A construção de material didático para o ensino de química de deficientes visuais: utilização de cartões como instrumento para o estudo de tabela periódica
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22468 |
Resumo: | Os recursos didáticos são de grande relevância para a vida acadêmica quando utilizados com um bom planejamento e estratégia. É possível, a utilização de vários materiais que visem o desenvolvimento do aluno e auxiliem a construção do conhecimento principalmente quando se trata de inclusão social. Os ditos deficientes físicos, no contexto desse trabalho, deficientes visuais, são um grupo que, apesar de estarem inseridos em escolas regulares, ainda sofrem defasagem no ensino, principalmente no ensino de ciências. Nesse cenário, o ensino de Química, muitas vezes associado à abstração torna-se um grande desafio para esses alunos e, é nesse âmbito que entra a possibilidade de metodologias ativas e tecnologias assistivas para a construção de um material de apoio para o ensino de Química. Esses recursos, se trabalhados em conjunto, podem ser promissores na tarefa de possibilitar ao aluno que não pode utilizar da visão para interpretar e assimilar conteúdos através de materiais que utilizem seus outros sentidos como o tato e audição. Com isso, esse trabalho visa à discussão e desenvolvimento de um material que venha a facilitar o processo de ensino aprendizagem desses alunos na disciplina de Química, para o conteúdo de tabela periódica. |
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A construção de material didático para o ensino de química de deficientes visuais: utilização de cartões como instrumento para o estudo de tabela periódicaRecursos didáticosTabela periódicaMateriais de apoioInclusãoDeficientes visuaisEnsino de químicaInclusão socialProcesso de ensino-aprendizagemPessoa com deficiência visualDidactic resourcesPeriodic tableSupport materialsInclusionOs recursos didáticos são de grande relevância para a vida acadêmica quando utilizados com um bom planejamento e estratégia. É possível, a utilização de vários materiais que visem o desenvolvimento do aluno e auxiliem a construção do conhecimento principalmente quando se trata de inclusão social. Os ditos deficientes físicos, no contexto desse trabalho, deficientes visuais, são um grupo que, apesar de estarem inseridos em escolas regulares, ainda sofrem defasagem no ensino, principalmente no ensino de ciências. Nesse cenário, o ensino de Química, muitas vezes associado à abstração torna-se um grande desafio para esses alunos e, é nesse âmbito que entra a possibilidade de metodologias ativas e tecnologias assistivas para a construção de um material de apoio para o ensino de Química. Esses recursos, se trabalhados em conjunto, podem ser promissores na tarefa de possibilitar ao aluno que não pode utilizar da visão para interpretar e assimilar conteúdos através de materiais que utilizem seus outros sentidos como o tato e audição. Com isso, esse trabalho visa à discussão e desenvolvimento de um material que venha a facilitar o processo de ensino aprendizagem desses alunos na disciplina de Química, para o conteúdo de tabela periódica.Teaching resources are of great relevance to academic life when used with good planning and strategy. It is possible to use various materials aimed at the development of the student and help the construction of knowledge especially when it comes to social inclusion. The so-called disabled, in the context of this work, visually impaired, are a group that, despite being inserted in regular schools, still suffer lag in teaching, especially in science teaching. In this scenario, the teaching of Chemistry, often associated with abstraction, becomes a great challenge for these students and, it is in this context that the possibility of active methodologies and assistive technologies for the construction of a support material for the teaching of Chemistry. These resources, if worked together, can be promising in the task of enabling students who cannot use vision to interpret and assimilate content through materials that use their other senses such as touch and hearing. With this, this work aims at the discussion and development of a material that will facilitate the teaching process learning of these students in the chemistry discipline.Rufino, Alessandra RodriguesMartins, Renata LuzRibeiro, Mauro CelsoPimentel, Raiane Dandara PereiraBogoni, Isabela Borges2021-07-05T14:50:55Z2021-07-05T14:50:55Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBOGONI, Isabela Borges. A construção de material didático para o ensino de química de deficientes visuais: utilização de cartões como instrumento para o estudo de tabela periódica. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22468Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-31T17:31:48Zoai:app.uff.br:1/22468Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:30.335192Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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