteável”. O método possui uma aplicabilidade média, pois apesar de ter sido aplicado somente nas empresas selecionadas para análise o mesmo poderá ser estendido para ser utilizado em outras empresas do setor. Com relação ao critério inovação, o estudo possui uma produção com médio teor inovativo, pois combina conhecimentos pré-estabelecidos. E quanto à complexidade do estudo, ele é classificado como uma produção com alta complexidade, pois para o seu desenvolvimento foram necessários diferentes tipos de conhecimento e múltiplos atores.
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