Estratégias de polidez e mal-entendidos no fórum de notícias de um ava

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Jamille Antas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9750
Resumo: Mishra e Juwah (2006) apontam vários estudos que conPragmáticaluem que a interação é o elemento-chave no aprendizado, na retenção e nas percepções gerais do aluno em relação à eficácia da Educação a Distância. Propomo-nos a analisar as interações que ocorrem nesta modalidade de ensino tratando-as sob um viés linguístico. Amparamo- nos na Análise da Conversa Etnometodológica, na Sociolinguística Interacional e na Pragmática para buscar como a (im)polidez e os mal-entendidos ocorrem e se são partilhados entre alunos e professores-tutores os esquemas de conhecimento, enquadres interativos, os footings, as pistas de contextualização e a compreensão do contexto. Selecionamos, como corpus, as interações realizadas entre professores-tutores e alunos num curso de EaD, oferecido por uma instituição pública de ensino, em 2011, aos servidores e alunos da instituição. Os objetivos traçados para este trabalho são: (a) observar como ocorrem as trocas de turnos e como os alunos e os professores-tutores identificam os enquadres, os footings, as pistas de contextualização e o contexto; (b) analisar como os interactantes se valem das estratégias de polidez e preservação de faces nas interações e nas implicaturas conversacionais; (c) verificar como se manifestam a impolidez e os mal-entendidos. Dos resultados observados, percebemos a necessidade de os interactantes estarem presentes integralmente nas salas de aula virtuais, agindo de forma colaborativa e reconhecendo peculiaridades deste tipo de interação
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