Modelagem do processo de aula prática no Laboratório de Tecnologia Mecânica da Universidade Federal Fluminense campus Niterói
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24650 |
Resumo: | A carga horária prática da disciplina de Introdução à Engenharia de Fabricação consiste em aulas realizadas no Laboratório de Tecnologia Mecânica nas quais são realizados dois trabalhos práticos para que os alunos tenham contato com as operações de usinagem e máquinas como o torno e a plaina. Esses trabalhos consistem em um conjunto de atividades e operações que devem ser executados para a fabricação de duas peças, uma utilizando o torno mecânico e outra utilizando a plaina e a furadeira de bancada. O presente trabalho teve como objetivo realizar mapeamento e modelagem dos processos executados nas aulas práticas de modo a padronizar e documentar essas atividades e servir como um material de apoio durante a execução dos trabalhos. Para isso, foram realizadas duas etapas, uma de planejamento e outra de modelagem dos processos atuais. Essa modelagem, foi realizada utilizando a notação BPMN e o software Bizagi Modeler para desenho dos processos. Por fim, esse trabalho denota a importância do conhecimento e documentação de processos na Engenharia Mecânica, de modo a garantir a correta execução das atividades e a segurança na execução de projetos. |
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Modelagem do processo de aula prática no Laboratório de Tecnologia Mecânica da Universidade Federal Fluminense campus NiteróiMapeamento de processosUsinagemfabricaçãoBPMNaula práticaUsinagemFabricaçãoGestão de processos de negócioProcess mappingmachiningmanufacturingpractical classA carga horária prática da disciplina de Introdução à Engenharia de Fabricação consiste em aulas realizadas no Laboratório de Tecnologia Mecânica nas quais são realizados dois trabalhos práticos para que os alunos tenham contato com as operações de usinagem e máquinas como o torno e a plaina. Esses trabalhos consistem em um conjunto de atividades e operações que devem ser executados para a fabricação de duas peças, uma utilizando o torno mecânico e outra utilizando a plaina e a furadeira de bancada. O presente trabalho teve como objetivo realizar mapeamento e modelagem dos processos executados nas aulas práticas de modo a padronizar e documentar essas atividades e servir como um material de apoio durante a execução dos trabalhos. Para isso, foram realizadas duas etapas, uma de planejamento e outra de modelagem dos processos atuais. Essa modelagem, foi realizada utilizando a notação BPMN e o software Bizagi Modeler para desenho dos processos. Por fim, esse trabalho denota a importância do conhecimento e documentação de processos na Engenharia Mecânica, de modo a garantir a correta execução das atividades e a segurança na execução de projetos.The practical workload of the Introduction to Manufacturing Engineering course consists of classes held at the Mechanical Technology Laboratory in which two practical works are carried out so that students have t contact with machining operations and machines such as the lathe and the plane. These works consist of a set of activities and operations that must be performed for the manufacture of two pieces, one using the lathe and the other using the plane and the bench drill. This project had as an objective the mapping and modeling of the processes executed in practical classes in order to standardize and document these activities and serve as support material during the execution of the work. For this, two stages were carried out, one for planning and another for modeling the current processes. This modeling was performed using BPMN notation and Bizagi Modeler software for process design. Finally, this work shows the importance of knowledge and documentation of processes in Mechanical Engineering, in order to ensure the correct execution of activities and safety in the execution of projects.126 f.Moraes Junior, José Maurohttp://lattes.cnpq.br/9794837921209596Benini, LucasPerez, GeronimoMiranda, Vitor de Sousa2022-02-24T17:22:14Z2022-02-24T17:22:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMIRANDA, Vitor de Sousa. Modelagem do processo de aula prática no Laboratório de Tecnologia Mecânica da Universidade Federal Fluminense campus Niterói. 2022, 126f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022http://app.uff.br/riuff/handle/1/24650CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-24T17:22:18Zoai:app.uff.br:1/24650Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:54.719127Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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