Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kelli Cristini Crepin de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25751
Resumo: Esta monografia visa o processo de ensino-aprendizagem da química através do tema-gerador: limpeza de prata, instrumento que irá viabilizar a construção de conhecimentos por meio de assuntos do dia a dia. Em forma de proposta didática, este trabalho sugere o ensino de reações de oxirredução através dos três momentos pedagógicos, sequência didática que permite o processo de aprendizagem através da problematização, organização e aplicação do conhecimento. Ao analisar o tema gerador proposto, almeja-se realizar a interlocução entre o saber científico e o saber cotidiano, evidenciando a importância da química para a humanidade. Esse documento é orientador para professores da área e não houve aplicação devido a pandemia da Covid-19 que impossibilitou as observações junto aos alunos do ensino médio
id UFF-2_04041d2bc50c15d0e1e307bd2ec2b4fb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25751
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redoxQuímica do cotidianoProposta didáticaTrês momentos pedagógicosOxirredução de metaisEnsino de químicaEnsino médioEnsino-aprendizagemOxidaçãoEveryday chemistryDidactic proposalThree pedagogical momentsMetals redoxEsta monografia visa o processo de ensino-aprendizagem da química através do tema-gerador: limpeza de prata, instrumento que irá viabilizar a construção de conhecimentos por meio de assuntos do dia a dia. Em forma de proposta didática, este trabalho sugere o ensino de reações de oxirredução através dos três momentos pedagógicos, sequência didática que permite o processo de aprendizagem através da problematização, organização e aplicação do conhecimento. Ao analisar o tema gerador proposto, almeja-se realizar a interlocução entre o saber científico e o saber cotidiano, evidenciando a importância da química para a humanidade. Esse documento é orientador para professores da área e não houve aplicação devido a pandemia da Covid-19 que impossibilitou as observações junto aos alunos do ensino médioThis monograph aims at the teaching-learning process of chemistry through the theme generator: cleaning silver, an instrument that will enable the construction of knowledge through everyday matters. In the form of a didactic proposal, this work suggests the teaching of oxidation-reduction reactions through the Three Pedagogical Moments, a didactic sequence that allows the learning process through the questioning, organization and application of knowledge. By analyzing the proposed generator theme, the aim is to establish a dialogue between scientific knowledge and everyday knowledge, highlighting the importance of chemistry for humanity. This document is a guide for teachers in the area and there was no application due to the Covid-19 pandemic, which made observations with high school students impossible63 p.Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632Amado, Beatriz Crittellihttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437Barbosa, Elisabete dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1513568741029064http://lattes.cnpq.br/6435604938068879Oliveira, Kelli Cristini Crepin de2022-07-19T18:52:44Z2022-07-19T18:52:44Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Kelli Cristini Crepin de. Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em Licenciatura em Química) Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25751CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T17:46:43Zoai:app.uff.br:1/25751Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:38.956042Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox
title Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox
spellingShingle Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox
Oliveira, Kelli Cristini Crepin de
Química do cotidiano
Proposta didática
Três momentos pedagógicos
Oxirredução de metais
Ensino de química
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Oxidação
Everyday chemistry
Didactic proposal
Three pedagogical moments
Metals redox
title_short Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox
title_full Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox
title_fullStr Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox
title_full_unstemmed Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox
title_sort Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox
author Oliveira, Kelli Cristini Crepin de
author_facet Oliveira, Kelli Cristini Crepin de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/5969031244402632
Amado, Beatriz Crittelli
http://lattes.cnpq.br/7339478176562437
Barbosa, Elisabete dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1513568741029064
http://lattes.cnpq.br/6435604938068879
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kelli Cristini Crepin de
dc.subject.por.fl_str_mv Química do cotidiano
Proposta didática
Três momentos pedagógicos
Oxirredução de metais
Ensino de química
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Oxidação
Everyday chemistry
Didactic proposal
Three pedagogical moments
Metals redox
topic Química do cotidiano
Proposta didática
Três momentos pedagógicos
Oxirredução de metais
Ensino de química
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Oxidação
Everyday chemistry
Didactic proposal
Three pedagogical moments
Metals redox
description Esta monografia visa o processo de ensino-aprendizagem da química através do tema-gerador: limpeza de prata, instrumento que irá viabilizar a construção de conhecimentos por meio de assuntos do dia a dia. Em forma de proposta didática, este trabalho sugere o ensino de reações de oxirredução através dos três momentos pedagógicos, sequência didática que permite o processo de aprendizagem através da problematização, organização e aplicação do conhecimento. Ao analisar o tema gerador proposto, almeja-se realizar a interlocução entre o saber científico e o saber cotidiano, evidenciando a importância da química para a humanidade. Esse documento é orientador para professores da área e não houve aplicação devido a pandemia da Covid-19 que impossibilitou as observações junto aos alunos do ensino médio
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-19T18:52:44Z
2022-07-19T18:52:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Kelli Cristini Crepin de. Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em Licenciatura em Química) Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25751
identifier_str_mv OLIVEIRA, Kelli Cristini Crepin de. Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em Licenciatura em Química) Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823629453754368