Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thayná Rosário Lima da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32107
Resumo: A concepção que prepondera sobre os direitos humanos no campo social, muitas vezes está associada ao domínio de concepções e teorias tradicionais que reverberam o universalismo e seus efeitos para as práticas dos sujeitos sociais. Em contrapartida, a teoria crítica dos direitos humanos, muito contribui para novas narrativas inclusivas e emancipatórias em cenários de inefetividade de direitos humanos. O presente trabalho propõe analisar algumas discussões dos autores Herrera Flores e Boaventura de Sousa Santos, buscando visualizar os Direitos Humanos através de uma epistemologia inclusiva e crítica, para então explorar a temática educação em Direitos Humanos. Com isso, busca-se contextualizar estudo aplicado no projeto de extensão “Desenvolvendo Cultura de Direitos Humanos na infância e na adolescência”, a partir da narrativa extensionista como integrante do projeto. Trata-se de uma pesquisa que tem por base o método de abordagem dedutivo, a partir do estudo dos marcos teóricos e obras delimitadas, perpassando pela aplicação qualitativa-experimental no projeto de extensão
id UFF-2_02fbd0b0b614789583a47c806716e04f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32107
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivênciasDireitos humanosEducação em direitos humanosExtensão universitáriaTeoria crítica de direitos humanosHerrera FloresBoaventura de Sousa SantosDireitos humanosHuman rightsHuman rights educationUniversity extensionCritical theory of human rightsA concepção que prepondera sobre os direitos humanos no campo social, muitas vezes está associada ao domínio de concepções e teorias tradicionais que reverberam o universalismo e seus efeitos para as práticas dos sujeitos sociais. Em contrapartida, a teoria crítica dos direitos humanos, muito contribui para novas narrativas inclusivas e emancipatórias em cenários de inefetividade de direitos humanos. O presente trabalho propõe analisar algumas discussões dos autores Herrera Flores e Boaventura de Sousa Santos, buscando visualizar os Direitos Humanos através de uma epistemologia inclusiva e crítica, para então explorar a temática educação em Direitos Humanos. Com isso, busca-se contextualizar estudo aplicado no projeto de extensão “Desenvolvendo Cultura de Direitos Humanos na infância e na adolescência”, a partir da narrativa extensionista como integrante do projeto. Trata-se de uma pesquisa que tem por base o método de abordagem dedutivo, a partir do estudo dos marcos teóricos e obras delimitadas, perpassando pela aplicação qualitativa-experimental no projeto de extensãoThe conception that prevails over human rights in the social field is often associated with the domain of traditional conceptions and theories that reverberate universalism and its effects on the practices of social subjects. On the other hand, critical theory of human rights contributes a lot to new inclusive and emancipatory narratives in scenarios of ineffectiveness of human rights. The present work proposes to analyze some discussions by the authors Herrera Flores and Boaventura de Sousa Santos, seeking to visualize Human Rights through an inclusive and critical epistemology, and then explore the theme education in Human Rights. With this, we seek to contextualize a study applied in the extension project "Developing Human Rights Culture in childhood and adolescence", from the extensionist narrative as part of the project. It is a research that is based on the deductive approach method, from the study of theoretical frameworks and delimited works, passing through the qualitative-experimental application in the extension project64 f.Leidens, Letícia Virginiahttp://lattes.cnpq.br/8297241559743172Almeida, Fernanda Andradehttp://lattes.cnpq.br/9472938714594842Gaspar, Renata Alvareshttp://lattes.cnpq.br/3484313065119471Silva, Thayná Rosário Lima da2024-01-30T14:32:11Z2024-01-30T14:32:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Thayná Rosário Lima da. Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32107CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-30T14:32:16Zoai:app.uff.br:1/32107Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-30T14:32:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências
title Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências
spellingShingle Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências
Silva, Thayná Rosário Lima da
Direitos humanos
Educação em direitos humanos
Extensão universitária
Teoria crítica de direitos humanos
Herrera Flores
Boaventura de Sousa Santos
Direitos humanos
Human rights
Human rights education
University extension
Critical theory of human rights
title_short Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências
title_full Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências
title_fullStr Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências
title_full_unstemmed Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências
title_sort Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências
author Silva, Thayná Rosário Lima da
author_facet Silva, Thayná Rosário Lima da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leidens, Letícia Virginia
http://lattes.cnpq.br/8297241559743172
Almeida, Fernanda Andrade
http://lattes.cnpq.br/9472938714594842
Gaspar, Renata Alvares
http://lattes.cnpq.br/3484313065119471
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thayná Rosário Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos humanos
Educação em direitos humanos
Extensão universitária
Teoria crítica de direitos humanos
Herrera Flores
Boaventura de Sousa Santos
Direitos humanos
Human rights
Human rights education
University extension
Critical theory of human rights
topic Direitos humanos
Educação em direitos humanos
Extensão universitária
Teoria crítica de direitos humanos
Herrera Flores
Boaventura de Sousa Santos
Direitos humanos
Human rights
Human rights education
University extension
Critical theory of human rights
description A concepção que prepondera sobre os direitos humanos no campo social, muitas vezes está associada ao domínio de concepções e teorias tradicionais que reverberam o universalismo e seus efeitos para as práticas dos sujeitos sociais. Em contrapartida, a teoria crítica dos direitos humanos, muito contribui para novas narrativas inclusivas e emancipatórias em cenários de inefetividade de direitos humanos. O presente trabalho propõe analisar algumas discussões dos autores Herrera Flores e Boaventura de Sousa Santos, buscando visualizar os Direitos Humanos através de uma epistemologia inclusiva e crítica, para então explorar a temática educação em Direitos Humanos. Com isso, busca-se contextualizar estudo aplicado no projeto de extensão “Desenvolvendo Cultura de Direitos Humanos na infância e na adolescência”, a partir da narrativa extensionista como integrante do projeto. Trata-se de uma pesquisa que tem por base o método de abordagem dedutivo, a partir do estudo dos marcos teóricos e obras delimitadas, perpassando pela aplicação qualitativa-experimental no projeto de extensão
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-30T14:32:11Z
2024-01-30T14:32:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Thayná Rosário Lima da. Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32107
identifier_str_mv SILVA, Thayná Rosário Lima da. Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838674732187648