Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dalte da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11741
Resumo: A sociedade atual se encontra em constante progresso científico e tecnológico, graças aos avanços proporcionados por pesquisas realizadas nas áreas de ciências. Essas tecnologias estão cada vez mais difundidas na sociedade com o uso de telefones celulares, notebooks, microcomputadores, etc. Diversos estudos na área de educação apontam para a necessidade de inserção dessas novas tecnologias como ferramentas didáticas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras, com o objetivo de tornar o ensino contextualizado com as mudanças culturais decorrentes das transformações observadas no mundo contemporâneo. Entretanto, a maioria das escolas ainda faz pouco uso dessas tecnologias como recurso didático. Com o olhar voltado para a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize a participação ativa do aluno nas diversas etapas de construção do seu próprio conhecimento, propomos neste trabalho a inserção dessas ferramentas, através do uso de simulações computacionais (applets), particularmente para o ensino do conceito de Energia em Física. Com esse objetivo, elaboramos uma seleção de simulações por temas, de modo que o conceito de energia possa ser abordado de forma mais ampla. Além disso, analisamos o processo histórico de evolução desse conceito, bem como sua centralidade nas ciências físicas, justificando sua escolha como tema deste trabalho. Apresentamos, ainda, uma lista de sugestões de atividades que podem ser aplicadas pelo professor em sala de aula, fazendo uso dessas simulações. Por fim, relatamos os resultados obtidos durante a aplicação de uma dessas atividades para alunos de uma escola da rede particular de ensino, bem como a análise desses resultados
id UFF-2_05e3428aaf803a7dbb1eb8e9299a04bc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11741
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médioEnsino de físicaEnergiaSimulações computacionaisConstrução do conhecimentoEnergia (Física)Física (Ensino médio)Ensino de físicaSimulação por computadorConstrutivismo (Educação)Teaching physicsEnergyComputer simulationsConstruction of knowledgeA sociedade atual se encontra em constante progresso científico e tecnológico, graças aos avanços proporcionados por pesquisas realizadas nas áreas de ciências. Essas tecnologias estão cada vez mais difundidas na sociedade com o uso de telefones celulares, notebooks, microcomputadores, etc. Diversos estudos na área de educação apontam para a necessidade de inserção dessas novas tecnologias como ferramentas didáticas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras, com o objetivo de tornar o ensino contextualizado com as mudanças culturais decorrentes das transformações observadas no mundo contemporâneo. Entretanto, a maioria das escolas ainda faz pouco uso dessas tecnologias como recurso didático. Com o olhar voltado para a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize a participação ativa do aluno nas diversas etapas de construção do seu próprio conhecimento, propomos neste trabalho a inserção dessas ferramentas, através do uso de simulações computacionais (applets), particularmente para o ensino do conceito de Energia em Física. Com esse objetivo, elaboramos uma seleção de simulações por temas, de modo que o conceito de energia possa ser abordado de forma mais ampla. Além disso, analisamos o processo histórico de evolução desse conceito, bem como sua centralidade nas ciências físicas, justificando sua escolha como tema deste trabalho. Apresentamos, ainda, uma lista de sugestões de atividades que podem ser aplicadas pelo professor em sala de aula, fazendo uso dessas simulações. Por fim, relatamos os resultados obtidos durante a aplicação de uma dessas atividades para alunos de uma escola da rede particular de ensino, bem como a análise desses resultadosToday's society is in constant scientific and technological progress, owing to advances provided by research conducted in the sciences. These technologies are increasingly widespread in society with the use of cellular telephones, notebooks, computers, etc. Several studies in education point to the need for inclusion of these new technologies as teaching tools in the teaching-learning process in Brazilian schools, with the goal of making education contextualized with the cultural changes resulting from transformations observed in the contemporary world. However, most schools still makes little use of these technologies as a didactic resource. In facing the need for a pedagogic reformulation that prioritizes active student participation in the various stages of building their own knowledge, we propose in this paper the insertion of these tools, through the use of computer simulations (applets), in particular for teaching the concept of energy in physics. With this goal, we developed a selection of these simulations by subject, so that the physical concept of energy can be addressed more broadly. Furthermore, we analyze the historical process of evolution of this concept as well as its centrality in the physical sciences, justifying its choice as the theme of this work. We also present a list of suggested activities that can be applied by the teacher in the classroom, using these simulations. Finally, we report the results obtained during the application of these activities for students of a private school, as well as the analysis of these resultsBruno, RuthAlmeida, Lucia da Cruz deVenezuela, Pedro Paulo de MelloSantos, Dalte da Silva2019-10-21T19:14:12Z2019-10-21T19:14:12Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Dalte da Silva. Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11741openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-27T18:16:52Zoai:app.uff.br:1/11741Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-27T18:16:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio
title Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio
spellingShingle Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio
Santos, Dalte da Silva
Ensino de física
Energia
Simulações computacionais
Construção do conhecimento
Energia (Física)
Física (Ensino médio)
Ensino de física
Simulação por computador
Construtivismo (Educação)
Teaching physics
Energy
Computer simulations
Construction of knowledge
title_short Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio
title_full Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio
title_fullStr Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio
title_full_unstemmed Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio
title_sort Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio
author Santos, Dalte da Silva
author_facet Santos, Dalte da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bruno, Ruth
Almeida, Lucia da Cruz de
Venezuela, Pedro Paulo de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dalte da Silva
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Energia
Simulações computacionais
Construção do conhecimento
Energia (Física)
Física (Ensino médio)
Ensino de física
Simulação por computador
Construtivismo (Educação)
Teaching physics
Energy
Computer simulations
Construction of knowledge
topic Ensino de física
Energia
Simulações computacionais
Construção do conhecimento
Energia (Física)
Física (Ensino médio)
Ensino de física
Simulação por computador
Construtivismo (Educação)
Teaching physics
Energy
Computer simulations
Construction of knowledge
description A sociedade atual se encontra em constante progresso científico e tecnológico, graças aos avanços proporcionados por pesquisas realizadas nas áreas de ciências. Essas tecnologias estão cada vez mais difundidas na sociedade com o uso de telefones celulares, notebooks, microcomputadores, etc. Diversos estudos na área de educação apontam para a necessidade de inserção dessas novas tecnologias como ferramentas didáticas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras, com o objetivo de tornar o ensino contextualizado com as mudanças culturais decorrentes das transformações observadas no mundo contemporâneo. Entretanto, a maioria das escolas ainda faz pouco uso dessas tecnologias como recurso didático. Com o olhar voltado para a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize a participação ativa do aluno nas diversas etapas de construção do seu próprio conhecimento, propomos neste trabalho a inserção dessas ferramentas, através do uso de simulações computacionais (applets), particularmente para o ensino do conceito de Energia em Física. Com esse objetivo, elaboramos uma seleção de simulações por temas, de modo que o conceito de energia possa ser abordado de forma mais ampla. Além disso, analisamos o processo histórico de evolução desse conceito, bem como sua centralidade nas ciências físicas, justificando sua escolha como tema deste trabalho. Apresentamos, ainda, uma lista de sugestões de atividades que podem ser aplicadas pelo professor em sala de aula, fazendo uso dessas simulações. Por fim, relatamos os resultados obtidos durante a aplicação de uma dessas atividades para alunos de uma escola da rede particular de ensino, bem como a análise desses resultados
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-10-21T19:14:12Z
2019-10-21T19:14:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Dalte da Silva. Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11741
identifier_str_mv SANTOS, Dalte da Silva. Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2013.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053768089534464