Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11741 |
Resumo: | A sociedade atual se encontra em constante progresso científico e tecnológico, graças aos avanços proporcionados por pesquisas realizadas nas áreas de ciências. Essas tecnologias estão cada vez mais difundidas na sociedade com o uso de telefones celulares, notebooks, microcomputadores, etc. Diversos estudos na área de educação apontam para a necessidade de inserção dessas novas tecnologias como ferramentas didáticas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras, com o objetivo de tornar o ensino contextualizado com as mudanças culturais decorrentes das transformações observadas no mundo contemporâneo. Entretanto, a maioria das escolas ainda faz pouco uso dessas tecnologias como recurso didático. Com o olhar voltado para a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize a participação ativa do aluno nas diversas etapas de construção do seu próprio conhecimento, propomos neste trabalho a inserção dessas ferramentas, através do uso de simulações computacionais (applets), particularmente para o ensino do conceito de Energia em Física. Com esse objetivo, elaboramos uma seleção de simulações por temas, de modo que o conceito de energia possa ser abordado de forma mais ampla. Além disso, analisamos o processo histórico de evolução desse conceito, bem como sua centralidade nas ciências físicas, justificando sua escolha como tema deste trabalho. Apresentamos, ainda, uma lista de sugestões de atividades que podem ser aplicadas pelo professor em sala de aula, fazendo uso dessas simulações. Por fim, relatamos os resultados obtidos durante a aplicação de uma dessas atividades para alunos de uma escola da rede particular de ensino, bem como a análise desses resultados |
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Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médioEnsino de físicaEnergiaSimulações computacionaisConstrução do conhecimentoEnergia (Física)Física (Ensino médio)Ensino de físicaSimulação por computadorConstrutivismo (Educação)Teaching physicsEnergyComputer simulationsConstruction of knowledgeA sociedade atual se encontra em constante progresso científico e tecnológico, graças aos avanços proporcionados por pesquisas realizadas nas áreas de ciências. Essas tecnologias estão cada vez mais difundidas na sociedade com o uso de telefones celulares, notebooks, microcomputadores, etc. Diversos estudos na área de educação apontam para a necessidade de inserção dessas novas tecnologias como ferramentas didáticas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras, com o objetivo de tornar o ensino contextualizado com as mudanças culturais decorrentes das transformações observadas no mundo contemporâneo. Entretanto, a maioria das escolas ainda faz pouco uso dessas tecnologias como recurso didático. Com o olhar voltado para a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize a participação ativa do aluno nas diversas etapas de construção do seu próprio conhecimento, propomos neste trabalho a inserção dessas ferramentas, através do uso de simulações computacionais (applets), particularmente para o ensino do conceito de Energia em Física. Com esse objetivo, elaboramos uma seleção de simulações por temas, de modo que o conceito de energia possa ser abordado de forma mais ampla. Além disso, analisamos o processo histórico de evolução desse conceito, bem como sua centralidade nas ciências físicas, justificando sua escolha como tema deste trabalho. Apresentamos, ainda, uma lista de sugestões de atividades que podem ser aplicadas pelo professor em sala de aula, fazendo uso dessas simulações. Por fim, relatamos os resultados obtidos durante a aplicação de uma dessas atividades para alunos de uma escola da rede particular de ensino, bem como a análise desses resultadosToday's society is in constant scientific and technological progress, owing to advances provided by research conducted in the sciences. These technologies are increasingly widespread in society with the use of cellular telephones, notebooks, computers, etc. Several studies in education point to the need for inclusion of these new technologies as teaching tools in the teaching-learning process in Brazilian schools, with the goal of making education contextualized with the cultural changes resulting from transformations observed in the contemporary world. However, most schools still makes little use of these technologies as a didactic resource. In facing the need for a pedagogic reformulation that prioritizes active student participation in the various stages of building their own knowledge, we propose in this paper the insertion of these tools, through the use of computer simulations (applets), in particular for teaching the concept of energy in physics. With this goal, we developed a selection of these simulations by subject, so that the physical concept of energy can be addressed more broadly. Furthermore, we analyze the historical process of evolution of this concept as well as its centrality in the physical sciences, justifying its choice as the theme of this work. We also present a list of suggested activities that can be applied by the teacher in the classroom, using these simulations. Finally, we report the results obtained during the application of these activities for students of a private school, as well as the analysis of these resultsBruno, RuthAlmeida, Lucia da Cruz deVenezuela, Pedro Paulo de MelloSantos, Dalte da Silva2019-10-21T19:14:12Z2019-10-21T19:14:12Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Dalte da Silva. Energia: utilização de simulações computacionais (applets) para o ensino de física no nível médio. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11741openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-27T18:16:52Zoai:app.uff.br:1/11741Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-27T18:16:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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