Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34386 |
Resumo: | O presente trabalho exploratório busca compreender o impacto das tecnologias de informação e comunicação, especialmente o ciberespaço, no ensino de química, considerando o contexto das novas gerações. Os objetivos propostos envolvem desenvolver uma compreensão sobre o choque intergeracional provocado pelo avanço tecnológico e inserir o ciberespaço no ensino de química como recurso pedagógico. A metodologia adotada segue a abordagem exploratória, com levantamento bibliográfico sobre ciberespaço, cibercultura, ensino de química e novas gerações. Os resultados e discussões abordam a relação entre a Zona Proximal de Vygotsky e a cibercultura, analisando o impacto das novas gerações no contexto educacional. Destaca-se o papel do ciberespaço e como os professores incorporam essa ferramenta no processo de aprendizagem, iniciando com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Além disso, são exploradas estratégias para lecionar química às novas gerações.Na conclusão, ressalta-se a transformação educacional ao longo da história, especialmente nos últimos 20 anos, devido às tecnologias emergentes e ao ciberespaço. Destaca-se a necessidade de inovações pedagógicas, enfatizando a importância do ciberespaço no ensino de química. A pesquisa reforça a importância de estratégias inovadoras, promovendo a cooperação e a linguagem, para adequar a pedagogia à atual revolução cultural e de aprendizagem. |
id |
UFF-2_0affa539d5f1be1869a4c3a0e01fe693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34386 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas geraçõesCiberespaçoCiberculturaNovas GeraçõesEnsino de químicaJovemCyberspaceCybercultureChemistry EducationNew GenerationsO presente trabalho exploratório busca compreender o impacto das tecnologias de informação e comunicação, especialmente o ciberespaço, no ensino de química, considerando o contexto das novas gerações. Os objetivos propostos envolvem desenvolver uma compreensão sobre o choque intergeracional provocado pelo avanço tecnológico e inserir o ciberespaço no ensino de química como recurso pedagógico. A metodologia adotada segue a abordagem exploratória, com levantamento bibliográfico sobre ciberespaço, cibercultura, ensino de química e novas gerações. Os resultados e discussões abordam a relação entre a Zona Proximal de Vygotsky e a cibercultura, analisando o impacto das novas gerações no contexto educacional. Destaca-se o papel do ciberespaço e como os professores incorporam essa ferramenta no processo de aprendizagem, iniciando com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Além disso, são exploradas estratégias para lecionar química às novas gerações.Na conclusão, ressalta-se a transformação educacional ao longo da história, especialmente nos últimos 20 anos, devido às tecnologias emergentes e ao ciberespaço. Destaca-se a necessidade de inovações pedagógicas, enfatizando a importância do ciberespaço no ensino de química. A pesquisa reforça a importância de estratégias inovadoras, promovendo a cooperação e a linguagem, para adequar a pedagogia à atual revolução cultural e de aprendizagem.This exploratory study aims to comprehend the impact of information and communication technologies, especially cyberspace, on chemistry education, considering the context of new generations. The proposed objectives involve developing an understanding of the intergenerational clash caused by technological advances and integrating cyberspace into chemistry education as a pedagogical resource. The adopted methodology follows the exploratory approach, with a bibliographic survey on cyberspace, cyberculture, chemistry education, and new generations.Results and discussions address the relationship between Vygotsky's Zone of Proximal Development and cyberculture, analyzing the impact of new generations on the educational context. The role of cyberspace is highlighted, along with how teachers incorporate this tool into the learning process, starting with Information and Communication Technologies (ICTs). Additionally, strategies for teaching chemistry to new generations are explored. In the conclusion, the educational transformation throughout history is emphasized, especially in the last 20 years, due to emerging technologies and cyberspace. The need for pedagogical innovations is underscored, emphasizing the importance of cyberspace in chemistry education. The research reinforces the significance of innovative strategies, promoting cooperation and language, to adapt pedagogy to the current cultural and learning revolution.Machado, Bianca CunhaMelo junior, Maurício Alves deSilva, Rafael Ferreira daCarraco, Caio Locatelli2024-08-22T21:11:14Z2024-08-22T21:11:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARRACO, Caio Locatelli. Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Quimica, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34386CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-22T21:11:18Zoai:app.uff.br:1/34386Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-22T21:11:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações |
title |
Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações |
spellingShingle |
Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações Carraco, Caio Locatelli Ciberespaço Cibercultura Novas Gerações Ensino de química Jovem Cyberspace Cyberculture Chemistry Education New Generations |
title_short |
Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações |
title_full |
Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações |
title_fullStr |
Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações |
title_full_unstemmed |
Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações |
title_sort |
Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações |
author |
Carraco, Caio Locatelli |
author_facet |
Carraco, Caio Locatelli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Bianca Cunha Melo junior, Maurício Alves de Silva, Rafael Ferreira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carraco, Caio Locatelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciberespaço Cibercultura Novas Gerações Ensino de química Jovem Cyberspace Cyberculture Chemistry Education New Generations |
topic |
Ciberespaço Cibercultura Novas Gerações Ensino de química Jovem Cyberspace Cyberculture Chemistry Education New Generations |
description |
O presente trabalho exploratório busca compreender o impacto das tecnologias de informação e comunicação, especialmente o ciberespaço, no ensino de química, considerando o contexto das novas gerações. Os objetivos propostos envolvem desenvolver uma compreensão sobre o choque intergeracional provocado pelo avanço tecnológico e inserir o ciberespaço no ensino de química como recurso pedagógico. A metodologia adotada segue a abordagem exploratória, com levantamento bibliográfico sobre ciberespaço, cibercultura, ensino de química e novas gerações. Os resultados e discussões abordam a relação entre a Zona Proximal de Vygotsky e a cibercultura, analisando o impacto das novas gerações no contexto educacional. Destaca-se o papel do ciberespaço e como os professores incorporam essa ferramenta no processo de aprendizagem, iniciando com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Além disso, são exploradas estratégias para lecionar química às novas gerações.Na conclusão, ressalta-se a transformação educacional ao longo da história, especialmente nos últimos 20 anos, devido às tecnologias emergentes e ao ciberespaço. Destaca-se a necessidade de inovações pedagógicas, enfatizando a importância do ciberespaço no ensino de química. A pesquisa reforça a importância de estratégias inovadoras, promovendo a cooperação e a linguagem, para adequar a pedagogia à atual revolução cultural e de aprendizagem. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-22T21:11:14Z 2024-08-22T21:11:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARRACO, Caio Locatelli. Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Quimica, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34386 |
identifier_str_mv |
CARRACO, Caio Locatelli. Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Quimica, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823550233837568 |