A construção de material didático para o ensino de química de deficientes visuais: utilização de cartões como instrumento para o estudo de tabela periódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bogoni, Isabela Borges
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22468
Resumo: Os recursos didáticos são de grande relevância para a vida acadêmica quando utilizados com um bom planejamento e estratégia. É possível, a utilização de vários materiais que visem o desenvolvimento do aluno e auxiliem a construção do conhecimento principalmente quando se trata de inclusão social. Os ditos deficientes físicos, no contexto desse trabalho, deficientes visuais, são um grupo que, apesar de estarem inseridos em escolas regulares, ainda sofrem defasagem no ensino, principalmente no ensino de ciências. Nesse cenário, o ensino de Química, muitas vezes associado à abstração torna-se um grande desafio para esses alunos e, é nesse âmbito que entra a possibilidade de metodologias ativas e tecnologias assistivas para a construção de um material de apoio para o ensino de Química. Esses recursos, se trabalhados em conjunto, podem ser promissores na tarefa de possibilitar ao aluno que não pode utilizar da visão para interpretar e assimilar conteúdos através de materiais que utilizem seus outros sentidos como o tato e audição. Com isso, esse trabalho visa à discussão e desenvolvimento de um material que venha a facilitar o processo de ensino aprendizagem desses alunos na disciplina de Química, para o conteúdo de tabela periódica.
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