Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32107 |
Resumo: | A concepção que prepondera sobre os direitos humanos no campo social, muitas vezes está associada ao domínio de concepções e teorias tradicionais que reverberam o universalismo e seus efeitos para as práticas dos sujeitos sociais. Em contrapartida, a teoria crítica dos direitos humanos, muito contribui para novas narrativas inclusivas e emancipatórias em cenários de inefetividade de direitos humanos. O presente trabalho propõe analisar algumas discussões dos autores Herrera Flores e Boaventura de Sousa Santos, buscando visualizar os Direitos Humanos através de uma epistemologia inclusiva e crítica, para então explorar a temática educação em Direitos Humanos. Com isso, busca-se contextualizar estudo aplicado no projeto de extensão “Desenvolvendo Cultura de Direitos Humanos na infância e na adolescência”, a partir da narrativa extensionista como integrante do projeto. Trata-se de uma pesquisa que tem por base o método de abordagem dedutivo, a partir do estudo dos marcos teóricos e obras delimitadas, perpassando pela aplicação qualitativa-experimental no projeto de extensão |
id |
UFF-2_02fbd0b0b614789583a47c806716e04f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32107 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivênciasDireitos humanosEducação em direitos humanosExtensão universitáriaTeoria crítica de direitos humanosHerrera FloresBoaventura de Sousa SantosDireitos humanosHuman rightsHuman rights educationUniversity extensionCritical theory of human rightsA concepção que prepondera sobre os direitos humanos no campo social, muitas vezes está associada ao domínio de concepções e teorias tradicionais que reverberam o universalismo e seus efeitos para as práticas dos sujeitos sociais. Em contrapartida, a teoria crítica dos direitos humanos, muito contribui para novas narrativas inclusivas e emancipatórias em cenários de inefetividade de direitos humanos. O presente trabalho propõe analisar algumas discussões dos autores Herrera Flores e Boaventura de Sousa Santos, buscando visualizar os Direitos Humanos através de uma epistemologia inclusiva e crítica, para então explorar a temática educação em Direitos Humanos. Com isso, busca-se contextualizar estudo aplicado no projeto de extensão “Desenvolvendo Cultura de Direitos Humanos na infância e na adolescência”, a partir da narrativa extensionista como integrante do projeto. Trata-se de uma pesquisa que tem por base o método de abordagem dedutivo, a partir do estudo dos marcos teóricos e obras delimitadas, perpassando pela aplicação qualitativa-experimental no projeto de extensãoThe conception that prevails over human rights in the social field is often associated with the domain of traditional conceptions and theories that reverberate universalism and its effects on the practices of social subjects. On the other hand, critical theory of human rights contributes a lot to new inclusive and emancipatory narratives in scenarios of ineffectiveness of human rights. The present work proposes to analyze some discussions by the authors Herrera Flores and Boaventura de Sousa Santos, seeking to visualize Human Rights through an inclusive and critical epistemology, and then explore the theme education in Human Rights. With this, we seek to contextualize a study applied in the extension project "Developing Human Rights Culture in childhood and adolescence", from the extensionist narrative as part of the project. It is a research that is based on the deductive approach method, from the study of theoretical frameworks and delimited works, passing through the qualitative-experimental application in the extension project64 f.Leidens, Letícia Virginiahttp://lattes.cnpq.br/8297241559743172Almeida, Fernanda Andradehttp://lattes.cnpq.br/9472938714594842Gaspar, Renata Alvareshttp://lattes.cnpq.br/3484313065119471Silva, Thayná Rosário Lima da2024-01-30T14:32:11Z2024-01-30T14:32:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Thayná Rosário Lima da. Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32107CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-30T14:32:16Zoai:app.uff.br:1/32107Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-30T14:32:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências |
title |
Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências |
spellingShingle |
Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências Silva, Thayná Rosário Lima da Direitos humanos Educação em direitos humanos Extensão universitária Teoria crítica de direitos humanos Herrera Flores Boaventura de Sousa Santos Direitos humanos Human rights Human rights education University extension Critical theory of human rights |
title_short |
Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências |
title_full |
Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências |
title_fullStr |
Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências |
title_full_unstemmed |
Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências |
title_sort |
Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências |
author |
Silva, Thayná Rosário Lima da |
author_facet |
Silva, Thayná Rosário Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leidens, Letícia Virginia http://lattes.cnpq.br/8297241559743172 Almeida, Fernanda Andrade http://lattes.cnpq.br/9472938714594842 Gaspar, Renata Alvares http://lattes.cnpq.br/3484313065119471 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thayná Rosário Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos humanos Educação em direitos humanos Extensão universitária Teoria crítica de direitos humanos Herrera Flores Boaventura de Sousa Santos Direitos humanos Human rights Human rights education University extension Critical theory of human rights |
topic |
Direitos humanos Educação em direitos humanos Extensão universitária Teoria crítica de direitos humanos Herrera Flores Boaventura de Sousa Santos Direitos humanos Human rights Human rights education University extension Critical theory of human rights |
description |
A concepção que prepondera sobre os direitos humanos no campo social, muitas vezes está associada ao domínio de concepções e teorias tradicionais que reverberam o universalismo e seus efeitos para as práticas dos sujeitos sociais. Em contrapartida, a teoria crítica dos direitos humanos, muito contribui para novas narrativas inclusivas e emancipatórias em cenários de inefetividade de direitos humanos. O presente trabalho propõe analisar algumas discussões dos autores Herrera Flores e Boaventura de Sousa Santos, buscando visualizar os Direitos Humanos através de uma epistemologia inclusiva e crítica, para então explorar a temática educação em Direitos Humanos. Com isso, busca-se contextualizar estudo aplicado no projeto de extensão “Desenvolvendo Cultura de Direitos Humanos na infância e na adolescência”, a partir da narrativa extensionista como integrante do projeto. Trata-se de uma pesquisa que tem por base o método de abordagem dedutivo, a partir do estudo dos marcos teóricos e obras delimitadas, perpassando pela aplicação qualitativa-experimental no projeto de extensão |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-30T14:32:11Z 2024-01-30T14:32:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Thayná Rosário Lima da. Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32107 |
identifier_str_mv |
SILVA, Thayná Rosário Lima da. Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838674732187648 |