A PLASTICIDADE DO SELF: um estudo sobre as interações e representações entre discentes e docentes no ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Matheus da Silva Joaquim
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30002
Resumo: Tem-se a intenção, neste trabalho, de fazer uma apuração das representações no ambiente da sala de aula virtual, compreendendo, a partir de revisões bibliográficas e depoimentos de estudantes e professores, que este espaço não denota apenas homogeneizações de si, pelo contrário, reflete uma cultura difusa, no qual o sujeito é também protagonista para percorrer as suas inventividades. A virtualização, movimento que transcorre do possível/real para o atual é a gênese de toda criação humana. Com efeito, o campo educacional ao ser virtualizado não fica propenso a sujeições e automatismos somente. Centra-se, na verdade, numa reformulação e vislumbramento de outros “eus”. A escola, junto com seus atores, foi revestida de potencialidades originais de representações, interações, corporeidades e identidades no período pandêmico, agregando formas recentes de experienciar a si e o mundo. Desse modo, pode-se dizer que ambos os sistemas educacionais (presencial e remoto) são marcados por complexidades que devem ser devidamente consideradas e apreciadas para uma visão global desses locais.
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spelling A PLASTICIDADE DO SELF: um estudo sobre as interações e representações entre discentes e docentes no ensino remotoVirtualização. Escola. Identidades. Representações. Interações. CorporeidadesVirtualization. School. Identities. Representations. Interactions. CorporeitiesTem-se a intenção, neste trabalho, de fazer uma apuração das representações no ambiente da sala de aula virtual, compreendendo, a partir de revisões bibliográficas e depoimentos de estudantes e professores, que este espaço não denota apenas homogeneizações de si, pelo contrário, reflete uma cultura difusa, no qual o sujeito é também protagonista para percorrer as suas inventividades. A virtualização, movimento que transcorre do possível/real para o atual é a gênese de toda criação humana. Com efeito, o campo educacional ao ser virtualizado não fica propenso a sujeições e automatismos somente. Centra-se, na verdade, numa reformulação e vislumbramento de outros “eus”. A escola, junto com seus atores, foi revestida de potencialidades originais de representações, interações, corporeidades e identidades no período pandêmico, agregando formas recentes de experienciar a si e o mundo. Desse modo, pode-se dizer que ambos os sistemas educacionais (presencial e remoto) são marcados por complexidades que devem ser devidamente consideradas e apreciadas para uma visão global desses locais.It is intended, in this work, to investigate the representations in the environment of the virtual classroom, understanding, from bibliographic reviews and testimonies of students and teachers, that this space does not only denote homogenizations of itself, on the contrary, reflects a diffuse culture, in which the subject is also the protagonist in traversing his inventiveness. Virtualization, a movement that flows from the possible/real to the actual, is the genesis of all human creation. Indeed, the educational field, when virtualized, is not only prone to subjections and automatisms. It focuses, in fact, on a reformulation and glimpse of other “selves”. The school, along with its actors, were coated with original potentialities of representations, interactions, corporeities and identities in the pandemic period, adding recent ways of experiencing themselves and the world. Thus, it can be said that both educationalsystems (face to-face and remote) are marked by complexities that must be duly considered and appreciated for a global vision of these places.45Gajanigo, Paulohttp://lattes.cnpq.br/0143913182375405Paiva, A. L. S.http://lattes.cnpq.br/0993142677246044Figueiredo, Tiago Sales de LimaAraujo, Matheus da Silva Joaquim2023-08-17T15:31:12Z2023-08-17T15:31:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAUJO, Matheus da Silva Joaquim. A plasticidade do Self: um estudo sobre as interações e representações entre discentes e docentes no ensino remoto. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30002CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-17T15:31:16Zoai:app.uff.br:1/30002Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-17T15:31:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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