Ficção seriada no YouTube: um ensaio conjectural sobre as webséries brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26272 |
Resumo: | Desde o surgimento do YouTube, em 2005, vem sendo incentivada a produção de conteúdo audiovisual por usuários "comuns" na plataforma, ou seja, todos aqueles que tinham os recursos (muitas vezes de baixo orçamento) e o desejo de estar por trás e pela frente das câmeras. A rápida popularização do YouTube no contexto da cultura participativa (BURGESS, GREEN, 2009; JENKINS, 2009) e como plataforma de divulgação de conteúdo e como site de rede social (RECUERO, 2009) fez com que ocorresse, em igual velocidade, a aderência de instituições. A proposta desta pesquisa é iniciar uma conjuntura sobre o cenário da ficção seriada para internet, as webséries, no YouTube. O primeiro capítulo foca no contexto recente da produção audiovisual brasileira para entender o cenário em que as webséries nacionais são produzidas. O segundo capítulo foca em questões caras à autoria, como direitos autorais, produção amadora e profissionalização dos criadores de conteúdo no YouTube. Por fim, o terceiro capítulo consiste na descrição dos procedimentos metodológicos e de duas análises quantitativas: em uma utilizou-se preceitos da arquivologia (GEHL, 2009) com análise de sete pilotos de webséries brasileiras; já na segunda, a ferramenta YouTube Data Tools foi utilizada para a produção de dados numéricos de quase 500 produções. Através dessas duas faces metodológicas, foi possível traçar conclusões sobre as webséries brasileiras e o funcionamento do YouTube. |
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Ficção seriada no YouTube: um ensaio conjectural sobre as webséries brasileirasWebsériesYouTubeProdução AudiovisualCriadores de ConteúdoSériesYouTubeCriação (Arte)InternetWebseriesYouTubeAudiovisual ProductionContent CreatorsDesde o surgimento do YouTube, em 2005, vem sendo incentivada a produção de conteúdo audiovisual por usuários "comuns" na plataforma, ou seja, todos aqueles que tinham os recursos (muitas vezes de baixo orçamento) e o desejo de estar por trás e pela frente das câmeras. A rápida popularização do YouTube no contexto da cultura participativa (BURGESS, GREEN, 2009; JENKINS, 2009) e como plataforma de divulgação de conteúdo e como site de rede social (RECUERO, 2009) fez com que ocorresse, em igual velocidade, a aderência de instituições. A proposta desta pesquisa é iniciar uma conjuntura sobre o cenário da ficção seriada para internet, as webséries, no YouTube. O primeiro capítulo foca no contexto recente da produção audiovisual brasileira para entender o cenário em que as webséries nacionais são produzidas. O segundo capítulo foca em questões caras à autoria, como direitos autorais, produção amadora e profissionalização dos criadores de conteúdo no YouTube. Por fim, o terceiro capítulo consiste na descrição dos procedimentos metodológicos e de duas análises quantitativas: em uma utilizou-se preceitos da arquivologia (GEHL, 2009) com análise de sete pilotos de webséries brasileiras; já na segunda, a ferramenta YouTube Data Tools foi utilizada para a produção de dados numéricos de quase 500 produções. Através dessas duas faces metodológicas, foi possível traçar conclusões sobre as webséries brasileiras e o funcionamento do YouTube.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSince the emergence of YouTube, in 2005, the production of audiovisual content has been encouraged by "ordinary" users on the platform, that is, all those who had the resources (often on a low budget) and the desire to be behind and for the in front of the cameras. The rapid popularization of YouTube in the context of participatory culture (BURGESS, GREEN, 2009; JENKINS, 2009) and as a platform for disseminating content and as a social networking site (RECUERO, 2009) has resulted in adherence to of institutions. The purpose of this research is to start a conjuncture on the scenario of serial fiction for the internet, the webseries, on YouTube. The first chapter focuses on the recent context of Brazilian audiovisual production to understand the scenario in which national webseries are produced. The second chapter focuses on issues dear to authorship, such as copyright, amateur production and the professionalization of content creators on YouTube. Finally, the third chapter consists of the description of the methodological procedures and two quantitative analyses: in one, archival precepts were used (GEHL, 2009) with an analysis of seven pilots of Brazilian webseries; in the other, the YouTube Data Tools tool was used to produce numerical data from almost 500 productions. Through these two methodological aspects, it was possible to draw conclusions about the Brazilian webseries and the functioning of YouTube.102 p.Holzbach, ArianeAlbuquerque, AfonsoZanetti, Danielahttp://lattes.cnpq.br/8239603959426011Silva, Caio Melo da2022-09-16T13:46:49Z2022-09-16T13:46:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Caio Melo da. Ficção seriada no YouTube: um ensaio conjectural sobre as webséries brasileiras. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26272Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-16T13:46:52Zoai:app.uff.br:1/26272Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:40.267658Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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