Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Ana Lúcia Torres
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nicolau, Jairo Cesar Marconi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27656
Resumo: O artigo busca apresentar a representatividade histórica das mulheres no decorrer dos séculos para o desenvolvimento das ciências médicas com foco na trajetória das brasileiras pretas, indígenas e transexuais na medicina, pontuando elementos conceituais que influenciaram nesse contexto para abrir passagem na sociedade com o ingresso na prática médica. Pontua as dificuldades para a formação feminina, atuação no mercado de trabalho e a geração da produção intelectual. O que norteia a pesquisa é a busca de respostas para os entraves que as mulheres desses grupos vivenciam na vida pessoal e profissional para conquistarem espaço na medicina. O objetivo geral é realizar a busca por mulheres que foram precursoras na medicina, chegando aos dias atuais, com outras mulheres médicas conquistando o mercado de trabalho e mapeando a produção intelectual delas. A metodologia proposta foi uma varredura na base de dados Science Direct, Web of Science e Plataforma Lattes em busca de artigos publicados por mulheres brasileiras no período de 2020 a 2024. Essas ferramentas são relevantes para o dimensionamento quantitativo da produção científica dessas mulheres que buscam ocupar lugar de equidade no universo elitista da medicina, apesar dos indícios de que as desigualdades sociais e o machismo ainda interferem na trajetória das mulheres na medicina, principalmente das que pertencem a grupos minoritários.
id UFF-2_0dbc3429f47d884c179c267ee149c397
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27656
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica?Mulheres médicasDesigualdades sociaisMulherMedicinaDesigualdade socialO artigo busca apresentar a representatividade histórica das mulheres no decorrer dos séculos para o desenvolvimento das ciências médicas com foco na trajetória das brasileiras pretas, indígenas e transexuais na medicina, pontuando elementos conceituais que influenciaram nesse contexto para abrir passagem na sociedade com o ingresso na prática médica. Pontua as dificuldades para a formação feminina, atuação no mercado de trabalho e a geração da produção intelectual. O que norteia a pesquisa é a busca de respostas para os entraves que as mulheres desses grupos vivenciam na vida pessoal e profissional para conquistarem espaço na medicina. O objetivo geral é realizar a busca por mulheres que foram precursoras na medicina, chegando aos dias atuais, com outras mulheres médicas conquistando o mercado de trabalho e mapeando a produção intelectual delas. A metodologia proposta foi uma varredura na base de dados Science Direct, Web of Science e Plataforma Lattes em busca de artigos publicados por mulheres brasileiras no período de 2020 a 2024. Essas ferramentas são relevantes para o dimensionamento quantitativo da produção científica dessas mulheres que buscam ocupar lugar de equidade no universo elitista da medicina, apesar dos indícios de que as desigualdades sociais e o machismo ainda interferem na trajetória das mulheres na medicina, principalmente das que pertencem a grupos minoritários.SimNúcleo do ConhecimentoNiterói, RJ2023-01-23T12:07:53Z2023-01-23T12:07:53Z2023-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARINHO, Ana Lúcia Torres. NICOLAU, Jairo Cesar Marconi. Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica? Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. a. 8, ed. 1, v. 1, p. 157-74., jan. 2023. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/ciencias-sociais/indigenas-e-transexuais, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/ciencias-sociais/indigenas-e-transexuaishttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27656Técnico AdministrativoRevista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. a. 8, ed. 1, v. 1, pp. 157-74, jan. 2023.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarinho, Ana Lúcia TorresNicolau, Jairo Cesar Marconiporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-25T01:36:08Zoai:app.uff.br:1/27656Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-25T01:36:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica?
title Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica?
spellingShingle Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica?
Marinho, Ana Lúcia Torres
Mulheres médicas
Desigualdades sociais
Mulher
Medicina
Desigualdade social
title_short Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica?
title_full Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica?
title_fullStr Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica?
title_full_unstemmed Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica?
title_sort Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica?
author Marinho, Ana Lúcia Torres
author_facet Marinho, Ana Lúcia Torres
Nicolau, Jairo Cesar Marconi
author_role author
author2 Nicolau, Jairo Cesar Marconi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Ana Lúcia Torres
Nicolau, Jairo Cesar Marconi
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres médicas
Desigualdades sociais
Mulher
Medicina
Desigualdade social
topic Mulheres médicas
Desigualdades sociais
Mulher
Medicina
Desigualdade social
description O artigo busca apresentar a representatividade histórica das mulheres no decorrer dos séculos para o desenvolvimento das ciências médicas com foco na trajetória das brasileiras pretas, indígenas e transexuais na medicina, pontuando elementos conceituais que influenciaram nesse contexto para abrir passagem na sociedade com o ingresso na prática médica. Pontua as dificuldades para a formação feminina, atuação no mercado de trabalho e a geração da produção intelectual. O que norteia a pesquisa é a busca de respostas para os entraves que as mulheres desses grupos vivenciam na vida pessoal e profissional para conquistarem espaço na medicina. O objetivo geral é realizar a busca por mulheres que foram precursoras na medicina, chegando aos dias atuais, com outras mulheres médicas conquistando o mercado de trabalho e mapeando a produção intelectual delas. A metodologia proposta foi uma varredura na base de dados Science Direct, Web of Science e Plataforma Lattes em busca de artigos publicados por mulheres brasileiras no período de 2020 a 2024. Essas ferramentas são relevantes para o dimensionamento quantitativo da produção científica dessas mulheres que buscam ocupar lugar de equidade no universo elitista da medicina, apesar dos indícios de que as desigualdades sociais e o machismo ainda interferem na trajetória das mulheres na medicina, principalmente das que pertencem a grupos minoritários.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-23T12:07:53Z
2023-01-23T12:07:53Z
2023-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINHO, Ana Lúcia Torres. NICOLAU, Jairo Cesar Marconi. Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica? Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. a. 8, ed. 1, v. 1, p. 157-74., jan. 2023. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/ciencias-sociais/indigenas-e-transexuais, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/ciencias-sociais/indigenas-e-transexuais
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27656
Técnico Administrativo
identifier_str_mv MARINHO, Ana Lúcia Torres. NICOLAU, Jairo Cesar Marconi. Poderosas mulheres pretas, indígenas e transexuais: novos atores (ou atrizes) na formação da elite médica? Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. a. 8, ed. 1, v. 1, p. 157-74., jan. 2023. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/ciencias-sociais/indigenas-e-transexuais, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/ciencias-sociais/indigenas-e-transexuais
Técnico Administrativo
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. a. 8, ed. 1, v. 1, pp. 157-74, jan. 2023.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo do Conhecimento
Niterói, RJ
publisher.none.fl_str_mv Núcleo do Conhecimento
Niterói, RJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838805807333376