Formação profissional: uma análise sobre a atuação do Programa Formare (2019-2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Livia Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28872
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o Programa Formare, uma iniciativa educacional baseada no princípio de responsabilidade social, que propõe diminuir a desigualdade a partir de uma ação focalizada do que denominam como investimento social, comprometendo-se a oferecer educação profissional aos jovens da classe trabalhadora. A Fundação Iochpe é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) destinada a apoiar profissionais e empresas em suas ações de investimento social, é a responsável pelo Programa Formare e o Projeto Arte na Escola. A Fundação Iochpe é associada ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas que se institui enquanto uma das mais significativas organizações a disputar a hegemonia na conjuntura nacional recente, dado o seu peso institucional e largo aporte financeiro. Assim, a partir do conceito de hegemonia de Antonio Gramsci e Nova Pedagogia da Hegemonia, do Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudo sobre Política Educacional da escola politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz- EPSJV), esse trabalho se propôs a compreender se o Programa Formare se enquadra dentro dessa estratégia de fortalecimento do projeto societário das classes dominantes a partir da Nova Pedagogia da Hegemonia. Será analisada as atividades do Programa durante o período de 2019-2022, observando quais as suas bases curriculares e forma de atuação, relacionando as implicações sobre o processo de disciplinamento do trabalhador para o padrão flexível, de acordo com os valores de empregabilidade, sustentabilidade e capital social (APH).
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