O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jailson Francisco de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16233
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.03265956784
Resumo: Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um produto educacional que visa contornar algumas problemáticas de superficialidade e ausência de contextualização encontradas nos atuais materiais didáticos, bem como a falta de estrutura para aulas práticas que introduzam tópicos de física moderna e contemporânea (FMC). Através do uso de conceitos de aprendizagem significativa e de uma sequência didática, empregamos atividades baseadas em tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e montagem experimental de circuitos com o intuito de enriquecer as aulas através da aplicação de um material potencialmente significativo. Objetivando estudar fenômenos quânticos, abordamos os tópicos de dualidade onda-partícula e efeito fotoelétrico, com aplicações práticas do laser em sala de aula, tentando despertar no aluno a curiosidade por temas científicos atuais. A primeira aplicação do produto ocorreu em 2018 através de uma aula expositiva, onde foram resumidos os conteúdos abordados por meio de mapas conceituais e, em seguida, perguntas motivadoras foram apresentadas, almejando identificar os conhecimentos prévios. Na segunda etapa, o uso de simulações virtuais com o apoio do software PhET e do aplicativo Physics at School Lite, complementou a discussão da aula anterior. Por fim, realizou-se uma atividade experimental que envolveu os conteúdos desenvolvidos anteriormente, juntamente com questionários avaliativos. Devido ao desempenho dos estudantes, decidimos por realizar uma segunda aplicação no ano de 2019 na mesma unidade escolar, agora tendo como foco principal obter resultados quantitativos com sistemas experimentais automatizados, empregando o microcontrolador arduino. Através de uma nova inserção da TDIC, adotamos um software executável em smartphones para obter dados experimentais quantificados, contornando possíveis dificuldades estruturais. Os resultados superaram os objetivos anteriores como visto nas análises dos questionários, concluindo-se que os alunos mostraram uma excelente receptividade aos experimentos realizados, bem como indicaram as ocorrências de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, conceitos inerentes à teoria da aprendizagem significativa
id UFF-2_0fb3d6e7f594c941ecb9f411894db566
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16233
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médioThe laser and the polarization and photoelectric effect concepts in a meaningful approach in high schoolEnsino de físicaAprendizagem significativaFísica moderna e contemporâneaLaserTDICsExperimentaçãoArduinoDidáticaEnsino médioPhysics teachingMeaningful learningModern and contemporary physicsDICTsExperimentationEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de um produto educacional que visa contornar algumas problemáticas de superficialidade e ausência de contextualização encontradas nos atuais materiais didáticos, bem como a falta de estrutura para aulas práticas que introduzam tópicos de física moderna e contemporânea (FMC). Através do uso de conceitos de aprendizagem significativa e de uma sequência didática, empregamos atividades baseadas em tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e montagem experimental de circuitos com o intuito de enriquecer as aulas através da aplicação de um material potencialmente significativo. Objetivando estudar fenômenos quânticos, abordamos os tópicos de dualidade onda-partícula e efeito fotoelétrico, com aplicações práticas do laser em sala de aula, tentando despertar no aluno a curiosidade por temas científicos atuais. A primeira aplicação do produto ocorreu em 2018 através de uma aula expositiva, onde foram resumidos os conteúdos abordados por meio de mapas conceituais e, em seguida, perguntas motivadoras foram apresentadas, almejando identificar os conhecimentos prévios. Na segunda etapa, o uso de simulações virtuais com o apoio do software PhET e do aplicativo Physics at School Lite, complementou a discussão da aula anterior. Por fim, realizou-se uma atividade experimental que envolveu os conteúdos desenvolvidos anteriormente, juntamente com questionários avaliativos. Devido ao desempenho dos estudantes, decidimos por realizar uma segunda aplicação no ano de 2019 na mesma unidade escolar, agora tendo como foco principal obter resultados quantitativos com sistemas experimentais automatizados, empregando o microcontrolador arduino. Através de uma nova inserção da TDIC, adotamos um software executável em smartphones para obter dados experimentais quantificados, contornando possíveis dificuldades estruturais. Os resultados superaram os objetivos anteriores como visto nas análises dos questionários, concluindo-se que os alunos mostraram uma excelente receptividade aos experimentos realizados, bem como indicaram as ocorrências de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, conceitos inerentes à teoria da aprendizagem significativaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESThis dissertation presents the development of a educational product that aims to circumvent the problems of superficiality and absence of contextualization found in the current courseware, such as the lack of structure for practical classes which introduce topics of modern and contemporary physics (MCP). By using concepts of meaningful learning and a didactic script, we suggest activities based on digital information and communication technologies (DICT) and experimental setup of circuits with the goal of enriching the classes through the application of significant potential material. Aiming to study quantum phenomena, we discuss topics of particle-wave duality and photoelectric effect, with laser practical applications in classroom, trying to arouse the student’s curiosity for modern scientific themes. The product was first applied in 2018 through lecture classes, in which the main theoretical results were presented by concept maps and, in the sequence, “motivated questions” were introduced in order to identify the previous knowledges. In the second stage, the use of virtual simulations with the support of software PhET and the mobile app Physics at School Lite, complemented the discussion of the previous class. Finally, an experimental activity was carried out to test previously developed content, together with evaluative questionnaires. Due to student performance, we decided to carry out a second application in 2019 in the same school unit, now having as main focus to obtain quantitative results with automated experimental systems, employing the arduino microcontroller. Through a new insertion of DICTs, we adopted executable software on smartphones to obtain quantified experimental data, by overcoming possible structural difficulties. The results surpassed the previous objectives as illustrated by the questionnaires analysis, concluding that the students presented an excellent receptivity to the experiments, as well as indicated occurrences of progressive differentiation and integrative reconciliation, concepts inherent to the theory of meaningful learning200 f.Carvalho, Silvânia Alves deTort, Alexandre CarlosMartins, Jorge Simões de Sáhttp://lattes.cnpq.br/9140236300807890http://lattes.cnpq.br/8148904322500734http://lattes.cnpq.br/5461518414512641http://lattes.cnpq.br/4854372533657671Lima, Jailson Francisco de2020-12-08T18:44:13Z2020-12-08T18:44:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLIMA, Jailson Francisco de. O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio. 2020. 200 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16233Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.03265956784http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T20:39:23Zoai:app.uff.br:1/16233Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-19T20:39:23Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio
The laser and the polarization and photoelectric effect concepts in a meaningful approach in high school
title O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio
spellingShingle O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio
Lima, Jailson Francisco de
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Física moderna e contemporânea
Laser
TDICs
Experimentação
Arduino
Didática
Ensino médio
Physics teaching
Meaningful learning
Modern and contemporary physics
DICTs
Experimentation
title_short O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio
title_full O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio
title_fullStr O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio
title_full_unstemmed O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio
title_sort O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio
author Lima, Jailson Francisco de
author_facet Lima, Jailson Francisco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Silvânia Alves de
Tort, Alexandre Carlos
Martins, Jorge Simões de Sá
http://lattes.cnpq.br/9140236300807890
http://lattes.cnpq.br/8148904322500734
http://lattes.cnpq.br/5461518414512641
http://lattes.cnpq.br/4854372533657671
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jailson Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Aprendizagem significativa
Física moderna e contemporânea
Laser
TDICs
Experimentação
Arduino
Didática
Ensino médio
Physics teaching
Meaningful learning
Modern and contemporary physics
DICTs
Experimentation
topic Ensino de física
Aprendizagem significativa
Física moderna e contemporânea
Laser
TDICs
Experimentação
Arduino
Didática
Ensino médio
Physics teaching
Meaningful learning
Modern and contemporary physics
DICTs
Experimentation
description Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um produto educacional que visa contornar algumas problemáticas de superficialidade e ausência de contextualização encontradas nos atuais materiais didáticos, bem como a falta de estrutura para aulas práticas que introduzam tópicos de física moderna e contemporânea (FMC). Através do uso de conceitos de aprendizagem significativa e de uma sequência didática, empregamos atividades baseadas em tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e montagem experimental de circuitos com o intuito de enriquecer as aulas através da aplicação de um material potencialmente significativo. Objetivando estudar fenômenos quânticos, abordamos os tópicos de dualidade onda-partícula e efeito fotoelétrico, com aplicações práticas do laser em sala de aula, tentando despertar no aluno a curiosidade por temas científicos atuais. A primeira aplicação do produto ocorreu em 2018 através de uma aula expositiva, onde foram resumidos os conteúdos abordados por meio de mapas conceituais e, em seguida, perguntas motivadoras foram apresentadas, almejando identificar os conhecimentos prévios. Na segunda etapa, o uso de simulações virtuais com o apoio do software PhET e do aplicativo Physics at School Lite, complementou a discussão da aula anterior. Por fim, realizou-se uma atividade experimental que envolveu os conteúdos desenvolvidos anteriormente, juntamente com questionários avaliativos. Devido ao desempenho dos estudantes, decidimos por realizar uma segunda aplicação no ano de 2019 na mesma unidade escolar, agora tendo como foco principal obter resultados quantitativos com sistemas experimentais automatizados, empregando o microcontrolador arduino. Através de uma nova inserção da TDIC, adotamos um software executável em smartphones para obter dados experimentais quantificados, contornando possíveis dificuldades estruturais. Os resultados superaram os objetivos anteriores como visto nas análises dos questionários, concluindo-se que os alunos mostraram uma excelente receptividade aos experimentos realizados, bem como indicaram as ocorrências de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, conceitos inerentes à teoria da aprendizagem significativa
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-08T18:44:13Z
2020-12-08T18:44:13Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Jailson Francisco de. O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio. 2020. 200 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16233
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.03265956784
identifier_str_mv LIMA, Jailson Francisco de. O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio. 2020. 200 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16233
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.03265956784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838686646108160