Narrativa, experiência e formação: os sentidos, discursos e disputas na construção curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, João Augusto Galvão Rosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22918
Resumo: O estudo mobiliza questões pela dimensão da experiência, formação e compreensão sobre a (re) construção da Política Curricular na Rede Municipal de Duque de Caxias frente à Reestruturação Curricular (2019-2020) entre discursos, sentidos, narrativas e disputas nos espaços e tempos de sua formulação no processo de auto formação do narrador na Reestruturação Curricular. Tal pesquisa, configura-se como qualitativa, fundamentada e inspirada na pesquisaformação. Os caminhos teóricos-metodológicos foram fundamentados pela perspectiva do Narrador em Walter Benjamin, tensionado a experiência e o ato de narrar. Utilizamos o diário no campo da Rede Municipal de Duque de Caxias, pensando a palavra do autor pela ciência-saber, a historicidade do sujeito e sua organização na busca das compreensões vividas pelo pesquisadornarrador sobre o processo auto formativo que viveu. Pistas foram lançadas, pois a experiência no ato de narrar reverberou, sendo deslocada para a perspectiva das aprendizagens, tensões, dilemas e pela compreensão das disputas, sentidos, discursos nessa arena curricular na Rede Municipal de Duque de Caxias e da possível ausência da especificidade do componente curricular Educação Física em função do contexto pandêmico e não avanço das discussões. Por fim, o contexto de influência e produção do texto curricular sinalizaram em um primeiro momento dimensões do campo macro e micro político, disparadas pelos discursos sobre a BNCC como o start do processo de Reestruturação Curricular e a relação com marcos legais da Educação Brasileira. As disputas foram compreendidas pelos espaços de fala e escuta na seleção do conhecimento, da validade ou não de conhecimentos/saberes, continuidades e rupturas do processo durante a Pandemia do Sars- Covid-19, as mudanças no calendário, metodologias de trabalho ecoaram pela arena curricular caxiense. Os sentidos de brechas, fragmentações, tempos curriculares, Matriz Curricular, relação currículo e formação ganharam potência pelos discursos que denotam uma concepção de mundo pelas teorias críticas e pós-críticas que foram incorporadas na Política Curricular introdutória da Rede, bem como, os vestígios nas concepções do campo da Educação Física pelos professores, as disputas pelo objeto de estudo, o entendimento do que é a Educação Física e as tensões entre a dualidade da presença e possível ausência da especificidade na disciplina escolar
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Utilizamos o diário no campo da Rede Municipal de Duque de Caxias, pensando a palavra do autor pela ciência-saber, a historicidade do sujeito e sua organização na busca das compreensões vividas pelo pesquisadornarrador sobre o processo auto formativo que viveu. Pistas foram lançadas, pois a experiência no ato de narrar reverberou, sendo deslocada para a perspectiva das aprendizagens, tensões, dilemas e pela compreensão das disputas, sentidos, discursos nessa arena curricular na Rede Municipal de Duque de Caxias e da possível ausência da especificidade do componente curricular Educação Física em função do contexto pandêmico e não avanço das discussões. Por fim, o contexto de influência e produção do texto curricular sinalizaram em um primeiro momento dimensões do campo macro e micro político, disparadas pelos discursos sobre a BNCC como o start do processo de Reestruturação Curricular e a relação com marcos legais da Educação Brasileira. As disputas foram compreendidas pelos espaços de fala e escuta na seleção do conhecimento, da validade ou não de conhecimentos/saberes, continuidades e rupturas do processo durante a Pandemia do Sars- Covid-19, as mudanças no calendário, metodologias de trabalho ecoaram pela arena curricular caxiense. Os sentidos de brechas, fragmentações, tempos curriculares, Matriz Curricular, relação currículo e formação ganharam potência pelos discursos que denotam uma concepção de mundo pelas teorias críticas e pós-críticas que foram incorporadas na Política Curricular introdutória da Rede, bem como, os vestígios nas concepções do campo da Educação Física pelos professores, as disputas pelo objeto de estudo, o entendimento do que é a Educação Física e as tensões entre a dualidade da presença e possível ausência da especificidade na disciplina escolarThe study mobilizes questions by the dimension of experience, training and understanding about the (re) construction of the Curricular Policy in the Municipal Network of Duque de Caxias in view of the Curricular Restructuring (2019-2020) between discourses, meanings, narratives and disputes in the spaces and times of its formulation in the narrator's self-training process in curriculum restructuring. Such research is configured as qualitative, grounded and inspired by research formation. The theoretical- methodological paths were based on the perspective of the Narrator in Walter Benjamin, tensioned the experience and the act of narrating. We used the diary in the field of the Municipal Network of Duque de Caxias, thinking the author's word for science-knowledge, the subject's historicity and his organization in the search for understandings experienced by the narrator-researcher about the self- formative process he lived. Clues were launched, as the experience in the act of narrating reverberated, being shifted to the perspective of learning, tensions, dilemmas and the understanding of disputes, meanings, speeches in this curricular arena in the Municipal Network of Duque de Caxias and the possible absence of specificity of the curricular component Physical Education according to the pandemic context and not advancing the discussions. Finally, the context of influence and production of the curricular text initially signaled dimensions of the macro and micro political field, triggered by the speeches about BNCC as the start of the Curricular Restructuring process and the relationship with legal frameworks of Brazilian Education. The disputes were understood by the spaces of speech and listening in the selection of knowledge, the validity or not of knowledge / knowledge, continuities and ruptures of the process during the Sars-Covid-19 Pandemic, the changes in the calendar, work methodologies echoed through the arena caxiense curriculum. The meanings of gaps, fragmentations, curricular times, Curriculum Matrix, curriculum relationship and training gained power through the speeches that denote a conception of the world by the critical and post-critical theories that were incorporated into the Network's introductory Curricular Policy, as well as the traces in the conceptions of the field of Physical Education by teachers, disputes over the object of study, the understanding of what Physical Education is and the tensions between the duality of presence and the possible absence of specificity in school discipline303 fTerra, Dinah VasconcellosSelles, Sandra Lúcia EscovedoAlmeida Júnior, Admir Soares deSouza, Inês Ferreira Bragança deCosta, João Augusto Galvão Rosa2021-08-12T13:57:28Z2021-08-12T13:57:28Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22918COSTA, João Augusto Galvão Rosa. 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