Currículo, laicidade e diferença: Disputas de sentidos em projetos de lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sheila Aparecida da Mota
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5654
Resumo: A escola enquanto instituição formativa tem sido pensada como um local de acolhi­mento à diversidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) tem impulsio­nado tal debate, o qual perpassa a questão da religiosidade já que em seu artigo 33° a LDB determina que a educação religiosa nas escolas públi­cas assegure “o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”. Portanto, julgo relevante pensar questões relativas a laicidade e diferença. Nessa perspectiva, o objetivo com este trabalho é perceber como o discursos articulados com projetos de lei tentam hegemonizar a laicidade no currículo. Toda análise foi feita numa aproximação com a teoria discursiva no campo do currículo tomando como meio de estudo documentos que visam instituir sentidos sobre o currículo. Justifica-se a relevância dessa pesquisa, uma vez que essa temática está presente em nossos dias e isso inclui o contexto escolar público e privado independente da política curricular manter oficialmente ou não em seu currículo a disciplina de ensino religioso
id UFF-2_09dd8a67f9f53cfdf138e5ff1182396b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5654
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Currículo, laicidade e diferença: Disputas de sentidos em projetos de leiCurrículoLaicidadeDiferençaPedagogiacurriculumSecularismDifferenceA escola enquanto instituição formativa tem sido pensada como um local de acolhi­mento à diversidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) tem impulsio­nado tal debate, o qual perpassa a questão da religiosidade já que em seu artigo 33° a LDB determina que a educação religiosa nas escolas públi­cas assegure “o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”. Portanto, julgo relevante pensar questões relativas a laicidade e diferença. Nessa perspectiva, o objetivo com este trabalho é perceber como o discursos articulados com projetos de lei tentam hegemonizar a laicidade no currículo. Toda análise foi feita numa aproximação com a teoria discursiva no campo do currículo tomando como meio de estudo documentos que visam instituir sentidos sobre o currículo. Justifica-se a relevância dessa pesquisa, uma vez que essa temática está presente em nossos dias e isso inclui o contexto escolar público e privado independente da política curricular manter oficialmente ou não em seu currículo a disciplina de ensino religiosoThe school as a formative institution has been considered a place to welcome diversity. The Education Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9394/96) has promoted such a debate that running through the religiosity issue since in its article 33, the LDB determines that religious education in public schools ensures "respect for religious cultural diversity of Brazil, all forms of proselytism are prohibited. " Therefore, I believe it is relevant to think about secularism and difference issues. In this perspective, the purpose of this paper is to understand how the articulated discourses with bills attempt to hegemonize the secularity in the curriculum. All analysis were done in an approximation with the discursive theory in the curriculum taking as field of study documents that aim to establish meanings about the curriculum. It is justified the relevance of this research, since this theme is present in our days and this includes the public and private school context, regardless of curriculum policy keeping the religious teaching discipline official or not in its programAngra dos ReisRibeiro, William de GoésCraveiro, Clarissa BastosMarton, Silmara LídiaPereira, Sheila Aparecida da Mota2018-01-26T17:43:03Z2018-01-26T17:43:03Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5654Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-13T16:30:24Zoai:app.uff.br:1/5654Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-13T16:30:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, laicidade e diferença: Disputas de sentidos em projetos de lei
title Currículo, laicidade e diferença: Disputas de sentidos em projetos de lei
spellingShingle Currículo, laicidade e diferença: Disputas de sentidos em projetos de lei
Pereira, Sheila Aparecida da Mota
Currículo
Laicidade
Diferença
Pedagogia
curriculum
Secularism
Difference
title_short Currículo, laicidade e diferença: Disputas de sentidos em projetos de lei
title_full Currículo, laicidade e diferença: Disputas de sentidos em projetos de lei
title_fullStr Currículo, laicidade e diferença: Disputas de sentidos em projetos de lei
title_full_unstemmed Currículo, laicidade e diferença: Disputas de sentidos em projetos de lei
title_sort Currículo, laicidade e diferença: Disputas de sentidos em projetos de lei
author Pereira, Sheila Aparecida da Mota
author_facet Pereira, Sheila Aparecida da Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, William de Goés
Craveiro, Clarissa Bastos
Marton, Silmara Lídia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sheila Aparecida da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Laicidade
Diferença
Pedagogia
curriculum
Secularism
Difference
topic Currículo
Laicidade
Diferença
Pedagogia
curriculum
Secularism
Difference
description A escola enquanto instituição formativa tem sido pensada como um local de acolhi­mento à diversidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) tem impulsio­nado tal debate, o qual perpassa a questão da religiosidade já que em seu artigo 33° a LDB determina que a educação religiosa nas escolas públi­cas assegure “o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”. Portanto, julgo relevante pensar questões relativas a laicidade e diferença. Nessa perspectiva, o objetivo com este trabalho é perceber como o discursos articulados com projetos de lei tentam hegemonizar a laicidade no currículo. Toda análise foi feita numa aproximação com a teoria discursiva no campo do currículo tomando como meio de estudo documentos que visam instituir sentidos sobre o currículo. Justifica-se a relevância dessa pesquisa, uma vez que essa temática está presente em nossos dias e isso inclui o contexto escolar público e privado independente da política curricular manter oficialmente ou não em seu currículo a disciplina de ensino religioso
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-26T17:43:03Z
2018-01-26T17:43:03Z
2018-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5654
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5654
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053594624655360