Proposta de requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de implementação da estratégia competitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Suzy Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9320
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.12740798709
Resumo: O presente projeto propõe requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de desdobramento da estratégia competitiva por meio da análise da literatura e pelo levantamento com especialistas de mercado. Perante esse cenário, a pesquisa tenciona um aprofundamento nas temáticas centrais, estratégia competitiva, gestão de processos e gerenciamento de projetos, visando assim também, a identificação dos fatores críticos de sucesso para a implementação de uma estratégia competitiva, a detecção da correlação existente entre estratégia competitiva, gestão de processos e gerenciamento de projetos e a recomendação de orientações para uma implementação de uma estratégia competitiva bem sucedida. Desse modo, para alcançar os objetivos almejados, realizou-se uma pesquisa na literatura através de um levantamento bibliométrico e aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados, sendo que, para os tratamentos estatísticos utilizou-se a análise das frequências, acumulada e relativa, a posição central moda e o coeficiente de Correlação de Spearman. Como resultados principais, observou-se que todos os 42 requisitos levantados na literatura foram considerados como fatores críticos de sucessos para a implementação de uma estratégia competitiva e, pela análise das respostas dos profissionais foi possível a inclusão de mais 12 outros. Além disso, identificou-se que há correlação entre estratégia competitiva, gestão de processos e gerenciamento de projetos, exceto para o requisito foco no cliente. Ademais, foi possível recomendar como orientação para as empresas quatro ações prioritárias na implementação de uma estratégia competitiva. Concluiu-se na pesquisa que além dos pilares estratégia, processos e projetos, as pessoas, na figura de cliente ou colaboradores, precisam ser incluídas como uma das bases para a vantagem competitiva.
id UFF-2_0c8f8e0b3ada5de8c4b19939316ac66a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9320
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta de requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de implementação da estratégia competitivaProposal of project management and process management requirements as a way to implement competitive strategyEstratégiaGestão de processosVantagem competitiva.EstratégiaGestão de processos de negócioVantagem competitivaStrategyProcess managementCompetitive advantageO presente projeto propõe requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de desdobramento da estratégia competitiva por meio da análise da literatura e pelo levantamento com especialistas de mercado. Perante esse cenário, a pesquisa tenciona um aprofundamento nas temáticas centrais, estratégia competitiva, gestão de processos e gerenciamento de projetos, visando assim também, a identificação dos fatores críticos de sucesso para a implementação de uma estratégia competitiva, a detecção da correlação existente entre estratégia competitiva, gestão de processos e gerenciamento de projetos e a recomendação de orientações para uma implementação de uma estratégia competitiva bem sucedida. Desse modo, para alcançar os objetivos almejados, realizou-se uma pesquisa na literatura através de um levantamento bibliométrico e aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados, sendo que, para os tratamentos estatísticos utilizou-se a análise das frequências, acumulada e relativa, a posição central moda e o coeficiente de Correlação de Spearman. Como resultados principais, observou-se que todos os 42 requisitos levantados na literatura foram considerados como fatores críticos de sucessos para a implementação de uma estratégia competitiva e, pela análise das respostas dos profissionais foi possível a inclusão de mais 12 outros. Além disso, identificou-se que há correlação entre estratégia competitiva, gestão de processos e gerenciamento de projetos, exceto para o requisito foco no cliente. Ademais, foi possível recomendar como orientação para as empresas quatro ações prioritárias na implementação de uma estratégia competitiva. Concluiu-se na pesquisa que além dos pilares estratégia, processos e projetos, as pessoas, na figura de cliente ou colaboradores, precisam ser incluídas como uma das bases para a vantagem competitiva.This project proposes requirements from project management and process management as a way of unfolding the competitive strategy through analysis of the literature and a survey with market experts. Given this scenario, the research intends to explore the central themes, competitive strategy, process management and project management. It also aims to identify the critical success factors for the implementation of a competitive strategy, to notice the correlation between competitive strategy, process management and project management and to recommend guidelines for successful competitive strategy implementation. Thus, in order to reach the desired objectives, a literature survey was carried out through a bibliometric survey and a questionnaire was applied as a data collection instrument. For the statistical analysis, cumulative and relative frequency analysis, the central tendency position mode and the Spearman correlation coefficient were used. As main results, it was observed that all 42 requirements identified in the literature were considered critical success factors for the implementation of a competitive strategy and, through the analysis of the professionals' answers, it was possible to include 12 more. In addition, it has been identified that there is a correlation between competitive strategy, process management and project management, but not with customer focus requirement. And, it was also possible to recommend as orientation to companies, four priority actions in the implementation of a competitive strategy. It has been concluded in the research that beyond the pillars of strategy, processes and projects, people, be they customers or employees, need to be included as one more basis for a competitive advantage.269 f.NiteróiVieira Neto, JulioPereira, ValdecyMelo, Valdir Agustinho deFerreira, Suzy Almeida2019-04-29T14:27:06Z2019-04-29T14:27:06Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9320Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.12740798709CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:48Zoai:app.uff.br:1/9320Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:40:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de implementação da estratégia competitiva
Proposal of project management and process management requirements as a way to implement competitive strategy
title Proposta de requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de implementação da estratégia competitiva
spellingShingle Proposta de requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de implementação da estratégia competitiva
Ferreira, Suzy Almeida
Estratégia
Gestão de processos
Vantagem competitiva.
Estratégia
Gestão de processos de negócio
Vantagem competitiva
Strategy
Process management
Competitive advantage
title_short Proposta de requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de implementação da estratégia competitiva
title_full Proposta de requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de implementação da estratégia competitiva
title_fullStr Proposta de requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de implementação da estratégia competitiva
title_full_unstemmed Proposta de requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de implementação da estratégia competitiva
title_sort Proposta de requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de implementação da estratégia competitiva
author Ferreira, Suzy Almeida
author_facet Ferreira, Suzy Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira Neto, Julio
Pereira, Valdecy
Melo, Valdir Agustinho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Suzy Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Gestão de processos
Vantagem competitiva.
Estratégia
Gestão de processos de negócio
Vantagem competitiva
Strategy
Process management
Competitive advantage
topic Estratégia
Gestão de processos
Vantagem competitiva.
Estratégia
Gestão de processos de negócio
Vantagem competitiva
Strategy
Process management
Competitive advantage
description O presente projeto propõe requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de desdobramento da estratégia competitiva por meio da análise da literatura e pelo levantamento com especialistas de mercado. Perante esse cenário, a pesquisa tenciona um aprofundamento nas temáticas centrais, estratégia competitiva, gestão de processos e gerenciamento de projetos, visando assim também, a identificação dos fatores críticos de sucesso para a implementação de uma estratégia competitiva, a detecção da correlação existente entre estratégia competitiva, gestão de processos e gerenciamento de projetos e a recomendação de orientações para uma implementação de uma estratégia competitiva bem sucedida. Desse modo, para alcançar os objetivos almejados, realizou-se uma pesquisa na literatura através de um levantamento bibliométrico e aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados, sendo que, para os tratamentos estatísticos utilizou-se a análise das frequências, acumulada e relativa, a posição central moda e o coeficiente de Correlação de Spearman. Como resultados principais, observou-se que todos os 42 requisitos levantados na literatura foram considerados como fatores críticos de sucessos para a implementação de uma estratégia competitiva e, pela análise das respostas dos profissionais foi possível a inclusão de mais 12 outros. Além disso, identificou-se que há correlação entre estratégia competitiva, gestão de processos e gerenciamento de projetos, exceto para o requisito foco no cliente. Ademais, foi possível recomendar como orientação para as empresas quatro ações prioritárias na implementação de uma estratégia competitiva. Concluiu-se na pesquisa que além dos pilares estratégia, processos e projetos, as pessoas, na figura de cliente ou colaboradores, precisam ser incluídas como uma das bases para a vantagem competitiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-29T14:27:06Z
2019-04-29T14:27:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9320
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.12740798709
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9320
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.12740798709
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135456577486848