A pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de Vega
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9715 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar a pintura de retratos em Peribáñez yEl Comendador de Ocaña, do dramaturgo espanhol, do “Século de Ouro”, Lope de Vega (1562- 1635), publicada em 1616. No primeiro capítulo aborda-se, com Anne Ubersfeld, a linguagem utilizada no teatro, destacando-se sua combinação de linguagens particulares e distintas. Baseando-se na Semiologia do Teatro, destaca-se também a importância do traje regional, que é ao mesmo tempo um objeto e um signo ou, mais precisamente, carrega uma estrutura de signos. Destaca-se a importância dos quadros visuais na representação, e ambientes nos quais se encontram os objetos, as pessoas, e suas ações, Com Gállego, distinguem-se, dentro dos termos figurativos da pintura espanhola do século XVII, os elementos adotados pelos outros campos da atividade cultural, e os elementos originais plásticos. E com Pacheco, analisa-se o colorido, considerado a terceira e última parte da pintura. No segundo capítulo, com Sánchez Jiménez, estuda-se a relação de Lope com a pintura, através de um ponto de vista inovador, tendo-se em conta as necessidades profissionais do escritor da época, assim como o contexto social e cultural em que exercia seu trabalho. No terceiro capítulo Peribáñez y el Comendador de Ocaña será objeto reflexões, quando situada historicamente, com Juan María Marín. E aborda-se um novo gênero, a chamada comédia nova, que surge em El Arte Nuevo de Hacer Comedias En Este Tiempo, de Lope, publicada em 1609. E por fim, trata-se especificamente da pintura de retratos na obra como expressão de teatralidade |
id |
UFF-2_0e68adca9646e56f17da456eddb9802f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9715 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de VegaPintura de retratosTeatro“Século de ouro” espanholComédia novaRetrato (Pintura)Teatro espanhol; história e críticaComédiaPintura de retratosTeatro“Siglo de Oro” EspañolComedia NuevaO objetivo desta pesquisa é analisar a pintura de retratos em Peribáñez yEl Comendador de Ocaña, do dramaturgo espanhol, do “Século de Ouro”, Lope de Vega (1562- 1635), publicada em 1616. No primeiro capítulo aborda-se, com Anne Ubersfeld, a linguagem utilizada no teatro, destacando-se sua combinação de linguagens particulares e distintas. Baseando-se na Semiologia do Teatro, destaca-se também a importância do traje regional, que é ao mesmo tempo um objeto e um signo ou, mais precisamente, carrega uma estrutura de signos. Destaca-se a importância dos quadros visuais na representação, e ambientes nos quais se encontram os objetos, as pessoas, e suas ações, Com Gállego, distinguem-se, dentro dos termos figurativos da pintura espanhola do século XVII, os elementos adotados pelos outros campos da atividade cultural, e os elementos originais plásticos. E com Pacheco, analisa-se o colorido, considerado a terceira e última parte da pintura. No segundo capítulo, com Sánchez Jiménez, estuda-se a relação de Lope com a pintura, através de um ponto de vista inovador, tendo-se em conta as necessidades profissionais do escritor da época, assim como o contexto social e cultural em que exercia seu trabalho. No terceiro capítulo Peribáñez y el Comendador de Ocaña será objeto reflexões, quando situada historicamente, com Juan María Marín. E aborda-se um novo gênero, a chamada comédia nova, que surge em El Arte Nuevo de Hacer Comedias En Este Tiempo, de Lope, publicada em 1609. E por fim, trata-se especificamente da pintura de retratos na obra como expressão de teatralidadeEl objetivo de esta investigación es analizar la pintura de retratos en Peribáñez yEl Comendador de Ocaña, del dramaturgo español, del “Siglo de Oro”, Lope de Vega (1562- 1635), publicada en 1616. En el primer capítulo abordase, con AnneUbersfeld, el lenguaje utilizada en el teatro, destacándose su combinación de lenguajes particulares y distintos. Basándose en Semiologia do Teatro, destacase también la importancia del traje regional, que es, a la vez un objeto y un signo o, más precisamente, carga una estructura de signos. Destacase la importancia de los cuadros visuales en la representación, y ambientes en los cuales se encuentran los objetos, las personas, y sus acciones. Con Gállego, distinguense, dentro de los términos figurativos de la pintura española del siglo XVII, los elementos adoptados por los otros campos de actividad cultural, y los elementos originales y plásticos. Y con Pacheco, analizase el colorido, considerado la tercera y última parte de la pintura. En el segundo capítulo, con Sánchez Jiménez, estudiase la relación de Lope con la pintura a través de un punto de vista innovador, teniéndose en cuenta las necesidades profesionales del escritor de la época, así como el contexto social y cultural en que ejercía su trabajo. En el tercer capítulo, Peribáñez y el Comendador de Ocaña será objeto de nuestras reflexiones, cuando situada históricamente con Juán María Marín. Y abordase un nuevo género, la llamada comedia nueva, que surge con El Arte Nuevo de Hacer Comedias En Este Tiempo, de Lope, publicada en 1609. Y por fin, tratase específicamente de la pintura de retratos en la obra como expresión de teatralidad92 f.Peres, Lygia Rodrigues ViannaPeres, Lygia Rodrigues ViannaBragança, Maurício deLima, Helena Dias dos SantosReis, Lívia Maria de FreitasPereira, Isabella Santana Gonçalves2019-05-28T13:53:44Z2019-05-28T13:53:44Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9715openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-07T22:31:46Zoai:app.uff.br:1/9715Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:01.284194Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de Vega |
title |
A pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de Vega |
spellingShingle |
A pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de Vega Pereira, Isabella Santana Gonçalves Pintura de retratos Teatro “Século de ouro” espanhol Comédia nova Retrato (Pintura) Teatro espanhol; história e crítica Comédia Pintura de retratos Teatro “Siglo de Oro” Español Comedia Nueva |
title_short |
A pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de Vega |
title_full |
A pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de Vega |
title_fullStr |
A pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de Vega |
title_full_unstemmed |
A pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de Vega |
title_sort |
A pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de Vega |
author |
Pereira, Isabella Santana Gonçalves |
author_facet |
Pereira, Isabella Santana Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peres, Lygia Rodrigues Vianna Peres, Lygia Rodrigues Vianna Bragança, Maurício de Lima, Helena Dias dos Santos Reis, Lívia Maria de Freitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Isabella Santana Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pintura de retratos Teatro “Século de ouro” espanhol Comédia nova Retrato (Pintura) Teatro espanhol; história e crítica Comédia Pintura de retratos Teatro “Siglo de Oro” Español Comedia Nueva |
topic |
Pintura de retratos Teatro “Século de ouro” espanhol Comédia nova Retrato (Pintura) Teatro espanhol; história e crítica Comédia Pintura de retratos Teatro “Siglo de Oro” Español Comedia Nueva |
description |
O objetivo desta pesquisa é analisar a pintura de retratos em Peribáñez yEl Comendador de Ocaña, do dramaturgo espanhol, do “Século de Ouro”, Lope de Vega (1562- 1635), publicada em 1616. No primeiro capítulo aborda-se, com Anne Ubersfeld, a linguagem utilizada no teatro, destacando-se sua combinação de linguagens particulares e distintas. Baseando-se na Semiologia do Teatro, destaca-se também a importância do traje regional, que é ao mesmo tempo um objeto e um signo ou, mais precisamente, carrega uma estrutura de signos. Destaca-se a importância dos quadros visuais na representação, e ambientes nos quais se encontram os objetos, as pessoas, e suas ações, Com Gállego, distinguem-se, dentro dos termos figurativos da pintura espanhola do século XVII, os elementos adotados pelos outros campos da atividade cultural, e os elementos originais plásticos. E com Pacheco, analisa-se o colorido, considerado a terceira e última parte da pintura. No segundo capítulo, com Sánchez Jiménez, estuda-se a relação de Lope com a pintura, através de um ponto de vista inovador, tendo-se em conta as necessidades profissionais do escritor da época, assim como o contexto social e cultural em que exercia seu trabalho. No terceiro capítulo Peribáñez y el Comendador de Ocaña será objeto reflexões, quando situada historicamente, com Juan María Marín. E aborda-se um novo gênero, a chamada comédia nova, que surge em El Arte Nuevo de Hacer Comedias En Este Tiempo, de Lope, publicada em 1609. E por fim, trata-se especificamente da pintura de retratos na obra como expressão de teatralidade |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-05-28T13:53:44Z 2019-05-28T13:53:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9715 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823660091047936 |