A educação no plano de governo de Bolsonaro: Uma análise cartográfica do discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiana Diniz de Assis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25843
Resumo: Esta dissertação de mestrado, levando em consideração o cenário de ataques e políticas de desmonte da educação pública vivenciado nos últimos anos, propõe a reflexão sobre os sentidos atribuídos à educação no plano de governo de Jair Messias Bolsonaro. Para tanto, recorre-se como fundamentação teórica à Análise do Discurso de base enunciativa apoiada nos estudos foucaultianos sobre o discurso e o poder (FOUCAULT, 2005 [1978], 2019 [1969]), nos estudos da filosofia da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), nos estudos de Maingueneau sobre a semântica global e a cena de enunciação (MAINGUENEAU, 2008 [1984], 2009), nos estudos cartográficos como método de pesquisa-intervenção (BARROS; KASTRUP, 2015), nos estudos sobre a linguagem-intervenção (DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; ROCHA, 2014; DAHER; GIORGI; VARGENS, no prelo) e nos estudos sobre o gênero do discurso sob a perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 1997 [1979]). A reflexão sobre o gênero do discurso plano de governo articula-se nesta pesquisa ao seu contexto de produção: o cenário político-educacional das eleições em 2018 e do período pós-golpe que o antecede. Para o encaminhamento da análise do plano de governo de Jair Bolsonaro, lançou-se mão de categorias de análise advindas dos estudos de Maingueneau sobre a semântica global e a cena de enunciação (MAINGUENEAU, 2008 [1984], 2009) e dos estudos das modalidades sob a perspectiva de Cervoni (1989). Além dos estudos discursivos, nesta investigação, estabelecemos diálogos com os estudos culturais (WILLIAMS 2001, [1985]) e com teóricos da área da educação (FREIRE, 2015 [1996]; SAVIANI, 2018; SPIGOLON, 2018) e da ciência política (BROWN, 2019). E, por meio destes diálogos e análises, observou-se que o discurso de viés religioso e moral permeia todo o discurso político-eleitoral sobre a educação e camufla em si um discurso de viés neoliberal que é responsável pela constituição de sentidos atribuídos à educação nesta materialidade. Com essa pesquisa, portanto, esperamos poder contribuir para o aprofundamento das discussões acerca dos sentidos atribuídos à educação no plano de governo de Jair Bolsonaro, além de contribuir para a discussão do plano de governo como gênero do discurso de extrema relevância social e educacional.
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Para tanto, recorre-se como fundamentação teórica à Análise do Discurso de base enunciativa apoiada nos estudos foucaultianos sobre o discurso e o poder (FOUCAULT, 2005 [1978], 2019 [1969]), nos estudos da filosofia da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), nos estudos de Maingueneau sobre a semântica global e a cena de enunciação (MAINGUENEAU, 2008 [1984], 2009), nos estudos cartográficos como método de pesquisa-intervenção (BARROS; KASTRUP, 2015), nos estudos sobre a linguagem-intervenção (DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; ROCHA, 2014; DAHER; GIORGI; VARGENS, no prelo) e nos estudos sobre o gênero do discurso sob a perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 1997 [1979]). A reflexão sobre o gênero do discurso plano de governo articula-se nesta pesquisa ao seu contexto de produção: o cenário político-educacional das eleições em 2018 e do período pós-golpe que o antecede. Para o encaminhamento da análise do plano de governo de Jair Bolsonaro, lançou-se mão de categorias de análise advindas dos estudos de Maingueneau sobre a semântica global e a cena de enunciação (MAINGUENEAU, 2008 [1984], 2009) e dos estudos das modalidades sob a perspectiva de Cervoni (1989). Além dos estudos discursivos, nesta investigação, estabelecemos diálogos com os estudos culturais (WILLIAMS 2001, [1985]) e com teóricos da área da educação (FREIRE, 2015 [1996]; SAVIANI, 2018; SPIGOLON, 2018) e da ciência política (BROWN, 2019). E, por meio destes diálogos e análises, observou-se que o discurso de viés religioso e moral permeia todo o discurso político-eleitoral sobre a educação e camufla em si um discurso de viés neoliberal que é responsável pela constituição de sentidos atribuídos à educação nesta materialidade. Com essa pesquisa, portanto, esperamos poder contribuir para o aprofundamento das discussões acerca dos sentidos atribuídos à educação no plano de governo de Jair Bolsonaro, além de contribuir para a discussão do plano de governo como gênero do discurso de extrema relevância social e educacional.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLa presente investigación, teniendo en cuenta el contexto de ataques a la educación pública vividos en los últimos años, tiene por objetivo la reflexión sobre los sentidos atribuidos a la educación. Con este fin, se vuelve hacia el programa electoral de Jair Bolsonaro con el fin de reflexionar sobre este género discursivo (BAKHTIN, 1997 [1979]) y los sentidos atribuidos a la educación en este corpus. La investigación se fundamenta en contribuciones del Análisis del Discurso en su vertiente francesa, apoyada en los estudios foucaultianos sobre el discurso y el poder (FOUCAULT, 2005 [1978], 2019 [1969]), en los estudios de la filosofía de la diferencia (DELEUZE; GUATTARI, 1995), en los estudios de la semántica global y la escena de enunciación (MAINGUENEAU, 2008 [1984], 2009), en los estudios cartográficos como método de investigación-intervención (BARROS; KASTRUP, 2015), en los estudios sobre el lenguaje-intervención (DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; ROCHA, 2014; DAHER; GIORGI; VARGENS, en prensa) y en los estudios del género del discurso bajo la perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 1997 [1979]). La reflexión sobre el género del discurso programa electoral se articula con su contexto de producción: el escenario político-educativo de las elecciones de 2018 y el periodo postgolpe que lo precede. Para el direccionamiento del análisis del programa electoral de Jair Bolsonaro se ha utilizado categorías de análisis derivadas de los estudios de Maingueneau sobre la semántica global y la escena de enunciación (MAINGUENEAU, 2008 [1984], 2009) y de los estudios de las modalidades bajo la perspectiva de Cervoni (1989). Además de los estudios discursivos, la investigación mantiene diálogo con los estudios culturales (WILLIAMS 2001, [1985]) y con teóricos del área de la educación (FREIRE, 2015 [1996]; SAVIANI, 2018; SPIGOLON, 2018) y de la ciencia política (BROWN, 2019). Así que, por medio de los diálogos y análisis se ha observado que el discurso de carácter religioso y moral impregna todo el discurso político electoral sobre la educación y encubre un discurso de carácter neoliberal que constituye sentidos atribuidos a la educación en esta materialidad. Por lo tanto, a partir de la presente investigación, deseamos poder contribuir a la profundización de las discusiones sobre los sentidos atribuidos a la educación en el programa electoral de Jair Bolsonaro, además de contribuir al debate del programa electoral como género del discurso de extrema relevancia social y educativa.107 p.Vargens, Dayala Paiva de MedeirosDaher, Del CarmenGiorgi, Maria CristinaDeusdará, BrunoOliveira, Fabiana Diniz de Assis2022-07-26T14:48:55Z2022-07-26T14:48:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Fabiana Diniz de Assis. A educação no plano de governo de Bolsonaro: Uma análise cartográfica do discurso. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25843CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-26T14:48:59Zoai:app.uff.br:1/25843Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:21.180038Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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