Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Mariana Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8645
http://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2018.m.34070481818
Resumo: Este estudo, com base na abordagem da Educação Popular, reflete sobre as relações entre a Arte, a Espiritualidade e a Saúde a partir das vivências e experimentações teóricas, visuais e corporais contempladas na disciplina Trabalho de Campo Supervisionado 1A (TCS1A), que acontece no primeiro semestre do curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Parte-se da ideia de que as formas convencionais tanto de ensino quanto das práticas em saúde possuem raízes que abafam, negligenciam e subvalorizam as dimensões sutis e invisíveis do ser humano. As artes e as espiritualidades poderiam contribuir para a construção da integralidade do cuidado e para a formação profissional e cidadã, na perspectiva que estas agregam a emoção, a intuição e a sensibilidade. A abordagem da Educação Popular, por sua vez, abraça tais questões ao potencializar a construção coletiva do cuidado, com construção compartilhada de saberes. Como objetivo central buscou-se compreender a influência da experiência em um grupo da disciplina TCS1A do curso de medicina da UFF, nos campos de artes e espiritualidades, na formação de estudantes de medicina, através da identificação, relato e reflexão sobre as vivências e percepções produzidas nos encontros sobre o tema. Considera-se estas reflexões importantes por possibilitarem, ao acrescentarem as vertentes artísticas e espirituais na formação universitária, espaços pedagógicos que valorizem e apoiem o percurso pessoal dos educandos, bem como seus processos de autoconhecimento e construção de sua rede de saberes
id UFF-2_08bebd731f4609d06ba5c24b6561a219
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8645
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popularEducação popularArteEspiritualidadeFormação em saúdeEducação popularEspiritualidadeArtePopular educationArtSpiritualityHealth educationEste estudo, com base na abordagem da Educação Popular, reflete sobre as relações entre a Arte, a Espiritualidade e a Saúde a partir das vivências e experimentações teóricas, visuais e corporais contempladas na disciplina Trabalho de Campo Supervisionado 1A (TCS1A), que acontece no primeiro semestre do curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Parte-se da ideia de que as formas convencionais tanto de ensino quanto das práticas em saúde possuem raízes que abafam, negligenciam e subvalorizam as dimensões sutis e invisíveis do ser humano. As artes e as espiritualidades poderiam contribuir para a construção da integralidade do cuidado e para a formação profissional e cidadã, na perspectiva que estas agregam a emoção, a intuição e a sensibilidade. A abordagem da Educação Popular, por sua vez, abraça tais questões ao potencializar a construção coletiva do cuidado, com construção compartilhada de saberes. Como objetivo central buscou-se compreender a influência da experiência em um grupo da disciplina TCS1A do curso de medicina da UFF, nos campos de artes e espiritualidades, na formação de estudantes de medicina, através da identificação, relato e reflexão sobre as vivências e percepções produzidas nos encontros sobre o tema. Considera-se estas reflexões importantes por possibilitarem, ao acrescentarem as vertentes artísticas e espirituais na formação universitária, espaços pedagógicos que valorizem e apoiem o percurso pessoal dos educandos, bem como seus processos de autoconhecimento e construção de sua rede de saberesThis study, based on the Popular Education approach, reflects about the relationships between Art, Spirituality and Health from the experiences, theoretical, visual and corporal experiences contemplated in the discipline Trabalho de Campo Supervisionado 1A (TCS1A), which happens in the first semester of the medical course of the Universidade Federal Fluminense (UFF). It starts from the idea that conventional forms of teaching and health practices have roots that stifle, neglect and undervalue the subtle and invisible dimensions of the human being. The arts and spiritualities could contribute to the construction of the integrality of care and to the professional and citizen formation, in the perspective that these add emotion, intuition and sensitivity. The Popular Education approach, in turn, embraces such issues by leveraging the collective construction of care, with shared construction of knowledge. The central objective was to understand the influence of the experience in a group of TCS1A discipline of the medical course of the UFF, in the fields of arts and spiritualities, in the training of medical students, through the identification, reporting and reflection on the experiences and perceptions produced in the meetings on the subject. These reflections are considered important because, by adding the artistic and spiritual aspects in the university formation, pedagogical spaces that value and support the personal course of the students, as well as their processes of self-knowledge and construction of their network of knowledge83 f.NiteróiFranco, Túlio BatistaKoifman, LilianWong-Un, Júlio Albertohttp://lattes.cnpq.br/7023979206151918http://lattes.cnpq.br/4910962111735003http://lattes.cnpq.br/8396570029365423http://lattes.cnpq.br/2524511773652697Matos, Mariana Silva2019-02-19T14:52:35Z2019-02-19T14:52:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATOS, Mariana Silva. Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8645Aluno de mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2018.m.34070481818CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-27T18:26:04Zoai:app.uff.br:1/8645Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-05-27T18:26:04Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular
title Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular
spellingShingle Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular
Matos, Mariana Silva
Educação popular
Arte
Espiritualidade
Formação em saúde
Educação popular
Espiritualidade
Arte
Popular education
Art
Spirituality
Health education
title_short Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular
title_full Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular
title_fullStr Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular
title_full_unstemmed Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular
title_sort Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular
author Matos, Mariana Silva
author_facet Matos, Mariana Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Túlio Batista
Koifman, Lilian
Wong-Un, Júlio Alberto
http://lattes.cnpq.br/7023979206151918
http://lattes.cnpq.br/4910962111735003
http://lattes.cnpq.br/8396570029365423
http://lattes.cnpq.br/2524511773652697
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Mariana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular
Arte
Espiritualidade
Formação em saúde
Educação popular
Espiritualidade
Arte
Popular education
Art
Spirituality
Health education
topic Educação popular
Arte
Espiritualidade
Formação em saúde
Educação popular
Espiritualidade
Arte
Popular education
Art
Spirituality
Health education
description Este estudo, com base na abordagem da Educação Popular, reflete sobre as relações entre a Arte, a Espiritualidade e a Saúde a partir das vivências e experimentações teóricas, visuais e corporais contempladas na disciplina Trabalho de Campo Supervisionado 1A (TCS1A), que acontece no primeiro semestre do curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Parte-se da ideia de que as formas convencionais tanto de ensino quanto das práticas em saúde possuem raízes que abafam, negligenciam e subvalorizam as dimensões sutis e invisíveis do ser humano. As artes e as espiritualidades poderiam contribuir para a construção da integralidade do cuidado e para a formação profissional e cidadã, na perspectiva que estas agregam a emoção, a intuição e a sensibilidade. A abordagem da Educação Popular, por sua vez, abraça tais questões ao potencializar a construção coletiva do cuidado, com construção compartilhada de saberes. Como objetivo central buscou-se compreender a influência da experiência em um grupo da disciplina TCS1A do curso de medicina da UFF, nos campos de artes e espiritualidades, na formação de estudantes de medicina, através da identificação, relato e reflexão sobre as vivências e percepções produzidas nos encontros sobre o tema. Considera-se estas reflexões importantes por possibilitarem, ao acrescentarem as vertentes artísticas e espirituais na formação universitária, espaços pedagógicos que valorizem e apoiem o percurso pessoal dos educandos, bem como seus processos de autoconhecimento e construção de sua rede de saberes
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-02-19T14:52:35Z
2019-02-19T14:52:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Mariana Silva. Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8645
Aluno de mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2018.m.34070481818
identifier_str_mv MATOS, Mariana Silva. Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8645
http://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2018.m.34070481818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135444159201280