A defesa da educação pública na trajetória intelectual militante de Florestan Fernandes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23260 |
Resumo: | A Ciência engajada e o papel do intelectual militante na defesa intransigente por uma universidade pública, gratuita, laica, universal e de qualidade torna-se o epicentro de debates em torno, não apenas da defesa dos direitos sociais conquistados através de muita luta pelos “de baixo”, mas nos fazendo refletir se a educação seria a chave para uma transformação social. Com isso, a presente dissertação de mestrado possui como objetivo realizar uma aproximação com o pensamento educacional de Florestan Fernandes a fim de apreendermos os elementos centrais de seu pensamento tanto sociológico como o educacional, apreendendo os eixos teóricos e políticos que fundamentam a abordagem dos aspectos estruturais e dinâmicos do desafio educacional brasileiro, particularmente da educação superior. Dialogando com a tradição marxista, recuperamos a obra de Florestan Fernandes como profícuo instrumental para análise das particularidades do capitalismo na América Latina, especialmente o Brasil, visando contribuir para a produção de conhecimento para o Serviço Social e Demais áreas das Ciências Humanas, Sociais e aplicadas bem como na defesa intransigente da universidade pública, gratuita, laica, universal e de qualidade como direito historicamente conquistado pelas lutas da classe trabalhadora. |
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A defesa da educação pública na trajetória intelectual militante de Florestan FernandesFlorestan FernandesCapitalismo dependenteIntelectual militanteCiência engajadaEducação superiorDesafio educacionalEnsino públicoEnsino superiorFernandes, Florestan, 1920-1995BrasilFlorestan FernandesDependent capitalismMilitant intellectualEngaged scienceCollege educationEducational challengeA Ciência engajada e o papel do intelectual militante na defesa intransigente por uma universidade pública, gratuita, laica, universal e de qualidade torna-se o epicentro de debates em torno, não apenas da defesa dos direitos sociais conquistados através de muita luta pelos “de baixo”, mas nos fazendo refletir se a educação seria a chave para uma transformação social. Com isso, a presente dissertação de mestrado possui como objetivo realizar uma aproximação com o pensamento educacional de Florestan Fernandes a fim de apreendermos os elementos centrais de seu pensamento tanto sociológico como o educacional, apreendendo os eixos teóricos e políticos que fundamentam a abordagem dos aspectos estruturais e dinâmicos do desafio educacional brasileiro, particularmente da educação superior. Dialogando com a tradição marxista, recuperamos a obra de Florestan Fernandes como profícuo instrumental para análise das particularidades do capitalismo na América Latina, especialmente o Brasil, visando contribuir para a produção de conhecimento para o Serviço Social e Demais áreas das Ciências Humanas, Sociais e aplicadas bem como na defesa intransigente da universidade pública, gratuita, laica, universal e de qualidade como direito historicamente conquistado pelas lutas da classe trabalhadora.Engaged science and the role of the militant intellectual in the uncompromising advocacy for a free, secular, universal and quality public university becomes the epicenter of debate around, not just for the defense of social rights won through much struggle for the working class, but making us wonder if education would be the key to social transformation. Thus, the present master's thesis aims to approach Florestan Fernandes's educational thinking in order to grasp the central elements of both sociological and educational thinking of the author, grasping the theoretical and political axes that underlie the structural aspects approach inaugurated by him and dynamics of the Brazilian on the educational challenge, particularly of college education. Dialogueing with Marxist tradition, recovering the work by Florestan Fernandes, as an instrument for the analysis of the peculiarities of capitalism in Latin America, especially in Brazil, contributing to the production of knowledge for the Social Work and other areas of Humanities, Social and Applied Sciences for the uncompromising defense of the free, secular, universal and quality public university as a right historically conquered by the struggles of the working class.173f.NiteróiLima, Kátia Regina de SouzaDuarte, Janaina Lopes do NascimentoSilva, Marcela SoaresSouza, Paulo Honorato de2021-09-20T13:37:25Z2021-09-20T13:37:25Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Paulo Honorato de. A defesa da educação pública na trajetória intelectual militante de Florestan Fernandes. 2019. 173 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social em e Desenvolvimento Regional)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23260Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-20T13:37:25Zoai:app.uff.br:1/23260Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:08.363750Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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