PIBID e poesia: o ensino de leitura e outras práticas a partir do texto poético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Francisca Cecilia Silva Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5660
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise sobre a poesia como uma ferramenta interessante na formação geral das crianças do ensino fundamental. Trata-se de um estudo baseado na experiência como bolsista do PIBID sobre o projeto Poesia na escola. A poesia foi introduzida na escola como instrumento para trabalhar a literatura na formação do leitor. Além de avaliar a contribuição do projeto na formação docente, pretende-se contribuir para a visibilidade do PIBID. Ao longo de dois anos vivi a experiência de estudar sobre a poesia e desenvolver atividades com uso de poesia junto aos alunos do terceiro ano fundamental. Enquanto objeto de pesquisa, os resultados do projeto são analisados com base nas categorias do pensamento materialista dialético, portanto levando em conta categorias como luta de classes e o projeto de escola da burguesia. Mediante a experiência, ficou comprovado que a poesia na escola pode tornar o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso e proveitoso. Dentre as atividades ao longo da experiência na escola municipal na qual desenvolvi o projeto, percebi que a escola não faz sentido para as crianças porque se encontra defasada. Ou, conforme afirma a critica, o utilitarismo da escola transforma o ensino num processo desconectado da realidade das crianças. Por essa razão, a beleza da poesia surte, talvez ainda mais efeitos. Do mesmo modo, para minha formação profissional, a experiência no projeto foi muito importante, pois contribuiu enormemente para que eu saia da universidade melhor preparada para a profissão docente
id UFF-2_067c5ea97964739c70182c5b4d41e8b8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5660
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling PIBID e poesia: o ensino de leitura e outras práticas a partir do texto poéticoLeiturapoesiaLiteraturaExpressividadePedagogiaReadingPoetryLiteratureExpressivenessO presente artigo apresenta uma análise sobre a poesia como uma ferramenta interessante na formação geral das crianças do ensino fundamental. Trata-se de um estudo baseado na experiência como bolsista do PIBID sobre o projeto Poesia na escola. A poesia foi introduzida na escola como instrumento para trabalhar a literatura na formação do leitor. Além de avaliar a contribuição do projeto na formação docente, pretende-se contribuir para a visibilidade do PIBID. Ao longo de dois anos vivi a experiência de estudar sobre a poesia e desenvolver atividades com uso de poesia junto aos alunos do terceiro ano fundamental. Enquanto objeto de pesquisa, os resultados do projeto são analisados com base nas categorias do pensamento materialista dialético, portanto levando em conta categorias como luta de classes e o projeto de escola da burguesia. Mediante a experiência, ficou comprovado que a poesia na escola pode tornar o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso e proveitoso. Dentre as atividades ao longo da experiência na escola municipal na qual desenvolvi o projeto, percebi que a escola não faz sentido para as crianças porque se encontra defasada. Ou, conforme afirma a critica, o utilitarismo da escola transforma o ensino num processo desconectado da realidade das crianças. Por essa razão, a beleza da poesia surte, talvez ainda mais efeitos. Do mesmo modo, para minha formação profissional, a experiência no projeto foi muito importante, pois contribuiu enormemente para que eu saia da universidade melhor preparada para a profissão docenteThis article presents an analysis of poetry as an interesting tool in the general education of elementary school children. This is a study based on PIBID scholarship experience on the project Poetry in school. Poetry was introduced into the school as an instrument for working literature in the formation of the reader. In addition to evaluating the project's contribution to teacher training, it is intended to contribute to the visibility of PIBID. Over the course of two years I have lived the experience of studying poetry and developing activities with the use of poetry with the students of the third fundamental year. As object of research, the results of the project are analyzed on the basis of the categories of materialistic dialectical thinking, thus taking into account categories such as class struggle and the school project of the bourgeoisie. Through experience, it has been proven that poetry at school can make the teaching-learning process more enjoyable and profitable. Among the activities during the experience in the municipal school in which I developed the project, I realized that the school does not make sense for the children because it is out of date. Or, as critics claim, school utilitarianism turns teaching into a process disconnected from the reality of children. For this reason, the beauty of poetry fills, perhaps even more effects. Likewise, for my professional training, the experience in the project was very important, as it contributed enormously to my leaving the university better prepared for the teaching professionAngra dos ReisFerreira, Maria Onete LopesMachado, Rodrigo Corrêa MartinsTIbau, Anderson XavierLuiz, Francisca Cecilia Silva Dias2018-01-26T17:50:59Z2018-01-26T17:50:59Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5660Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T21:02:01Zoai:app.uff.br:1/5660Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:37.888448Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID e poesia: o ensino de leitura e outras práticas a partir do texto poético
title PIBID e poesia: o ensino de leitura e outras práticas a partir do texto poético
spellingShingle PIBID e poesia: o ensino de leitura e outras práticas a partir do texto poético
Luiz, Francisca Cecilia Silva Dias
Leitura
poesia
Literatura
Expressividade
Pedagogia
Reading
Poetry
Literature
Expressiveness
title_short PIBID e poesia: o ensino de leitura e outras práticas a partir do texto poético
title_full PIBID e poesia: o ensino de leitura e outras práticas a partir do texto poético
title_fullStr PIBID e poesia: o ensino de leitura e outras práticas a partir do texto poético
title_full_unstemmed PIBID e poesia: o ensino de leitura e outras práticas a partir do texto poético
title_sort PIBID e poesia: o ensino de leitura e outras práticas a partir do texto poético
author Luiz, Francisca Cecilia Silva Dias
author_facet Luiz, Francisca Cecilia Silva Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Onete Lopes
Machado, Rodrigo Corrêa Martins
TIbau, Anderson Xavier
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz, Francisca Cecilia Silva Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
poesia
Literatura
Expressividade
Pedagogia
Reading
Poetry
Literature
Expressiveness
topic Leitura
poesia
Literatura
Expressividade
Pedagogia
Reading
Poetry
Literature
Expressiveness
description O presente artigo apresenta uma análise sobre a poesia como uma ferramenta interessante na formação geral das crianças do ensino fundamental. Trata-se de um estudo baseado na experiência como bolsista do PIBID sobre o projeto Poesia na escola. A poesia foi introduzida na escola como instrumento para trabalhar a literatura na formação do leitor. Além de avaliar a contribuição do projeto na formação docente, pretende-se contribuir para a visibilidade do PIBID. Ao longo de dois anos vivi a experiência de estudar sobre a poesia e desenvolver atividades com uso de poesia junto aos alunos do terceiro ano fundamental. Enquanto objeto de pesquisa, os resultados do projeto são analisados com base nas categorias do pensamento materialista dialético, portanto levando em conta categorias como luta de classes e o projeto de escola da burguesia. Mediante a experiência, ficou comprovado que a poesia na escola pode tornar o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso e proveitoso. Dentre as atividades ao longo da experiência na escola municipal na qual desenvolvi o projeto, percebi que a escola não faz sentido para as crianças porque se encontra defasada. Ou, conforme afirma a critica, o utilitarismo da escola transforma o ensino num processo desconectado da realidade das crianças. Por essa razão, a beleza da poesia surte, talvez ainda mais efeitos. Do mesmo modo, para minha formação profissional, a experiência no projeto foi muito importante, pois contribuiu enormemente para que eu saia da universidade melhor preparada para a profissão docente
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-26T17:50:59Z
2018-01-26T17:50:59Z
2018-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5660
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5660
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823676594585600