Currículo, laicidade e diferença: Disputas de sentidos em projetos de lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sheila Aparecida da Mota
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5654
Resumo: A escola enquanto instituição formativa tem sido pensada como um local de acolhi­mento à diversidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) tem impulsio­nado tal debate, o qual perpassa a questão da religiosidade já que em seu artigo 33° a LDB determina que a educação religiosa nas escolas públi­cas assegure “o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”. Portanto, julgo relevante pensar questões relativas a laicidade e diferença. Nessa perspectiva, o objetivo com este trabalho é perceber como o discursos articulados com projetos de lei tentam hegemonizar a laicidade no currículo. Toda análise foi feita numa aproximação com a teoria discursiva no campo do currículo tomando como meio de estudo documentos que visam instituir sentidos sobre o currículo. Justifica-se a relevância dessa pesquisa, uma vez que essa temática está presente em nossos dias e isso inclui o contexto escolar público e privado independente da política curricular manter oficialmente ou não em seu currículo a disciplina de ensino religioso
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