Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25751 |
Resumo: | Esta monografia visa o processo de ensino-aprendizagem da química através do tema-gerador: limpeza de prata, instrumento que irá viabilizar a construção de conhecimentos por meio de assuntos do dia a dia. Em forma de proposta didática, este trabalho sugere o ensino de reações de oxirredução através dos três momentos pedagógicos, sequência didática que permite o processo de aprendizagem através da problematização, organização e aplicação do conhecimento. Ao analisar o tema gerador proposto, almeja-se realizar a interlocução entre o saber científico e o saber cotidiano, evidenciando a importância da química para a humanidade. Esse documento é orientador para professores da área e não houve aplicação devido a pandemia da Covid-19 que impossibilitou as observações junto aos alunos do ensino médio |
id |
UFF-2_04041d2bc50c15d0e1e307bd2ec2b4fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25751 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redoxQuímica do cotidianoProposta didáticaTrês momentos pedagógicosOxirredução de metaisEnsino de químicaEnsino médioEnsino-aprendizagemOxidaçãoEveryday chemistryDidactic proposalThree pedagogical momentsMetals redoxEsta monografia visa o processo de ensino-aprendizagem da química através do tema-gerador: limpeza de prata, instrumento que irá viabilizar a construção de conhecimentos por meio de assuntos do dia a dia. Em forma de proposta didática, este trabalho sugere o ensino de reações de oxirredução através dos três momentos pedagógicos, sequência didática que permite o processo de aprendizagem através da problematização, organização e aplicação do conhecimento. Ao analisar o tema gerador proposto, almeja-se realizar a interlocução entre o saber científico e o saber cotidiano, evidenciando a importância da química para a humanidade. Esse documento é orientador para professores da área e não houve aplicação devido a pandemia da Covid-19 que impossibilitou as observações junto aos alunos do ensino médioThis monograph aims at the teaching-learning process of chemistry through the theme generator: cleaning silver, an instrument that will enable the construction of knowledge through everyday matters. In the form of a didactic proposal, this work suggests the teaching of oxidation-reduction reactions through the Three Pedagogical Moments, a didactic sequence that allows the learning process through the questioning, organization and application of knowledge. By analyzing the proposed generator theme, the aim is to establish a dialogue between scientific knowledge and everyday knowledge, highlighting the importance of chemistry for humanity. This document is a guide for teachers in the area and there was no application due to the Covid-19 pandemic, which made observations with high school students impossible63 p.Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632Amado, Beatriz Crittellihttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437Barbosa, Elisabete dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1513568741029064http://lattes.cnpq.br/6435604938068879Oliveira, Kelli Cristini Crepin de2022-07-19T18:52:44Z2022-07-19T18:52:44Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Kelli Cristini Crepin de. Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em Licenciatura em Química) Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25751CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T17:46:43Zoai:app.uff.br:1/25751Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:38.956042Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox |
title |
Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox |
spellingShingle |
Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox Oliveira, Kelli Cristini Crepin de Química do cotidiano Proposta didática Três momentos pedagógicos Oxirredução de metais Ensino de química Ensino médio Ensino-aprendizagem Oxidação Everyday chemistry Didactic proposal Three pedagogical moments Metals redox |
title_short |
Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox |
title_full |
Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox |
title_fullStr |
Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox |
title_full_unstemmed |
Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox |
title_sort |
Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox |
author |
Oliveira, Kelli Cristini Crepin de |
author_facet |
Oliveira, Kelli Cristini Crepin de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Andréa Aparecida Ribeiro http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 Amado, Beatriz Crittelli http://lattes.cnpq.br/7339478176562437 Barbosa, Elisabete dos Santos http://lattes.cnpq.br/1513568741029064 http://lattes.cnpq.br/6435604938068879 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Kelli Cristini Crepin de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química do cotidiano Proposta didática Três momentos pedagógicos Oxirredução de metais Ensino de química Ensino médio Ensino-aprendizagem Oxidação Everyday chemistry Didactic proposal Three pedagogical moments Metals redox |
topic |
Química do cotidiano Proposta didática Três momentos pedagógicos Oxirredução de metais Ensino de química Ensino médio Ensino-aprendizagem Oxidação Everyday chemistry Didactic proposal Three pedagogical moments Metals redox |
description |
Esta monografia visa o processo de ensino-aprendizagem da química através do tema-gerador: limpeza de prata, instrumento que irá viabilizar a construção de conhecimentos por meio de assuntos do dia a dia. Em forma de proposta didática, este trabalho sugere o ensino de reações de oxirredução através dos três momentos pedagógicos, sequência didática que permite o processo de aprendizagem através da problematização, organização e aplicação do conhecimento. Ao analisar o tema gerador proposto, almeja-se realizar a interlocução entre o saber científico e o saber cotidiano, evidenciando a importância da química para a humanidade. Esse documento é orientador para professores da área e não houve aplicação devido a pandemia da Covid-19 que impossibilitou as observações junto aos alunos do ensino médio |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-07-19T18:52:44Z 2022-07-19T18:52:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Kelli Cristini Crepin de. Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em Licenciatura em Química) Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25751 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Kelli Cristini Crepin de. Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em Licenciatura em Química) Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823629453754368 |