Ficção seriada no YouTube: um ensaio conjectural sobre as webséries brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Caio Melo da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26272
Resumo: Desde o surgimento do YouTube, em 2005, vem sendo incentivada a produção de conteúdo audiovisual por usuários "comuns" na plataforma, ou seja, todos aqueles que tinham os recursos (muitas vezes de baixo orçamento) e o desejo de estar por trás e pela frente das câmeras. A rápida popularização do YouTube no contexto da cultura participativa (BURGESS, GREEN, 2009; JENKINS, 2009) e como plataforma de divulgação de conteúdo e como site de rede social (RECUERO, 2009) fez com que ocorresse, em igual velocidade, a aderência de instituições. A proposta desta pesquisa é iniciar uma conjuntura sobre o cenário da ficção seriada para internet, as webséries, no YouTube. O primeiro capítulo foca no contexto recente da produção audiovisual brasileira para entender o cenário em que as webséries nacionais são produzidas. O segundo capítulo foca em questões caras à autoria, como direitos autorais, produção amadora e profissionalização dos criadores de conteúdo no YouTube. Por fim, o terceiro capítulo consiste na descrição dos procedimentos metodológicos e de duas análises quantitativas: em uma utilizou-se preceitos da arquivologia (GEHL, 2009) com análise de sete pilotos de webséries brasileiras; já na segunda, a ferramenta YouTube Data Tools foi utilizada para a produção de dados numéricos de quase 500 produções. Através dessas duas faces metodológicas, foi possível traçar conclusões sobre as webséries brasileiras e o funcionamento do YouTube.
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