Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Lincoln Mansur
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22603
Resumo: O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma prática lúdica (jogo) interdisciplinar, utilizando a cultura material, mais especificamente da numismática, como metodologia de trabalho em sala de aula, objetivando uma melhor relação ensino-aprendizagem e promovendo uma maior integração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Para tal, foi utilizada a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, para o desenvolvimento da prática, bem como mapas conceituais de Novak para a coleta de dados. Observou-se que houve uma melhor relação dos alunos com a disciplina de História, promovendo uma aprendizagem significativa, bem como a relação com professor. Além disso, o presente trabalho pretende demonstrar também a possibilidade de uso dos mapas conceituais como uma alternativa para a aprendizagem significativa, sendo um instrumento de avaliação da aprendizagem e como metodologia de coleta de dados
id UFF-2_07637dddebe62c8b4e773c49a8529669
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22603
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aulaNumismáticaEnsinoLúdicoEnsino lúdicoNumismáticaNumismaticsTeachingPlay practiceO presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma prática lúdica (jogo) interdisciplinar, utilizando a cultura material, mais especificamente da numismática, como metodologia de trabalho em sala de aula, objetivando uma melhor relação ensino-aprendizagem e promovendo uma maior integração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Para tal, foi utilizada a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, para o desenvolvimento da prática, bem como mapas conceituais de Novak para a coleta de dados. Observou-se que houve uma melhor relação dos alunos com a disciplina de História, promovendo uma aprendizagem significativa, bem como a relação com professor. Além disso, o presente trabalho pretende demonstrar também a possibilidade de uso dos mapas conceituais como uma alternativa para a aprendizagem significativa, sendo um instrumento de avaliação da aprendizagem e como metodologia de coleta de dadosThis work purposes the development of an interdisciplinary play practice (game) through material culture, more specifically numismatic, as a methodology for working in the classroom. This strategy aims to achieve a better teaching-learning relationship and to promote a better integration of the knowledge acquired by the students. With this objective in mind the learning theory of Ausubel was considered in order to develop the practice, as well as Novak's conceptual maps for data collection. It was observed a better relation between the students and History, as well as the improvment of their relation with the teacher, promoting a meaningful learning. As a second goal, this work also intends to demonstrate the possibility of using conceptual maps as an alternative for meaningful learning, as an instrument of learning evaluation and data collection methodology102 f.Marques, Adílio JorgeSilva, Jean Carlos Miranda daBiasse, Anselmo DomingosCoelho, Lincoln Mansur2021-07-14T15:56:54Z2021-07-14T15:56:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22603http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-13T18:15:17Zoai:app.uff.br:1/22603Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-13T18:15:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aula
title Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aula
spellingShingle Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aula
Coelho, Lincoln Mansur
Numismática
Ensino
Lúdico
Ensino lúdico
Numismática
Numismatics
Teaching
Play practice
title_short Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aula
title_full Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aula
title_fullStr Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aula
title_full_unstemmed Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aula
title_sort Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aula
author Coelho, Lincoln Mansur
author_facet Coelho, Lincoln Mansur
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Adílio Jorge
Silva, Jean Carlos Miranda da
Biasse, Anselmo Domingos
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Lincoln Mansur
dc.subject.por.fl_str_mv Numismática
Ensino
Lúdico
Ensino lúdico
Numismática
Numismatics
Teaching
Play practice
topic Numismática
Ensino
Lúdico
Ensino lúdico
Numismática
Numismatics
Teaching
Play practice
description O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma prática lúdica (jogo) interdisciplinar, utilizando a cultura material, mais especificamente da numismática, como metodologia de trabalho em sala de aula, objetivando uma melhor relação ensino-aprendizagem e promovendo uma maior integração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Para tal, foi utilizada a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, para o desenvolvimento da prática, bem como mapas conceituais de Novak para a coleta de dados. Observou-se que houve uma melhor relação dos alunos com a disciplina de História, promovendo uma aprendizagem significativa, bem como a relação com professor. Além disso, o presente trabalho pretende demonstrar também a possibilidade de uso dos mapas conceituais como uma alternativa para a aprendizagem significativa, sendo um instrumento de avaliação da aprendizagem e como metodologia de coleta de dados
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-07-14T15:56:54Z
2021-07-14T15:56:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/22603
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838871990304768