A dimensão política da qualificação profissional na política pública nacional de qualificação profissional em turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivan Conceição Martins da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12602
http://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2019.m.13264183781
Resumo: A política de qualificação em turismo está atravessada pelos interesses dos atores sociais em cada uma das suas iniciativas. As ideologias que refletem os projetos de sociedade dos diferentes atores sociais atuam sobre cada iniciativa, materializando-se nos seus textos através de diferentes discursos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a dimensão política da qualificação profissional presente na política pública nacional de qualificação profissional em turismo vigente de 2017 a 2018 pela perspectiva da teoria da complexidade. O percurso teórico-metodológico estabelecido para cumprimento dos objetivos da pesquisa fundamenta toda a pesquisa com o paradigma da complexidade, conforme teorizado por Edgar Morin (2005). Quanto às etapas do percurso teórico-metodológico, sua organização está orientada por relações de construção – desconstrução – reconstrução do objeto de estudo. Nesse sentido, ao longo do percurso foram utilizados os métodos de revisão integrativa da literatura, pesquisa bibliográfica, elaboração de um modelo sistêmico, análise documental, análise de conteúdo e análise de discurso. A revisão integrativa da literatura permitiu identificar as características de interdisciplinaridade e polissemia no conceito da qualificação profissional, bem como seu caráter processual. O referencial teórico apontou elementos conceituais relacionados aos campos de turismo, trabalho, educação e política que correspondem a características da qualificação profissional. A organização de um modelo sistêmico fundamentado na complexidade pôde congregar os resultados da revisão integrativa e do referencial teórico, permitindo sistematizar uma concepção de qualificação profissional que abarca os diversos componentes teóricos incluindo suas relações de complementariedade e de antagonismo. Utilizando-se deste modelo foi possível analisar a qualificação por meio da política pública nacional de qualificação profissional em turismo vigente de 2017 a 2018. Para isso, primeiro se estabeleceu um histórico das políticas públicas de qualificação profissional – em geral, através da pesquisa bibliográfica, e no setor do turismo, através da análise documental dos Planos Nacionais de Turismo. Em seguida, realizou-se uma análise de conteúdo pela qual se inferiu dos textos da referida política pública a adaptação dela ao modelo, as relações de complexidade nela presentes e um perfil do próprio texto da política. Por fim, a análise de discurso permitiu analisar as formações discursivas que atravessam a política pública, estabelecendo as concepções ideológicas de turismo, trabalho e educação nela vigentes. A partir das formações discursivas foram recuperadas as ideologias que as regem e, da análise da relação entre estas ideologias foi possível se analisar também a disputa política dos atores interessados na qualificação profissional e, enfim, de toda a dimensão política da qualificação profissional presente na política pública nacional de qualificação profissional em turismo vigente de 2017 a 2018
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O percurso teórico-metodológico estabelecido para cumprimento dos objetivos da pesquisa fundamenta toda a pesquisa com o paradigma da complexidade, conforme teorizado por Edgar Morin (2005). Quanto às etapas do percurso teórico-metodológico, sua organização está orientada por relações de construção – desconstrução – reconstrução do objeto de estudo. Nesse sentido, ao longo do percurso foram utilizados os métodos de revisão integrativa da literatura, pesquisa bibliográfica, elaboração de um modelo sistêmico, análise documental, análise de conteúdo e análise de discurso. A revisão integrativa da literatura permitiu identificar as características de interdisciplinaridade e polissemia no conceito da qualificação profissional, bem como seu caráter processual. O referencial teórico apontou elementos conceituais relacionados aos campos de turismo, trabalho, educação e política que correspondem a características da qualificação profissional. A organização de um modelo sistêmico fundamentado na complexidade pôde congregar os resultados da revisão integrativa e do referencial teórico, permitindo sistematizar uma concepção de qualificação profissional que abarca os diversos componentes teóricos incluindo suas relações de complementariedade e de antagonismo. Utilizando-se deste modelo foi possível analisar a qualificação por meio da política pública nacional de qualificação profissional em turismo vigente de 2017 a 2018. Para isso, primeiro se estabeleceu um histórico das políticas públicas de qualificação profissional – em geral, através da pesquisa bibliográfica, e no setor do turismo, através da análise documental dos Planos Nacionais de Turismo. Em seguida, realizou-se uma análise de conteúdo pela qual se inferiu dos textos da referida política pública a adaptação dela ao modelo, as relações de complexidade nela presentes e um perfil do próprio texto da política. Por fim, a análise de discurso permitiu analisar as formações discursivas que atravessam a política pública, estabelecendo as concepções ideológicas de turismo, trabalho e educação nela vigentes. A partir das formações discursivas foram recuperadas as ideologias que as regem e, da análise da relação entre estas ideologias foi possível se analisar também a disputa política dos atores interessados na qualificação profissional e, enfim, de toda a dimensão política da qualificação profissional presente na política pública nacional de qualificação profissional em turismo vigente de 2017 a 2018Professional qualification policy in tourism is crossed by the interests of the social actors in each of its initiatives. The ideologies that reflect the social projects of the different social actors act on each initiative, materializing in their texts through different discourses. Therefore, the aim of this research is to analyze the political dimension of professional qualification present in the national public policy of professional qualification in tourism in force from 2017 to 2018 from the perspective of complexity theory. The theoretical and methodological path established to fulfill the research objectives underlies all research with the complexity paradigm, as theorized by Edgar Morin (2005). As for the steps of the theoretical and methodological path, its organization is guided by relations of construction – deconstruction – reconstruction of the object of study. In this sense, were used the methods of integrative literature review, bibliographic research, elaboration of a systemic model, document analysis, content analysis and discourse analysis. The integrative literature review allowed identifying the characteristics of interdisciplinarity and polysemy in the concept of professional qualification, as well as its procedural character. The theoretical framework pointed conceptual elements related to the fields of tourism, work, education and politics that correspond to characteristics of professional qualification. The organization of a systemic model based on complexity could bring together the results of the integrative review and the theoretical framework, allowing to systematize a conception of professional qualification that encompasses the various theoretical components including their relations of complementarity and antagonism. Using this model, it was possible to analyze the qualification through the national public policy of professional qualification in tourism in force from 2017 to 2018. To this end, it was first established a history of professional qualification public policies - those in general, through bibliographic research, and those in the tourism sector, through document analysis of National Tourism Plans. Then, a content analysis was carried out by which it was inferred from the texts of the referred public policy its adaptation to the model, the complexity relations present in it and a profile of the policy text itself. Finally, discourse analysis allowed the research to analyze the discursive formations that cross the public policy, establishing the ideological conceptions of tourism, work and education in force. From the discursive formations were recovered the ideologies that govern them and, from the analysis of the relationship between these ideologies, it was also possible to analyze the political dispute of the actors interested in professional qualification and, finally, the entire political dimension of professional qualification present in the national public policy of professional qualification in tourism in force from 2017 to 2018262f.Fratucci, Aguinaldo CesarMoesch, Marutschka MartiniCatramby, Teresa Cristina ViveirosSilva, Erly Maria de Carvalho eTrentin, Fábiahttp://lattes.cnpq.br/5557041809054830http://lattes.cnpq.br/8489517667159662http://lattes.cnpq.br/4591055346328481http://lattes.cnpq.br/4128684140788016http://lattes.cnpq.br/0997699293682719http://lattes.cnpq.br/3465070234965219Silva, Ivan Conceição Martins da2020-01-09T12:32:42Z2020-01-09T12:32:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Ivan Conceição Martins da. 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