Uma experiência memorável: que sentem e pensam consumidores brasileiros de cruzeiros marítimos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pandino, Luciana Barbosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1351
Resumo: A cada ano cresce o número de consumidores brasileiros que se sentem atraídos a realizar uma viagem num cruzeiro marítimo. O objetivo principal deste estudo é analisar o perfil dos consumidores brasileiros de cruzeiros marítimos na costa brasileira e apresentar o que essa experiência pode proporcionar a eles e qual é o seu grau de satisfação e recomendação desse tipo de viagem. Para entender melhor a sua história, realizou-se um panorama da evolução mundial dos cruzeiros em paralelo ao avanço da tecnologia no contexto dos transportes e do turismo. Igualmente foi exposta a situação do mercado nacional e internacional de cruzeiros no contexto da economia da experiência. A metodologia de pesquisa aplicada consiste em um questionário estruturado, distribuído via internet que viabilizou conhecer e avaliar as sensações de um grupo de consumidores brasileiros e o seu grau de satisfação referente à sua experiência num cruzeiro. Os resultados obtidos sugerem que os cruzeiros possuem um alto nível de satisfação e fidelização, pois alcança várias pessoas devido à facilitação da sua compra e do grande número de pessoas que recomendam essa experiência. Assim, o mercado brasileiro vem ganhando importância mundial e merece ações dos profissionais do ramo que possibilitem o desenvolvimento do setor de cruzeiros e do turismo brasileiro de forma consciente e sustentável
id UFF-2_045ad9eafdadfc5f91e0e00353e831ed
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1351
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma experiência memorável: que sentem e pensam consumidores brasileiros de cruzeiros marítimosTurismoCruzeiros marítimosExperiênciaConsumidores brasileirosTurismoMemóriasNavioBrasilTourismSea cruisesExperienceBrazilian consumersA cada ano cresce o número de consumidores brasileiros que se sentem atraídos a realizar uma viagem num cruzeiro marítimo. O objetivo principal deste estudo é analisar o perfil dos consumidores brasileiros de cruzeiros marítimos na costa brasileira e apresentar o que essa experiência pode proporcionar a eles e qual é o seu grau de satisfação e recomendação desse tipo de viagem. Para entender melhor a sua história, realizou-se um panorama da evolução mundial dos cruzeiros em paralelo ao avanço da tecnologia no contexto dos transportes e do turismo. Igualmente foi exposta a situação do mercado nacional e internacional de cruzeiros no contexto da economia da experiência. A metodologia de pesquisa aplicada consiste em um questionário estruturado, distribuído via internet que viabilizou conhecer e avaliar as sensações de um grupo de consumidores brasileiros e o seu grau de satisfação referente à sua experiência num cruzeiro. Os resultados obtidos sugerem que os cruzeiros possuem um alto nível de satisfação e fidelização, pois alcança várias pessoas devido à facilitação da sua compra e do grande número de pessoas que recomendam essa experiência. Assim, o mercado brasileiro vem ganhando importância mundial e merece ações dos profissionais do ramo que possibilitem o desenvolvimento do setor de cruzeiros e do turismo brasileiro de forma consciente e sustentávelEach year a growing number of Brazilian consumers are attracted to conduct a trip on a cruise. The main objective of this study is to analyze the profile of Brazilian consumers cruise along the Brazilian coast and presenting what this experience can provide to them and what is their level of satisfaction and recommendation of this kind of trip. To better understand its history, there was an overview of developments in the world of cruising parallel to the advancement of technology in the context of transport and tourism. Also exposed was the situation of the domestic and international cruises in the context of the experience economy. The research methodology applied consists of a structured questionnaire, distributed via internet enabler know and evaluate the feelings of a group of Brazilian consumers and their degree of satisfaction regarding your experience on a cruise. The results suggest that cruises have a higher level of satisfaction and loyalty because it reaches many people due to its facilitation of the purchase and the large number of people who recommend this experience. So the market is gaining worldwide importance and deserves actions of industry professionals to enable the development of the cruise industry and tourism Brazilian consciously and sustainablyMayer, Verônica FederSousa, Adonai Teles de Siqueira eEdra, Fátima Priscila MorelaPandino, Luciana Barbosa2016-01-05T15:13:44Z2016-01-05T15:13:44Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1351CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-06T18:16:02Zoai:app.uff.br:1/1351Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-06T18:16:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência memorável: que sentem e pensam consumidores brasileiros de cruzeiros marítimos
title Uma experiência memorável: que sentem e pensam consumidores brasileiros de cruzeiros marítimos
spellingShingle Uma experiência memorável: que sentem e pensam consumidores brasileiros de cruzeiros marítimos
Pandino, Luciana Barbosa
Turismo
Cruzeiros marítimos
Experiência
Consumidores brasileiros
Turismo
Memórias
Navio
Brasil
Tourism
Sea cruises
Experience
Brazilian consumers
title_short Uma experiência memorável: que sentem e pensam consumidores brasileiros de cruzeiros marítimos
title_full Uma experiência memorável: que sentem e pensam consumidores brasileiros de cruzeiros marítimos
title_fullStr Uma experiência memorável: que sentem e pensam consumidores brasileiros de cruzeiros marítimos
title_full_unstemmed Uma experiência memorável: que sentem e pensam consumidores brasileiros de cruzeiros marítimos
title_sort Uma experiência memorável: que sentem e pensam consumidores brasileiros de cruzeiros marítimos
author Pandino, Luciana Barbosa
author_facet Pandino, Luciana Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Sousa, Adonai Teles de Siqueira e
Edra, Fátima Priscila Morela
dc.contributor.author.fl_str_mv Pandino, Luciana Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Cruzeiros marítimos
Experiência
Consumidores brasileiros
Turismo
Memórias
Navio
Brasil
Tourism
Sea cruises
Experience
Brazilian consumers
topic Turismo
Cruzeiros marítimos
Experiência
Consumidores brasileiros
Turismo
Memórias
Navio
Brasil
Tourism
Sea cruises
Experience
Brazilian consumers
description A cada ano cresce o número de consumidores brasileiros que se sentem atraídos a realizar uma viagem num cruzeiro marítimo. O objetivo principal deste estudo é analisar o perfil dos consumidores brasileiros de cruzeiros marítimos na costa brasileira e apresentar o que essa experiência pode proporcionar a eles e qual é o seu grau de satisfação e recomendação desse tipo de viagem. Para entender melhor a sua história, realizou-se um panorama da evolução mundial dos cruzeiros em paralelo ao avanço da tecnologia no contexto dos transportes e do turismo. Igualmente foi exposta a situação do mercado nacional e internacional de cruzeiros no contexto da economia da experiência. A metodologia de pesquisa aplicada consiste em um questionário estruturado, distribuído via internet que viabilizou conhecer e avaliar as sensações de um grupo de consumidores brasileiros e o seu grau de satisfação referente à sua experiência num cruzeiro. Os resultados obtidos sugerem que os cruzeiros possuem um alto nível de satisfação e fidelização, pois alcança várias pessoas devido à facilitação da sua compra e do grande número de pessoas que recomendam essa experiência. Assim, o mercado brasileiro vem ganhando importância mundial e merece ações dos profissionais do ramo que possibilitem o desenvolvimento do setor de cruzeiros e do turismo brasileiro de forma consciente e sustentável
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-01-05T15:13:44Z
2016-01-05T15:13:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1351
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135422906662912