Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessanha, Guilherme Meneguci
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11231
Resumo: O uso das atividades experimentais como recurso didático para complemento das aulas teóricas está sendo usado cada vez menos. Assim, busca-se mais estratégias para que essa prática seja inserida no planejamento do professor, dando destaque no desenvolvimento da aprendizagem significativa, sedimentando e concretizando um tema abstrato para a maioria dos alunos. Partindo desse princípio, o nosso trabalho monográfico consiste em propor alternativas de experimentos como ferramenta no desenvolvimento de atividades investigativas e/ou expositivas, com a finalidade de se obter uma aprendizagem significativa dos principais conteúdos de Óptica Geométrica nas aulas regulares do nono ano do ensino fundamental e ensino médio. Assim, buscamos nas linhas de referencial teórico da Aprendizagem Significativa de Ausubel, e nas Atividades Investigativas de Borges, a elaboração de uma caixa com diversos experimentos de baixo custo, que auxiliará a aula do professor ao tratar de temas como reflexão de espelhos planos e esféricos, câmara escura, refração, dentre outros. O professor terá uma excelente ferramenta de auxílio na construção da sua autonomia, além de fazer com que o aluno se interesse pelo conhecimento científico. Com o uso de materiais simples, objetos do cotidiano, acessíveis a qualquer nível financeiro, o desenvolvimento dos experimentos se aproximam da realidade do aluno, dando condições para ele manipular, controlar e interagir. Ao aguçar seu interesse, cria uma facilitação e otimização do aprendizado, desenvolvendo o raciocínio crítico por parte do estudante
id UFF-2_11150449e31a78e480c021d1470b2f98
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11231
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aulaÓptica físicaAtividades experimentaisExperimentos de ópticaEnsino de físicaEnsino de ópticaExperimentos de ópticaAtividades experimentaisEnsino de ópticaEnsino de físicaOptique physiqueActivités expérimentalesExpériences d’optiqueEnseignement de physiqueEnseignement d’optiqueO uso das atividades experimentais como recurso didático para complemento das aulas teóricas está sendo usado cada vez menos. Assim, busca-se mais estratégias para que essa prática seja inserida no planejamento do professor, dando destaque no desenvolvimento da aprendizagem significativa, sedimentando e concretizando um tema abstrato para a maioria dos alunos. Partindo desse princípio, o nosso trabalho monográfico consiste em propor alternativas de experimentos como ferramenta no desenvolvimento de atividades investigativas e/ou expositivas, com a finalidade de se obter uma aprendizagem significativa dos principais conteúdos de Óptica Geométrica nas aulas regulares do nono ano do ensino fundamental e ensino médio. Assim, buscamos nas linhas de referencial teórico da Aprendizagem Significativa de Ausubel, e nas Atividades Investigativas de Borges, a elaboração de uma caixa com diversos experimentos de baixo custo, que auxiliará a aula do professor ao tratar de temas como reflexão de espelhos planos e esféricos, câmara escura, refração, dentre outros. O professor terá uma excelente ferramenta de auxílio na construção da sua autonomia, além de fazer com que o aluno se interesse pelo conhecimento científico. Com o uso de materiais simples, objetos do cotidiano, acessíveis a qualquer nível financeiro, o desenvolvimento dos experimentos se aproximam da realidade do aluno, dando condições para ele manipular, controlar e interagir. Ao aguçar seu interesse, cria uma facilitação e otimização do aprendizado, desenvolvendo o raciocínio crítico por parte do estudanteL’utilisation des activités expérimentales comme des ressources pédagogiques en complément des cours théoriques devient de moins en moins explorée actuellement. De cette façon, des stratégies sont de plus en plus recherchées pour que cette pratique soit insérée dans la planification pédagogique du professeur. Ces stratégies ont comme objectif mettre en valeur le développement de l’apprentissage significatif tout en consolidant un thème plus abstrait pour la plupart des élèves. En partant de ce principe, le travail ici développé consiste en promouvoir des alternatives expérimentales comme des outils au développement des activités investigatrices et/ou expositoires, ayant comme objectif, l’obtention d’un apprentissage significatif des principaux contenus d’optique géométrique aux cours de la classes troisième et jusqu’au lycée. Ce faisant, il est recherché dans le référentiel théorique d’apprentissage significatif d’Ausubel ainsi que dans les activités investigatrices de Borges, l’élaboration d’une boîte comprenant plusieurs expériences à coût réduit qui servira de support aux cours du professeur, traitant des thèmes tels que la réflexion de miroirs plans et convexes, la chambre noire, la réfraction de la lumière, entre autres. Le professeur disposera d’un excellent outil d’aide à la construction de son autonomie en cours en plus de stimuler les élèves à s’intéresser au domaine des sciences. En utilisant des matériels simples et accessibles à tous les niveaux sociaux, il est possible de stimuler le sens critique de l’élève à travers l’utilisation et la manipulation de ces matériels pendant des expériences en cours, tout en créant des analogies à des objets du quotidienSouza, José Antônio eSaguia, Andreia MendonçaCosta, IsaPessanha, Guilherme Meneguci2019-09-12T18:14:38Z2019-09-12T18:14:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPESSANHA, Guilherme Meneguci. Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11231http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-12T19:04:29Zoai:app.uff.br:1/11231Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:51.822055Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula
title Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula
spellingShingle Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula
Pessanha, Guilherme Meneguci
Óptica física
Atividades experimentais
Experimentos de óptica
Ensino de física
Ensino de óptica
Experimentos de óptica
Atividades experimentais
Ensino de óptica
Ensino de física
Optique physique
Activités expérimentales
Expériences d’optique
Enseignement de physique
Enseignement d’optique
title_short Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula
title_full Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula
title_fullStr Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula
title_full_unstemmed Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula
title_sort Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula
author Pessanha, Guilherme Meneguci
author_facet Pessanha, Guilherme Meneguci
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, José Antônio e
Saguia, Andreia Mendonça
Costa, Isa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessanha, Guilherme Meneguci
dc.subject.por.fl_str_mv Óptica física
Atividades experimentais
Experimentos de óptica
Ensino de física
Ensino de óptica
Experimentos de óptica
Atividades experimentais
Ensino de óptica
Ensino de física
Optique physique
Activités expérimentales
Expériences d’optique
Enseignement de physique
Enseignement d’optique
topic Óptica física
Atividades experimentais
Experimentos de óptica
Ensino de física
Ensino de óptica
Experimentos de óptica
Atividades experimentais
Ensino de óptica
Ensino de física
Optique physique
Activités expérimentales
Expériences d’optique
Enseignement de physique
Enseignement d’optique
description O uso das atividades experimentais como recurso didático para complemento das aulas teóricas está sendo usado cada vez menos. Assim, busca-se mais estratégias para que essa prática seja inserida no planejamento do professor, dando destaque no desenvolvimento da aprendizagem significativa, sedimentando e concretizando um tema abstrato para a maioria dos alunos. Partindo desse princípio, o nosso trabalho monográfico consiste em propor alternativas de experimentos como ferramenta no desenvolvimento de atividades investigativas e/ou expositivas, com a finalidade de se obter uma aprendizagem significativa dos principais conteúdos de Óptica Geométrica nas aulas regulares do nono ano do ensino fundamental e ensino médio. Assim, buscamos nas linhas de referencial teórico da Aprendizagem Significativa de Ausubel, e nas Atividades Investigativas de Borges, a elaboração de uma caixa com diversos experimentos de baixo custo, que auxiliará a aula do professor ao tratar de temas como reflexão de espelhos planos e esféricos, câmara escura, refração, dentre outros. O professor terá uma excelente ferramenta de auxílio na construção da sua autonomia, além de fazer com que o aluno se interesse pelo conhecimento científico. Com o uso de materiais simples, objetos do cotidiano, acessíveis a qualquer nível financeiro, o desenvolvimento dos experimentos se aproximam da realidade do aluno, dando condições para ele manipular, controlar e interagir. Ao aguçar seu interesse, cria uma facilitação e otimização do aprendizado, desenvolvendo o raciocínio crítico por parte do estudante
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12T18:14:38Z
2019-09-12T18:14:38Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PESSANHA, Guilherme Meneguci. Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11231
identifier_str_mv PESSANHA, Guilherme Meneguci. Uma proposta de atividade experimental de baixo custo para auxiliar o professor no ensino da óptica geométrica em sala de aula. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823630735114240