Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraco, Caio Locatelli
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34386
Resumo: O presente trabalho exploratório busca compreender o impacto das tecnologias de informação e comunicação, especialmente o ciberespaço, no ensino de química, considerando o contexto das novas gerações. Os objetivos propostos envolvem desenvolver uma compreensão sobre o choque intergeracional provocado pelo avanço tecnológico e inserir o ciberespaço no ensino de química como recurso pedagógico. A metodologia adotada segue a abordagem exploratória, com levantamento bibliográfico sobre ciberespaço, cibercultura, ensino de química e novas gerações. Os resultados e discussões abordam a relação entre a Zona Proximal de Vygotsky e a cibercultura, analisando o impacto das novas gerações no contexto educacional. Destaca-se o papel do ciberespaço e como os professores incorporam essa ferramenta no processo de aprendizagem, iniciando com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Além disso, são exploradas estratégias para lecionar química às novas gerações.Na conclusão, ressalta-se a transformação educacional ao longo da história, especialmente nos últimos 20 anos, devido às tecnologias emergentes e ao ciberespaço. Destaca-se a necessidade de inovações pedagógicas, enfatizando a importância do ciberespaço no ensino de química. A pesquisa reforça a importância de estratégias inovadoras, promovendo a cooperação e a linguagem, para adequar a pedagogia à atual revolução cultural e de aprendizagem.
id UFF-2_0affa539d5f1be1869a4c3a0e01fe693
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34386
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas geraçõesCiberespaçoCiberculturaNovas GeraçõesEnsino de químicaJovemCyberspaceCybercultureChemistry EducationNew GenerationsO presente trabalho exploratório busca compreender o impacto das tecnologias de informação e comunicação, especialmente o ciberespaço, no ensino de química, considerando o contexto das novas gerações. Os objetivos propostos envolvem desenvolver uma compreensão sobre o choque intergeracional provocado pelo avanço tecnológico e inserir o ciberespaço no ensino de química como recurso pedagógico. A metodologia adotada segue a abordagem exploratória, com levantamento bibliográfico sobre ciberespaço, cibercultura, ensino de química e novas gerações. Os resultados e discussões abordam a relação entre a Zona Proximal de Vygotsky e a cibercultura, analisando o impacto das novas gerações no contexto educacional. Destaca-se o papel do ciberespaço e como os professores incorporam essa ferramenta no processo de aprendizagem, iniciando com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Além disso, são exploradas estratégias para lecionar química às novas gerações.Na conclusão, ressalta-se a transformação educacional ao longo da história, especialmente nos últimos 20 anos, devido às tecnologias emergentes e ao ciberespaço. Destaca-se a necessidade de inovações pedagógicas, enfatizando a importância do ciberespaço no ensino de química. A pesquisa reforça a importância de estratégias inovadoras, promovendo a cooperação e a linguagem, para adequar a pedagogia à atual revolução cultural e de aprendizagem.This exploratory study aims to comprehend the impact of information and communication technologies, especially cyberspace, on chemistry education, considering the context of new generations. The proposed objectives involve developing an understanding of the intergenerational clash caused by technological advances and integrating cyberspace into chemistry education as a pedagogical resource. The adopted methodology follows the exploratory approach, with a bibliographic survey on cyberspace, cyberculture, chemistry education, and new generations.Results and discussions address the relationship between Vygotsky's Zone of Proximal Development and cyberculture, analyzing the impact of new generations on the educational context. The role of cyberspace is highlighted, along with how teachers incorporate this tool into the learning process, starting with Information and Communication Technologies (ICTs). Additionally, strategies for teaching chemistry to new generations are explored. In the conclusion, the educational transformation throughout history is emphasized, especially in the last 20 years, due to emerging technologies and cyberspace. The need for pedagogical innovations is underscored, emphasizing the importance of cyberspace in chemistry education. The research reinforces the significance of innovative strategies, promoting cooperation and language, to adapt pedagogy to the current cultural and learning revolution.Machado, Bianca CunhaMelo junior, Maurício Alves deSilva, Rafael Ferreira daCarraco, Caio Locatelli2024-08-22T21:11:14Z2024-08-22T21:11:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARRACO, Caio Locatelli. Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Quimica, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34386CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-22T21:11:18Zoai:app.uff.br:1/34386Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-22T21:11:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações
title Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações
spellingShingle Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações
Carraco, Caio Locatelli
Ciberespaço
Cibercultura
Novas Gerações
Ensino de química
Jovem
Cyberspace
Cyberculture
Chemistry Education
New Generations
title_short Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações
title_full Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações
title_fullStr Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações
title_full_unstemmed Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações
title_sort Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações
author Carraco, Caio Locatelli
author_facet Carraco, Caio Locatelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Bianca Cunha
Melo junior, Maurício Alves de
Silva, Rafael Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Carraco, Caio Locatelli
dc.subject.por.fl_str_mv Ciberespaço
Cibercultura
Novas Gerações
Ensino de química
Jovem
Cyberspace
Cyberculture
Chemistry Education
New Generations
topic Ciberespaço
Cibercultura
Novas Gerações
Ensino de química
Jovem
Cyberspace
Cyberculture
Chemistry Education
New Generations
description O presente trabalho exploratório busca compreender o impacto das tecnologias de informação e comunicação, especialmente o ciberespaço, no ensino de química, considerando o contexto das novas gerações. Os objetivos propostos envolvem desenvolver uma compreensão sobre o choque intergeracional provocado pelo avanço tecnológico e inserir o ciberespaço no ensino de química como recurso pedagógico. A metodologia adotada segue a abordagem exploratória, com levantamento bibliográfico sobre ciberespaço, cibercultura, ensino de química e novas gerações. Os resultados e discussões abordam a relação entre a Zona Proximal de Vygotsky e a cibercultura, analisando o impacto das novas gerações no contexto educacional. Destaca-se o papel do ciberespaço e como os professores incorporam essa ferramenta no processo de aprendizagem, iniciando com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Além disso, são exploradas estratégias para lecionar química às novas gerações.Na conclusão, ressalta-se a transformação educacional ao longo da história, especialmente nos últimos 20 anos, devido às tecnologias emergentes e ao ciberespaço. Destaca-se a necessidade de inovações pedagógicas, enfatizando a importância do ciberespaço no ensino de química. A pesquisa reforça a importância de estratégias inovadoras, promovendo a cooperação e a linguagem, para adequar a pedagogia à atual revolução cultural e de aprendizagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-22T21:11:14Z
2024-08-22T21:11:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARRACO, Caio Locatelli. Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Quimica, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34386
identifier_str_mv CARRACO, Caio Locatelli. Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Quimica, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823550233837568