Triângulo de pascal e Análise combinatória: observando padrões e fazendo conjecturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Henrique de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29275
Resumo: Este trabalho foi inspirado nos padrões observados numa churrascaria rodízio, onde tudo que é oferecido pelos garçons tem como respostas: Sim, por favor! ou Não, obrigado! O que isso tem a ver com análise combinatória? R.: Tudo. Pois, o "Sim = aceito" significa que o elemento pertence ao agrupamento e o "Não = não aceito" significa que o elemento não pertence ao agrupamento. Utilizando a ideia do sim e do não e o princípio multiplicativo construímos tabelas coloridas com verde (sim) e vermelho (não) para fazer com que os alunos percebam resultados importantes da análise combinatória, triângulo de Pascal e binômio de Newton sem o uso de fórmulas, ou seja, fazendo conjecturas a partir de padrões observados. Esperamos que o presente trabalho seja mais uma alternativa para o ensino desses conteúdos tão ricos e interessantes e, também, sirva para inspirar Professores a criarem alternativas para ensinar esses e outros conteúdos de Matemática.
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spelling Triângulo de pascal e Análise combinatória: observando padrões e fazendo conjecturasAnálise combinatóriaBinômio de NewtonTriângulo de PascalCombinatorial AnalysisNewton’s BinomialPascal’s TriangleEste trabalho foi inspirado nos padrões observados numa churrascaria rodízio, onde tudo que é oferecido pelos garçons tem como respostas: Sim, por favor! ou Não, obrigado! O que isso tem a ver com análise combinatória? R.: Tudo. Pois, o "Sim = aceito" significa que o elemento pertence ao agrupamento e o "Não = não aceito" significa que o elemento não pertence ao agrupamento. Utilizando a ideia do sim e do não e o princípio multiplicativo construímos tabelas coloridas com verde (sim) e vermelho (não) para fazer com que os alunos percebam resultados importantes da análise combinatória, triângulo de Pascal e binômio de Newton sem o uso de fórmulas, ou seja, fazendo conjecturas a partir de padrões observados. Esperamos que o presente trabalho seja mais uma alternativa para o ensino desses conteúdos tão ricos e interessantes e, também, sirva para inspirar Professores a criarem alternativas para ensinar esses e outros conteúdos de Matemática.This work was inspired by the patterns observed in a rodízio steakhouse, where everything that is offered by the waiters has as responses: Yes, please! or No, thank you! What does this have to do with combinatorial analysis? A.: Everything. Because, the "Yes = accepted" means that the element belongs to the cluster and the "No = not accepted" means that the element does not belong to the cluster. Using the idea of yes and no and the multiplicative principle we built colored tables with green (yes) and red (no) to make students realize important results of combinatorial analysis, Pascal’s triangle and Newton’s binomial without the use of formulas, that is, making conjectures from observed patterns. We hope that this work will be another alternative for the teaching of these rich and interesting contents, and that it will inspire teachers to create alternatives to teach these and other mathematical contents.88 f.Abdón, Miriam Del Milagrohttp://lattes.cnpq.br/6760690109023863Antunes, Gladson Octavianohttp://lattes.cnpq.br/6725560105680636Gomes, Anne Michelle Dysmanhttp://lattes.cnpq.br/0207958631225457Carvalho, Carlos Henrique de2023-07-05T14:34:11Z2023-07-05T14:34:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Carlos Henrique de. Triângulo de Pascal e Análise Combinatória: Observando Padrões e Fazendo Conjecturas.2022.88 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29275CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-05T14:34:15Zoai:app.uff.br:1/29275Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-07-05T14:34:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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