O Imperial Instituto de Meninos Cegos (1854): uma análise pela historiografia linguística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14368 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em um estudo acerca da educação linguística para cegos no Brasil oitocentista, ocorrida com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, sob a ótica da Historiografia Linguística. A narrativa historiográfica é realizada a partir da análise do histórico de instituições, círculos intelectuais e rede de conhecimento estabelecida para criação e difusão do Sistema Braille no mundo e no Brasil. Para isso, a pesquisa fundamenta-se nas modelagens teóricas de descrição e análise das fontes documentais, buscando compreender esse corpus a partir dos postulados de Swiggers e Koerner, referências nos estudos dessa disciplina acadêmica. O objetivo da dissertação é descrever e analisar a educação linguística para cegos na segunda metade do século XIX, além de resgatar a memória cultural, a fim de demonstrar que a educação linguística inclusiva é um projeto de longo prazo na sociedade brasileira e o fomento às políticas inclusivas é um dos elementos construtores da identidade nacional no Brasil. Dessa forma, o recorte histórico situa-se entre os anos de 1854 e 1858, tendo como documentações biobibliográficas e contextuais o decreto de criação do instituto e regimento interno (1854) e o relatório de seus primeiros anos de funcionamento (1858), que registra a visita do imperador D. Pedro II à instituição |
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O Imperial Instituto de Meninos Cegos (1854): uma análise pela historiografia linguísticaHistoriografia linguísticaImperial Instituto dos Meninos CegosSistema brailleEducação linguística inclusivaImperial Instituto dos Meninos Cegos (Brasil)Século XIXPessoa com deficiência visualSistema braileEducação inclusivaLinguistic historiographyImperial Institute of the Blind BoysBraille systemInclusive linguistic educationO presente trabalho consiste em um estudo acerca da educação linguística para cegos no Brasil oitocentista, ocorrida com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, sob a ótica da Historiografia Linguística. A narrativa historiográfica é realizada a partir da análise do histórico de instituições, círculos intelectuais e rede de conhecimento estabelecida para criação e difusão do Sistema Braille no mundo e no Brasil. Para isso, a pesquisa fundamenta-se nas modelagens teóricas de descrição e análise das fontes documentais, buscando compreender esse corpus a partir dos postulados de Swiggers e Koerner, referências nos estudos dessa disciplina acadêmica. O objetivo da dissertação é descrever e analisar a educação linguística para cegos na segunda metade do século XIX, além de resgatar a memória cultural, a fim de demonstrar que a educação linguística inclusiva é um projeto de longo prazo na sociedade brasileira e o fomento às políticas inclusivas é um dos elementos construtores da identidade nacional no Brasil. Dessa forma, o recorte histórico situa-se entre os anos de 1854 e 1858, tendo como documentações biobibliográficas e contextuais o decreto de criação do instituto e regimento interno (1854) e o relatório de seus primeiros anos de funcionamento (1858), que registra a visita do imperador D. Pedro II à instituiçãoThe present work consists of a study about linguistic education for the blind in nineteenth- century Brazil, which occurred with the creation of the Imperial Institute of Blind Boys, under the perspective of Linguistic Historiography. The historiographical narrative is based on the analysis of the history of institutions, intellectual circles and the established knowledge network for creation and diffusion of the Braille System in the world and in Brazil. For this, the research is based on the theoretical modeling of description and analysis of documentary sources, seeking to understand this corpus from the postulates of Swiggers and Koerner, references in the studies of this academic discipline. The aim of the dissertation is to describe and analyze linguistic education for the blind in the second half of the nineteenth-century, in addition to rescuing the cultural memory, in order to demonstrate that inclusive linguistic education is a long-term project in Brazilian society and fostering inclusive policies is one of the building blocks of national identity in Brazil. In this way, the historical clipping is located between 1854 and 1858, having as biobibliographical and contextual documentation the decree of creation of the institute and bylaws (1854) and the report of its first years of operation (1858), which records the visit of the emperor D. Pedro II to the institution118 f.Kaltner, Leonardo FerreiraPita, Luiz Fernando DiasPereira, Telma Cristina de Almeida SilvaSantos, Barbara Poubel dos2020-07-17T16:11:25Z2020-07-17T16:11:25Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14368CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-11T20:14:39Zoai:app.uff.br:1/14368Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:12.150877Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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