Um modelo de apoio ao estudo de benchmarking para programas de mestrado acadêmico em administração
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3863 |
Resumo: | O um estudo que forneça à Universidade Federal Fluminense informações que a auxiliem na implantação de um programa de Mestrado Acadêmico em Administração. Os objetivos específicos são: (i) Apresentar uma forma complementar de avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu em Administração, com base nos critérios de produtividade estabelecidos pela CAPES. A escolha desses critérios se deve ao fato de que os mesmos possuem o maior peso na avaliação da referida entidade. Serão considerados apenas os programas de Mestrado Acadêmico em Administração. A ferramenta que será utilizada para atingir esse objetivo é a Análise Envoltória de Dados (DEA - "Data Evelopment Analysis ''); (ii) Identificar qual seria a possível posição de um programa novo, ainda não lançado, entre os programas já existentes e o que precisaria ser feito, em nível de produtividade, para que o mesmo chegue à condição de benchmark. Isso será possível ao se considerar informações sobre o mesmo, de forma inédita, na avaliação. Esse novo programa é o projeto de Mestrado Acadêmico em Administração do PUVR, da UFF; (iii) Identificar quais são as iniciativas de estímulo ao aumento de produtividade que levaram os programas já existentes à posição de benchmarks, e verificar quais aspectos poderiam ser adaptados à realidade do novo programa, por meio de um estudo de benchmarking com os programas que alcançarem 1000/0 de eficiência na avaliação. Como fundamentação teórica, este estudo abordou os critérios da CAPES para avaliação da pós-graduação, a Análise Envoltória de Dados (DEA) e o estudo de benchmarking. O projeto de Mestrado Acadêmico em Administração do P~ da UFF figurou na 22a (vigésima segunda) posição do ranking obtido com a DEA, apresentando uma eficiência de 4,67%. O início do estudo de benchmarking permitiu que se identificassem quais são as iniciativas de estímulo ao aumento de produtividade adotadas pelos dois programas de mestrado acadêmico em Administração que apresentaram 100% de eficiência |
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