“Oh mãe, olha como me olham…”: um olhar para o negro na escola, a partir da perspectiva da Lei 10.639/03
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10647 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo o impacto da lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, no resgate da importância do negro na construção da sociedade brasileira, e apontar algumas mudanças depois que a lei entrou em vigor, na luta que os negros enfrentam até os dias atuais na escola. Apesar de tal lei ter por objetivo o resgate histórico da contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira, ainda percebemos que há muito por se fazer. Porém, ainda assim, ela vem como uma oportunidade de erradicar a discriminação e diminuir a desigualdade racial nas escolas em relação ao negro, os quais a todo momento precisam se reafirmar como cidadão de direitos, buscando sempre reconstruir sua identidade |
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“Oh mãe, olha como me olham…”: um olhar para o negro na escola, a partir da perspectiva da Lei 10.639/03EducaçãoNegroDesigualdade raciallei 10.639/03PedagogiaEducationBlackRacial inequalityLaw 10.639/03O presente trabalho tem por objetivo o impacto da lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, no resgate da importância do negro na construção da sociedade brasileira, e apontar algumas mudanças depois que a lei entrou em vigor, na luta que os negros enfrentam até os dias atuais na escola. Apesar de tal lei ter por objetivo o resgate histórico da contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira, ainda percebemos que há muito por se fazer. Porém, ainda assim, ela vem como uma oportunidade de erradicar a discriminação e diminuir a desigualdade racial nas escolas em relação ao negro, os quais a todo momento precisam se reafirmar como cidadão de direitos, buscando sempre reconstruir sua identidadeThe objective of this study is the impact of law 10.639 / 03, which makes it mandatory to teach Afro-Brazilian and African history and culture in all public and private schools, from elementary to high school, in order to black in the construction of Brazilian society, and point out some changes after the law came into force in the struggle that blacks face up to the present day in school. Although this law aims at the historical rescue of the contribution of blacks in the construction and formation of Brazilian society, we still realize that there is much to be done. However, it nevertheless comes as an opportunity to eradicate discrimination and reduce racial inequality in schools towards the black, who at all times need to reaffirm themselves as a citizen of rights, always seeking to rebuild their identityPereira, Júlio Cesar Medeiros da SilvaRodrigues, Guadalupe Simplício2019-08-01T14:13:08Z2019-08-01T14:13:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10647http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-29T20:05:11Zoai:app.uff.br:1/10647Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:50.777184Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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