Uma ferramenta gamificada para ensino de lógica de programação usando blocos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30501 |
Resumo: | O ensino de lógica de programação nos tempos atuais é, em grande parte, realizado diretamente através da apresentação de linguagens de programação, o que faz com que o aprendizado seja uma tarefa um pouco árdua, já que o estudante tem que aprender a sintaxe e recursos da linguagem em questão, que não é o mais importante no ensino da lógica em si. Sendo assim, a abordagem utilizada faz com que o aluno perca muito tempo e energia para aprender o mesmo que poderia ser ensinado de forma mais eficiente. O presente trabalho tem como objetivo construir uma plataforma que possibilite o ensino de conceitos iniciais de programação, de modo que estudantes consigam aprender através de uma forma lúdica, fiquem mais engajados no aprendizado e tenham um direcionamento adequado para as áreas de maior dificuldade, reduzindo o desgaste e aumentando o rendimento do processo. Para atingir tal objetivo, técnicas de gamificação serão utilizadas para aumentar o engajamento do público, assim como o aproveitamento do conhecimento, sendo os principais recursos o sistema de ranking, recompensas por atividade, conquistas e elementos visuais característicos. Com o mesmo propósito, o ensino de lógica se dará com a utilização de blocos ao invés da apresentação direta a linguagens de programação, direcionando o foco do estudante para o pensamento propício para construção de algoritmos |
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Uma ferramenta gamificada para ensino de lógica de programação usando blocosJogosProgramaçãoEntretenimentoEnsinoProgramação (Computação)Jogo em educaçãoEntretenimentoGamesProgrammingEntertainmentTeachingO ensino de lógica de programação nos tempos atuais é, em grande parte, realizado diretamente através da apresentação de linguagens de programação, o que faz com que o aprendizado seja uma tarefa um pouco árdua, já que o estudante tem que aprender a sintaxe e recursos da linguagem em questão, que não é o mais importante no ensino da lógica em si. Sendo assim, a abordagem utilizada faz com que o aluno perca muito tempo e energia para aprender o mesmo que poderia ser ensinado de forma mais eficiente. O presente trabalho tem como objetivo construir uma plataforma que possibilite o ensino de conceitos iniciais de programação, de modo que estudantes consigam aprender através de uma forma lúdica, fiquem mais engajados no aprendizado e tenham um direcionamento adequado para as áreas de maior dificuldade, reduzindo o desgaste e aumentando o rendimento do processo. Para atingir tal objetivo, técnicas de gamificação serão utilizadas para aumentar o engajamento do público, assim como o aproveitamento do conhecimento, sendo os principais recursos o sistema de ranking, recompensas por atividade, conquistas e elementos visuais característicos. Com o mesmo propósito, o ensino de lógica se dará com a utilização de blocos ao invés da apresentação direta a linguagens de programação, direcionando o foco do estudante para o pensamento propício para construção de algoritmosThe teaching of programming logic nowadays is, in large part, carried out directly through the presentation of programming languages, which makes learning a little more arduous, since the student has to learn the syntax and resources of the language in question, which is not the most important in teaching logic itself. Thus, the approach used makes the student lose a lot of time and energy to learn what could be taught more efficiently. The present work aims to present the importance of electronic games in the teaching of programming logic, so that students can learn important concepts in the field of computing through a playful way, become more engaged in learning and have an adequate direction for the areas of greater difficulty, reducing wear and increasing process yield. To achieve this goal, gamification techniques will be used to increase audience engagement, as well as harnessing knowledge, the main features being the ranking system, activity rewards, achievements and characteristic visuals. With the same purpose, the teaching of logic will take place with the use of blocks instead of the direct presentation to programming languages, directing the student's focus to the thought conducive to the construction of algorithms47 p.Clua, EstebanSeixas, FlávioCristina, ElannePaulo, Marcos Gabriel Pereira2023-09-21T17:13:58Z2023-09-21T17:13:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPAULO, Marcos Gabriel Pereira. Uma ferramenta gamificada para ensino de lógica de programação usando blocos. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30501CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-21T17:14:02Zoai:app.uff.br:1/30501Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:02.064106Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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