Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22603 |
Resumo: | O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma prática lúdica (jogo) interdisciplinar, utilizando a cultura material, mais especificamente da numismática, como metodologia de trabalho em sala de aula, objetivando uma melhor relação ensino-aprendizagem e promovendo uma maior integração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Para tal, foi utilizada a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, para o desenvolvimento da prática, bem como mapas conceituais de Novak para a coleta de dados. Observou-se que houve uma melhor relação dos alunos com a disciplina de História, promovendo uma aprendizagem significativa, bem como a relação com professor. Além disso, o presente trabalho pretende demonstrar também a possibilidade de uso dos mapas conceituais como uma alternativa para a aprendizagem significativa, sendo um instrumento de avaliação da aprendizagem e como metodologia de coleta de dados |
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Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aulaNumismáticaEnsinoLúdicoEnsino lúdicoNumismáticaNumismaticsTeachingPlay practiceO presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma prática lúdica (jogo) interdisciplinar, utilizando a cultura material, mais especificamente da numismática, como metodologia de trabalho em sala de aula, objetivando uma melhor relação ensino-aprendizagem e promovendo uma maior integração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Para tal, foi utilizada a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, para o desenvolvimento da prática, bem como mapas conceituais de Novak para a coleta de dados. Observou-se que houve uma melhor relação dos alunos com a disciplina de História, promovendo uma aprendizagem significativa, bem como a relação com professor. Além disso, o presente trabalho pretende demonstrar também a possibilidade de uso dos mapas conceituais como uma alternativa para a aprendizagem significativa, sendo um instrumento de avaliação da aprendizagem e como metodologia de coleta de dadosThis work purposes the development of an interdisciplinary play practice (game) through material culture, more specifically numismatic, as a methodology for working in the classroom. This strategy aims to achieve a better teaching-learning relationship and to promote a better integration of the knowledge acquired by the students. With this objective in mind the learning theory of Ausubel was considered in order to develop the practice, as well as Novak's conceptual maps for data collection. It was observed a better relation between the students and History, as well as the improvment of their relation with the teacher, promoting a meaningful learning. As a second goal, this work also intends to demonstrate the possibility of using conceptual maps as an alternative for meaningful learning, as an instrument of learning evaluation and data collection methodology102 f.Marques, Adílio JorgeSilva, Jean Carlos Miranda daBiasse, Anselmo DomingosCoelho, Lincoln Mansur2021-07-14T15:56:54Z2021-07-14T15:56:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22603http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-13T18:15:17Zoai:app.uff.br:1/22603Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-13T18:15:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma prática lúdica (jogo) interdisciplinar, utilizando a cultura material, mais especificamente da numismática, como metodologia de trabalho em sala de aula, objetivando uma melhor relação ensino-aprendizagem e promovendo uma maior integração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Para tal, foi utilizada a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, para o desenvolvimento da prática, bem como mapas conceituais de Novak para a coleta de dados. Observou-se que houve uma melhor relação dos alunos com a disciplina de História, promovendo uma aprendizagem significativa, bem como a relação com professor. Além disso, o presente trabalho pretende demonstrar também a possibilidade de uso dos mapas conceituais como uma alternativa para a aprendizagem significativa, sendo um instrumento de avaliação da aprendizagem e como metodologia de coleta de dados |
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