A sociedade espanhola do franquismo pela ótica de Carmen Martín Gaite
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8665 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar como a escritora Camen Martín Gaite (1925 - 2000) resgata a memória coletiva da Espanha por meio do resgate da sua própria memória, pelas obras El cuarto de atrás (1978) e Usos amorosos de la postguerra española (1987). Tendo sempre como objetivo compreender a sociedade espanhola do franquismo, veremos como a autora, a partir de suas reminiscências, retrata o período da história espanhola que ficou marcado pelas palavras restrição e racionamento. Analisaremos, portanto, o contexto político no qual cada obra foi produzida e a importância de cada uma delas para a literatura espanhola por terem rompido paradigmas. Este estudo mostrará como a autora se reinventa a cada obra publicada, pois, apesar da temática abordada ser sempre a mesma, os asfixiantes anos da pós-guerra espanhola, ela não se repete em nenhum momento. El cuarto de atrás trata-se de um romance híbrido que mescla autobiografia e ficção permeados pelo discurso ensaístico, já Usos amorosos de la postguerra española trata-se de um ensaio, sendo assim, analisaremos também as características dos gêneros que os definem |
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A sociedade espanhola do franquismo pela ótica de Carmen Martín GaiteCarmen Martín GaiteGuerra Civil EspanholaSociedade espanhola do franquismoMemória individualMemória coletivaLiteratura espanholaDitaduraGaite, Carmem Martín 1925-2000 crítica e interpretaçãoGuerra Civil EspañolaSociedad española franquistaMemoria individualMemoria colectivaEsta dissertação tem como objetivo analisar como a escritora Camen Martín Gaite (1925 - 2000) resgata a memória coletiva da Espanha por meio do resgate da sua própria memória, pelas obras El cuarto de atrás (1978) e Usos amorosos de la postguerra española (1987). Tendo sempre como objetivo compreender a sociedade espanhola do franquismo, veremos como a autora, a partir de suas reminiscências, retrata o período da história espanhola que ficou marcado pelas palavras restrição e racionamento. Analisaremos, portanto, o contexto político no qual cada obra foi produzida e a importância de cada uma delas para a literatura espanhola por terem rompido paradigmas. Este estudo mostrará como a autora se reinventa a cada obra publicada, pois, apesar da temática abordada ser sempre a mesma, os asfixiantes anos da pós-guerra espanhola, ela não se repete em nenhum momento. El cuarto de atrás trata-se de um romance híbrido que mescla autobiografia e ficção permeados pelo discurso ensaístico, já Usos amorosos de la postguerra española trata-se de um ensaio, sendo assim, analisaremos também as características dos gêneros que os definemEsta tesis tiene como objetivo analizar como la escritora Carmen Martín Gaite (1925 - 2000) rescata la memoria colectiva de España por medio del rescate de su propia memoria, a través de las obras El cuarto de atrás (1978) y Usos amorosos de la postguerra española (1987). Teniendo siempre como objetivo comprender la sociedad española franquista, vamos a ver como la autora, a partir de sus reminiscencias, retrata el periodo de la historia española el cual se quedó conocido por las palabras restricción y racionamiento. Analizaremos, por lo tanto, el contexto político en el que cada obra fue producida y la importancia que cada una tuvo para la literatura española, por el hecho de que rompieron con paradigmas. Este estudio mostrará como la autora se reinventa a cada obra publicada, pues, a pesar de la temática abordada ser siempre la misma, los asfixiantes años de la postguerra española, no se repite en ningún momento. El cuarto de atrás es una novela híbrida que mezcla autobiografía y ficción permeados por el discurso ensayístico, ya Usos amorosos de la postguerra española es un ensayo, por lo tanto, analizaremos también los rasgos de los géneros que les definen96f.Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa doAbreu, Isabela Maria deNeres, Jorge Paulo de OliveiraPinto, Ana Carolina da Silva2019-02-20T14:02:00Z2019-02-20T14:02:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8665openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T19:00:11Zoai:app.uff.br:1/8665Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:34.908425Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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