Alfabetização científica: uma proposta para a exploração do tema sombra na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ridel Jorge
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4904
Resumo: A Educação Infantil (EI) é o estágio em que as crianças estão atentas a tudo ao que acontece em sua volta e com isso, surgem, de forma natural, perguntas sobre como as coisas funcionam ou porque acontecem. A presente monografia parte do questionamento sobre a possibilidade de se ensinar Ciências para crianças na EI. Diante disso o trabalho tem por objetivo contribuir para a ampliação do debate sobre o ensino de Ciências na EI, por meio da coleta e sistematização de dados decorrentes do uso de uma sequência didática junto a crianças da EI. Para tanto, buscamos argumentos que justificassem essa prática e aliamos a isso o conceito de Alfabetização Científica, que incentiva o uso das informações produzidas cientificamente e o uso crítico delas. Visto que priorizamos o fato do ser humano apresentar-se como ser social e se desenvolver a partir da interação com outras pessoas e com o ambiente no qual está inserido, buscamos embasar a pesquisa nas ideias de Vygotski. Além da análise teórica, propomos uma sequência didática envolvendo o trabalho com sombras aplicada numa turma de Maternal 2, a fim de evidenciar possibilidades para o ensino de Ciências a crianças de 3 e 4 anos. Os resultados qualitativos demonstraram que a EI é de fato um cenário favorável para o desenvolvimento de práticas que visem o Ensino de Ciências
id UFF-2_03fd41346963c745ebab897c031b8f70
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4904
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Alfabetização científica: uma proposta para a exploração do tema sombra na educação infantilEducação infantilFormação de sombrasDidática das ciênciasEducação infantilSombraDidáticaÉcole maternelleFormation des ombresDidactique des sciencesA Educação Infantil (EI) é o estágio em que as crianças estão atentas a tudo ao que acontece em sua volta e com isso, surgem, de forma natural, perguntas sobre como as coisas funcionam ou porque acontecem. A presente monografia parte do questionamento sobre a possibilidade de se ensinar Ciências para crianças na EI. Diante disso o trabalho tem por objetivo contribuir para a ampliação do debate sobre o ensino de Ciências na EI, por meio da coleta e sistematização de dados decorrentes do uso de uma sequência didática junto a crianças da EI. Para tanto, buscamos argumentos que justificassem essa prática e aliamos a isso o conceito de Alfabetização Científica, que incentiva o uso das informações produzidas cientificamente e o uso crítico delas. Visto que priorizamos o fato do ser humano apresentar-se como ser social e se desenvolver a partir da interação com outras pessoas e com o ambiente no qual está inserido, buscamos embasar a pesquisa nas ideias de Vygotski. Além da análise teórica, propomos uma sequência didática envolvendo o trabalho com sombras aplicada numa turma de Maternal 2, a fim de evidenciar possibilidades para o ensino de Ciências a crianças de 3 e 4 anos. Os resultados qualitativos demonstraram que a EI é de fato um cenário favorável para o desenvolvimento de práticas que visem o Ensino de CiênciasL' Éducation Préscolaire est le stade dans lequel les enfants sont au courant de tout ce qui se passe autour d’elles et comme ça, des questions se posent naturellement sur la façon dont lês choses fonctionnent ou parcequ'ils se produisent. Cette monographie départ de la question sur la possibilité d'enseigner les Sciences aux enfants à la Maternelle. Ainsi, l'étude vise à contribuer au débat plus large sur l'enseignement des Sciences à la Maternelle, par la collecte et la systématisation des données provenant de l'utilisation d'une séquence didactique avec les enfants de la Maternelle. Par conséquent, nous cherchons des arguments pour justifier cette pratique et nous ajoutons à ce concept ce de l'Alphabétisation Scientifique, qui encourage l'utilisation de l'information produite scientifiquement et leurs utilisation critique. Depuis la priorité au fait que l'être humain se presente comme un être social et se développe à partir de l'interaction avec d’autres personnes et l'environnement dans lequel il est inséré, nous cherchons à fonder la recherche sur les idées de Vygotski. Outre l'analyse théorique, nous proposons une séquence didactique impliquant um travail avec des ombres appliquées à une classe de Maternelle 2, afin de démontrer les possibilités de l'enseignement des Sciences aux enfants âgés de 3 et 4 ans. Les résultats qualitatifs ont montré que l'Éducation de la petite enfance est en effet un scénario favorable pour le développement de pratiques visant à l'enseignement des SciencesAlmeida, Lucia da Cruz deOliveira, Luiza Rodrigues deCosta, IsaCampos, Ridel Jorge2017-10-20T19:58:50Z2017-10-20T19:58:50Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4904http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-13T17:37:24Zoai:app.uff.br:1/4904Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-13T17:37:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica: uma proposta para a exploração do tema sombra na educação infantil
title Alfabetização científica: uma proposta para a exploração do tema sombra na educação infantil
spellingShingle Alfabetização científica: uma proposta para a exploração do tema sombra na educação infantil
Campos, Ridel Jorge
Educação infantil
Formação de sombras
Didática das ciências
Educação infantil
Sombra
Didática
École maternelle
Formation des ombres
Didactique des sciences
title_short Alfabetização científica: uma proposta para a exploração do tema sombra na educação infantil
title_full Alfabetização científica: uma proposta para a exploração do tema sombra na educação infantil
title_fullStr Alfabetização científica: uma proposta para a exploração do tema sombra na educação infantil
title_full_unstemmed Alfabetização científica: uma proposta para a exploração do tema sombra na educação infantil
title_sort Alfabetização científica: uma proposta para a exploração do tema sombra na educação infantil
author Campos, Ridel Jorge
author_facet Campos, Ridel Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lucia da Cruz de
Oliveira, Luiza Rodrigues de
Costa, Isa
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ridel Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação de sombras
Didática das ciências
Educação infantil
Sombra
Didática
École maternelle
Formation des ombres
Didactique des sciences
topic Educação infantil
Formação de sombras
Didática das ciências
Educação infantil
Sombra
Didática
École maternelle
Formation des ombres
Didactique des sciences
description A Educação Infantil (EI) é o estágio em que as crianças estão atentas a tudo ao que acontece em sua volta e com isso, surgem, de forma natural, perguntas sobre como as coisas funcionam ou porque acontecem. A presente monografia parte do questionamento sobre a possibilidade de se ensinar Ciências para crianças na EI. Diante disso o trabalho tem por objetivo contribuir para a ampliação do debate sobre o ensino de Ciências na EI, por meio da coleta e sistematização de dados decorrentes do uso de uma sequência didática junto a crianças da EI. Para tanto, buscamos argumentos que justificassem essa prática e aliamos a isso o conceito de Alfabetização Científica, que incentiva o uso das informações produzidas cientificamente e o uso crítico delas. Visto que priorizamos o fato do ser humano apresentar-se como ser social e se desenvolver a partir da interação com outras pessoas e com o ambiente no qual está inserido, buscamos embasar a pesquisa nas ideias de Vygotski. Além da análise teórica, propomos uma sequência didática envolvendo o trabalho com sombras aplicada numa turma de Maternal 2, a fim de evidenciar possibilidades para o ensino de Ciências a crianças de 3 e 4 anos. Os resultados qualitativos demonstraram que a EI é de fato um cenário favorável para o desenvolvimento de práticas que visem o Ensino de Ciências
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-20T19:58:50Z
2017-10-20T19:58:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4904
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053645097861120