Mapeamento de questões afirmativas de gênero: um estudo documental do setor empresarial em diferentes setores produtivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9048 http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.03865577725 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo mapear a aplicação de políticas afirmativas de gênero na formação de novos valores corporativos. O estudo discorreu sobre o histórico de luta das mulheres ao longo dos anos, os pontos principais do movimento feminista e suas reinvindicações, a conquista dos direitos das mulheres e dos movimentos sindicais e sua interação com as cláusulas sociais dos acordos coletivos. O pesquisa realizada teve um enfoque qualitativo e exploratório. O método consistiu na análise de conteúdo utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental realizada através de consultas dos relatórios técnicos de empresas e de instituições públicas e privadas. A pesquisa utilizou dados disponível ao público de organizações de quatro setores produtivos: extrativista, de finanças, de bens de consumo e de serviços. A seleção resultou em uma amostra de 06 empresas com recorte temporal de 2014 a 2016. A análise consistiu no mapeamento das políticas afirmativas de gênero para a formação de novos valores corporativos sob a ótica da Responsabilidade Social Empresarial e sua interação com os stakeholders mediante a participação das empresas no Programa Pró Equidade de Gênero e Raça, do compromisso firmado entre as organizações com o Pacto Global e nos princípios de empoderamento feminino da ONU Mulheres. A principal conclusão do trabalho foi que a participação voluntária das empresas no PPEGR e Pacto Global, incentiva o compartilhamento de resultados das boas práticas e das ações afirmativas de gênero para toda a comunidade empresarial. Como resultado este trabalho contribui para a construção do diálogo participativo que colabora com a transformação da cultura organizacional e para a formação de novos valores corporativos, favorecendo ao empoderamento feminino no mercado de trabalho. |
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Mapeamento de questões afirmativas de gênero: um estudo documental do setor empresarial em diferentes setores produtivosMapping of affirmative issues of gender: a documentary study of the business sector in different productive sectors.Gestão de políticasResponsabilidade socialEmpoderamento femininoSindicalismoDiversidade de gênero.Responsabilidade social da empresaGêneroCultura organizacionalPolicy managementSocial responsabilityFemale's empowermentSyndicalismGender diversityO presente estudo teve como objetivo mapear a aplicação de políticas afirmativas de gênero na formação de novos valores corporativos. O estudo discorreu sobre o histórico de luta das mulheres ao longo dos anos, os pontos principais do movimento feminista e suas reinvindicações, a conquista dos direitos das mulheres e dos movimentos sindicais e sua interação com as cláusulas sociais dos acordos coletivos. O pesquisa realizada teve um enfoque qualitativo e exploratório. O método consistiu na análise de conteúdo utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental realizada através de consultas dos relatórios técnicos de empresas e de instituições públicas e privadas. A pesquisa utilizou dados disponível ao público de organizações de quatro setores produtivos: extrativista, de finanças, de bens de consumo e de serviços. A seleção resultou em uma amostra de 06 empresas com recorte temporal de 2014 a 2016. A análise consistiu no mapeamento das políticas afirmativas de gênero para a formação de novos valores corporativos sob a ótica da Responsabilidade Social Empresarial e sua interação com os stakeholders mediante a participação das empresas no Programa Pró Equidade de Gênero e Raça, do compromisso firmado entre as organizações com o Pacto Global e nos princípios de empoderamento feminino da ONU Mulheres. A principal conclusão do trabalho foi que a participação voluntária das empresas no PPEGR e Pacto Global, incentiva o compartilhamento de resultados das boas práticas e das ações afirmativas de gênero para toda a comunidade empresarial. Como resultado este trabalho contribui para a construção do diálogo participativo que colabora com a transformação da cultura organizacional e para a formação de novos valores corporativos, favorecendo ao empoderamento feminino no mercado de trabalho.The present study aimed to map the application of affirmative gender policies in the formation of new corporate values. The study discussed women's history of struggle over the years, the main points of the feminist movement and its claims, the achievement of the rights of women and trade union movements, and their interaction with the social clauses of collective bargaining. The research carried out had a qualitative and exploratory approach. The method consisted in the analysis of content using bibliographical and documentary research carried out through consultations of the technical reports of companies and public and private institutions. The research used data available to the public of organizations from four productive sectors: extractive, financial, consumer goods and services. The selection resulted in a sample of 06 companies with a temporal cut from 2014 to 2016. The analysis consisted of the mapping of affirmative gender policies for the formation of new corporate values from the point of view of Corporate Social Responsibility and its interaction with stakeholders through participation of the companies in the Gender Equality and Race Program, the commitment made between the organizations with the Global Pact and the principles of women's empowerment of ONU Women. The main conclusion of the study was that the voluntary participation of companies in the PPEGR and Global Pact encourages the sharing of good practice and affirmative action results for the entire business community. As a result, this work contributes to the construction of participatory dialogue that contributes to the transformation of organizational culture and to the formation of new corporate values, favoring female empowerment in job market.166fNiteróiDomingo, Maria de Lurdes CostaVieira, JulioNunes, Nilza Rogéria de Andradehttp://lattes.cnpq.br/1832453051200376http://lattes.cnpq.br/8052370131852533http://lattes.cnpq.br/5912959244625856Almeida, Carla Cristina Lopes de2019-04-02T16:57:09Z2019-04-02T16:57:09Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9048Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.03865577725CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:52Zoai:app.uff.br:1/9048Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:13.009509Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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