Uma ferramenta gamificada para ensino de lógica de programação usando blocos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Marcos Gabriel Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30501
Resumo: O ensino de lógica de programação nos tempos atuais é, em grande parte, realizado diretamente através da apresentação de linguagens de programação, o que faz com que o aprendizado seja uma tarefa um pouco árdua, já que o estudante tem que aprender a sintaxe e recursos da linguagem em questão, que não é o mais importante no ensino da lógica em si. Sendo assim, a abordagem utilizada faz com que o aluno perca muito tempo e energia para aprender o mesmo que poderia ser ensinado de forma mais eficiente. O presente trabalho tem como objetivo construir uma plataforma que possibilite o ensino de conceitos iniciais de programação, de modo que estudantes consigam aprender através de uma forma lúdica, fiquem mais engajados no aprendizado e tenham um direcionamento adequado para as áreas de maior dificuldade, reduzindo o desgaste e aumentando o rendimento do processo. Para atingir tal objetivo, técnicas de gamificação serão utilizadas para aumentar o engajamento do público, assim como o aproveitamento do conhecimento, sendo os principais recursos o sistema de ranking, recompensas por atividade, conquistas e elementos visuais característicos. Com o mesmo propósito, o ensino de lógica se dará com a utilização de blocos ao invés da apresentação direta a linguagens de programação, direcionando o foco do estudante para o pensamento propício para construção de algoritmos
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