Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Odilon Adolfo Branco de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25252
Resumo: Objetivos: Analisar os desafios postos para o gerente de enfermagem de um hospital universitário na etapa de planejamento da equipe de enfermagem para o tratamento de pessoas acometidas pela COVID-19, durante a pandemia em 2020. Método: Trata-se de um relato sistemático de experiência sobre o processo de implantação de fluxo de atendimento e tratamento em um hospital universitário às pessoas acometidas pela COVID-19, tirando dessa experiência, lições para o ensino de enfermagem, expressando-as por meio de uma “Carta Pedagógica”. Resultados: Com esse estudo, objetivou-se transmitir aos futuros enfermeiros, a experiência vivida por um gestor de enfermagem hospitalar sobre as principais demandas gerenciais para a implantação de atendimento às pessoas acometidas pela COVID-19, contribuindo com a formação de enfermeiros para lidar com pandemias, além do conhecimento das estratégias administrativas estruturais e assistenciais para possibilitar a manutenção da saúde física e mental dos profissionais envolvidos que atuaram na linha de frente da assistência e, ainda, entender nosso papel social enquanto agentes de saúde. Considerações Finais: No contexto experienciado ao processo de (re)organização estrutural e de condutas, pautadas em normas, rotinas e protocolos, foi percebido que a Equipe de Enfermagem, mesmo que assustada por estar no front, abarcou o processo de trabalho, buscando (re)aprender medidas preventivas, para manter/prestar uma assistência segura para si e para o outro. Produtos: Elaboração e apresentação de uma “Carta Pedagógica” destinada aos estudantes de enfermagem sobre as lições apreendidas da experiência vivida; Construção de um fluxograma do plano de ação proposto para atenção aos pacientes acometidos por COVID-19 e Exposição de Poemas e imagens significativas, que foram escritos a partir da intuição poética desenvolvida durante a Pandemia, com base nas emoções manifestas.
id UFF-2_0c7c8b29ac294c239963e817191e2173
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25252
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensinoPandemiaGestão da Prática ProfissionalEducação em EnfermagemEmoções ManifestasPandemiasGerenciamento da Prática ProfissionalEducação em EnfermagemEmoções ManifestasPandemicProfessional Practice ManagementNursing EducationManifest EmotionsObjetivos: Analisar os desafios postos para o gerente de enfermagem de um hospital universitário na etapa de planejamento da equipe de enfermagem para o tratamento de pessoas acometidas pela COVID-19, durante a pandemia em 2020. Método: Trata-se de um relato sistemático de experiência sobre o processo de implantação de fluxo de atendimento e tratamento em um hospital universitário às pessoas acometidas pela COVID-19, tirando dessa experiência, lições para o ensino de enfermagem, expressando-as por meio de uma “Carta Pedagógica”. Resultados: Com esse estudo, objetivou-se transmitir aos futuros enfermeiros, a experiência vivida por um gestor de enfermagem hospitalar sobre as principais demandas gerenciais para a implantação de atendimento às pessoas acometidas pela COVID-19, contribuindo com a formação de enfermeiros para lidar com pandemias, além do conhecimento das estratégias administrativas estruturais e assistenciais para possibilitar a manutenção da saúde física e mental dos profissionais envolvidos que atuaram na linha de frente da assistência e, ainda, entender nosso papel social enquanto agentes de saúde. Considerações Finais: No contexto experienciado ao processo de (re)organização estrutural e de condutas, pautadas em normas, rotinas e protocolos, foi percebido que a Equipe de Enfermagem, mesmo que assustada por estar no front, abarcou o processo de trabalho, buscando (re)aprender medidas preventivas, para manter/prestar uma assistência segura para si e para o outro. Produtos: Elaboração e apresentação de uma “Carta Pedagógica” destinada aos estudantes de enfermagem sobre as lições apreendidas da experiência vivida; Construção de um fluxograma do plano de ação proposto para atenção aos pacientes acometidos por COVID-19 e Exposição de Poemas e imagens significativas, que foram escritos a partir da intuição poética desenvolvida durante a Pandemia, com base nas emoções manifestas.Objectives: To analyze the challenges posed to the nursing manager of a university hospital in the planning stage of the nursing team for the treatment of people affected by COVID-19, during the pandemic in 2020. Method: This is a systematic report of experience on the process of implementing the flow of care and treatment in a university hospital for people affected by COVID-19, drawing from this experience lessons for nursing education, expressing them through a “Pedagogical Letter”. Results: This study aimed to transmit to future nurses the experience of a hospital nursing manager about the main managerial demands for the implementation of care for people affected by COVID-19, contributing to the training of nurses to deal with pandemics, in addition to knowledge of structural administrative and care strategies to enable the maintenance of physical and mental health of the professionals involved who worked on the front lines of care, and also to understand our social role as health agents. Final Considerations: In the context experienced in the process of structural reorganization and conduct, based on norms, routines and protocols, it was noticed that the Nursing Team, even if frightened by being at the front, encompassed the work process, seeking to relearn preventive measures, to maintain/provide safe assistance for themselves and for the other. Products: Elaboration and presentation of a “Pedagogical Letter” for nursing students on the lessons learned from the lived experience; Construction of a flowchart of the proposed action plan for the care of patients affected by COVID-19 and the Exhibition of Poems and Significant Images, which were written from the poetic intuition developed during the Pandemic, based on overt emotions.75 f.Tavares, Cláudia Mara de Melohttp://lattes.cnpq.br/6927667633888452Carvalho, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/6572270720575285Queluci, Gisella de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/0216823785458700http://lattes.cnpq.br/4849216318569224Souza, Odilon Adolfo Branco de2022-06-15T18:57:27Z2022-06-15T18:57:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Odilon Adolfo Branco de. Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensino. 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25252CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-15T18:57:31Zoai:app.uff.br:1/25252Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:15.809437Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensino
title Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensino
spellingShingle Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensino
Souza, Odilon Adolfo Branco de
Pandemia
Gestão da Prática Profissional
Educação em Enfermagem
Emoções Manifestas
Pandemias
Gerenciamento da Prática Profissional
Educação em Enfermagem
Emoções Manifestas
Pandemic
Professional Practice Management
Nursing Education
Manifest Emotions
title_short Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensino
title_full Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensino
title_fullStr Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensino
title_full_unstemmed Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensino
title_sort Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensino
author Souza, Odilon Adolfo Branco de
author_facet Souza, Odilon Adolfo Branco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Cláudia Mara de Melo
http://lattes.cnpq.br/6927667633888452
Carvalho, José Carlos
http://lattes.cnpq.br/6572270720575285
Queluci, Gisella de Carvalho
http://lattes.cnpq.br/0216823785458700
http://lattes.cnpq.br/4849216318569224
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Odilon Adolfo Branco de
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Gestão da Prática Profissional
Educação em Enfermagem
Emoções Manifestas
Pandemias
Gerenciamento da Prática Profissional
Educação em Enfermagem
Emoções Manifestas
Pandemic
Professional Practice Management
Nursing Education
Manifest Emotions
topic Pandemia
Gestão da Prática Profissional
Educação em Enfermagem
Emoções Manifestas
Pandemias
Gerenciamento da Prática Profissional
Educação em Enfermagem
Emoções Manifestas
Pandemic
Professional Practice Management
Nursing Education
Manifest Emotions
description Objetivos: Analisar os desafios postos para o gerente de enfermagem de um hospital universitário na etapa de planejamento da equipe de enfermagem para o tratamento de pessoas acometidas pela COVID-19, durante a pandemia em 2020. Método: Trata-se de um relato sistemático de experiência sobre o processo de implantação de fluxo de atendimento e tratamento em um hospital universitário às pessoas acometidas pela COVID-19, tirando dessa experiência, lições para o ensino de enfermagem, expressando-as por meio de uma “Carta Pedagógica”. Resultados: Com esse estudo, objetivou-se transmitir aos futuros enfermeiros, a experiência vivida por um gestor de enfermagem hospitalar sobre as principais demandas gerenciais para a implantação de atendimento às pessoas acometidas pela COVID-19, contribuindo com a formação de enfermeiros para lidar com pandemias, além do conhecimento das estratégias administrativas estruturais e assistenciais para possibilitar a manutenção da saúde física e mental dos profissionais envolvidos que atuaram na linha de frente da assistência e, ainda, entender nosso papel social enquanto agentes de saúde. Considerações Finais: No contexto experienciado ao processo de (re)organização estrutural e de condutas, pautadas em normas, rotinas e protocolos, foi percebido que a Equipe de Enfermagem, mesmo que assustada por estar no front, abarcou o processo de trabalho, buscando (re)aprender medidas preventivas, para manter/prestar uma assistência segura para si e para o outro. Produtos: Elaboração e apresentação de uma “Carta Pedagógica” destinada aos estudantes de enfermagem sobre as lições apreendidas da experiência vivida; Construção de um fluxograma do plano de ação proposto para atenção aos pacientes acometidos por COVID-19 e Exposição de Poemas e imagens significativas, que foram escritos a partir da intuição poética desenvolvida durante a Pandemia, com base nas emoções manifestas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-06-15T18:57:27Z
2022-06-15T18:57:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Odilon Adolfo Branco de. Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensino. 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25252
identifier_str_mv SOUZA, Odilon Adolfo Branco de. Gerenciamento de enfermagem no processo de implantação de atendimento em um hospital universitário à pessoa acometida por Covid-19: lições para o ensino. 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823698865291264