Análise dos impactos da Arquivologia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Clara do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9383
Resumo: A Arquivologia encontra-se em uma fase de expansão, nada mais interessante do que analisar o nascimento da própria em território brasileiro, considerando que o que ocasionou o estopim para o crescimento da Arquivologia, foi processo de consolidação do Arquivo Nacional. Através do crescimento deste órgão torna-se possível analisar os impactos da expansão do campo epistemológico da Arquivologia em território nacional. O crescimento do campo, assim como as mudanças, tomou todo o país, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, local que abrigou o primeiro curso de Arquivologia em âmbito universitário. Com este enredo, o trabalho pretende abordar a trajetória histórica da inserção da Arquivologia no país, enfatizando o contexto sociocultural brasileiro, a partir da implantação de seus princípios no principal órgão neste contexto, o Arquivo Nacional. Nesta pesquisa, buscamos a origem das práticas Arquivologia no Brasil, com intuito de indicar qual seria o principal expoente e mantedor da disseminação desta prática no país.
id UFF-2_0bcceac762e5e0e6a1ab76acefaffad8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9383
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise dos impactos da Arquivologia no BrasilArquivologiaInstituições Públicas do Rio de JaneiroEnsino de ArquivologiaArquivo Nacional (Brasil)Ensino de arquivologiaArchival ScienceGraduation in Archival SciencePublic institutions in Rio de JaneiroA Arquivologia encontra-se em uma fase de expansão, nada mais interessante do que analisar o nascimento da própria em território brasileiro, considerando que o que ocasionou o estopim para o crescimento da Arquivologia, foi processo de consolidação do Arquivo Nacional. Através do crescimento deste órgão torna-se possível analisar os impactos da expansão do campo epistemológico da Arquivologia em território nacional. O crescimento do campo, assim como as mudanças, tomou todo o país, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, local que abrigou o primeiro curso de Arquivologia em âmbito universitário. Com este enredo, o trabalho pretende abordar a trajetória histórica da inserção da Arquivologia no país, enfatizando o contexto sociocultural brasileiro, a partir da implantação de seus princípios no principal órgão neste contexto, o Arquivo Nacional. Nesta pesquisa, buscamos a origem das práticas Arquivologia no Brasil, com intuito de indicar qual seria o principal expoente e mantedor da disseminação desta prática no país.The Archivology Science is in a phase of expansion, nothing more interesting than analyze the birth of science in Brazil, considering that responsible for start the trigger for the growing science was the National Archive. Through the expansion of this organ becomes possible to analyze the impacts of the growth of Archivology in our territory. With the growth of the field changes have been taken over the country, especially in the state of Rio de Janeiro, a place that housed the first course at the university level. With this scenario, the study addresses the historical trajectory of insertion Archivology in the country, emphasizing the Brazilian sociocultural context, since the implementation of its principles in the main body in this context, the National ArchivesSanches, MarcelaNeves, Lindalva Rosinete SilvaPret, RaquelCarmo, Clara do2019-05-06T17:33:44Z2019-05-06T17:33:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARMO, Clara do. Análise dos Impactos da Arquivologia no Brasil. 2014. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Arquivologia) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9383Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T20:13:09Zoai:app.uff.br:1/9383Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-27T20:13:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos impactos da Arquivologia no Brasil
title Análise dos impactos da Arquivologia no Brasil
spellingShingle Análise dos impactos da Arquivologia no Brasil
Carmo, Clara do
Arquivologia
Instituições Públicas do Rio de Janeiro
Ensino de Arquivologia
Arquivo Nacional (Brasil)
Ensino de arquivologia
Archival Science
Graduation in Archival Science
Public institutions in Rio de Janeiro
title_short Análise dos impactos da Arquivologia no Brasil
title_full Análise dos impactos da Arquivologia no Brasil
title_fullStr Análise dos impactos da Arquivologia no Brasil
title_full_unstemmed Análise dos impactos da Arquivologia no Brasil
title_sort Análise dos impactos da Arquivologia no Brasil
author Carmo, Clara do
author_facet Carmo, Clara do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Marcela
Neves, Lindalva Rosinete Silva
Pret, Raquel
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Clara do
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivologia
Instituições Públicas do Rio de Janeiro
Ensino de Arquivologia
Arquivo Nacional (Brasil)
Ensino de arquivologia
Archival Science
Graduation in Archival Science
Public institutions in Rio de Janeiro
topic Arquivologia
Instituições Públicas do Rio de Janeiro
Ensino de Arquivologia
Arquivo Nacional (Brasil)
Ensino de arquivologia
Archival Science
Graduation in Archival Science
Public institutions in Rio de Janeiro
description A Arquivologia encontra-se em uma fase de expansão, nada mais interessante do que analisar o nascimento da própria em território brasileiro, considerando que o que ocasionou o estopim para o crescimento da Arquivologia, foi processo de consolidação do Arquivo Nacional. Através do crescimento deste órgão torna-se possível analisar os impactos da expansão do campo epistemológico da Arquivologia em território nacional. O crescimento do campo, assim como as mudanças, tomou todo o país, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, local que abrigou o primeiro curso de Arquivologia em âmbito universitário. Com este enredo, o trabalho pretende abordar a trajetória histórica da inserção da Arquivologia no país, enfatizando o contexto sociocultural brasileiro, a partir da implantação de seus princípios no principal órgão neste contexto, o Arquivo Nacional. Nesta pesquisa, buscamos a origem das práticas Arquivologia no Brasil, com intuito de indicar qual seria o principal expoente e mantedor da disseminação desta prática no país.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-05-06T17:33:44Z
2019-05-06T17:33:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARMO, Clara do. Análise dos Impactos da Arquivologia no Brasil. 2014. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Arquivologia) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2014.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9383
Aluno de Graduação
identifier_str_mv CARMO, Clara do. Análise dos Impactos da Arquivologia no Brasil. 2014. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Arquivologia) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2014.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044676488855552