Modelagem e análise de discos de freio para Baja SAE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6998 |
Resumo: | Este trabalho teve como principal objetivo a análise do desempenho térmico de um disco de freio para um veículo de competição da categoria Baja SAE, visto que apesar de ser um tópico muito importante para a execução de um bom projeto, não é possível encontrar estudos sobre este tema. Foi realizada uma abordagem numérica do problema proposto, onde obteve-se equações que permitissem o cálculo do perfil de temperaturas resultante na superfície do disco de freio, em seguida foi feita uma abordagem computacional do mesmo problema, onde utilizou-se o programa comercial Ansys para a solução do mesmo, de maneira a ser possível comparar os resultados obtidos através de ambas abordagens. Os resultados da comparação foram satisfatórios e comprovaram a eficiência do método computacional proposto, permitindo que fosse realizada ainda a simulação térmica de geometrias de discos de freio que não poderiam ser modelados numericamente. Desta maneira este trabalho visa auxiliar na melhoria dos futuros projetos de equipes de Baja SAE, sobretudo da Equipe Tuffão Baja SAE, que representa a Universidade Federal Fluminense na competição Baja SAE Brasil |
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Este trabalho teve como principal objetivo a análise do desempenho térmico de um disco de freio para um veículo de competição da categoria Baja SAE, visto que apesar de ser um tópico muito importante para a execução de um bom projeto, não é possível encontrar estudos sobre este tema. Foi realizada uma abordagem numérica do problema proposto, onde obteve-se equações que permitissem o cálculo do perfil de temperaturas resultante na superfície do disco de freio, em seguida foi feita uma abordagem computacional do mesmo problema, onde utilizou-se o programa comercial Ansys para a solução do mesmo, de maneira a ser possível comparar os resultados obtidos através de ambas abordagens. Os resultados da comparação foram satisfatórios e comprovaram a eficiência do método computacional proposto, permitindo que fosse realizada ainda a simulação térmica de geometrias de discos de freio que não poderiam ser modelados numericamente. Desta maneira este trabalho visa auxiliar na melhoria dos futuros projetos de equipes de Baja SAE, sobretudo da Equipe Tuffão Baja SAE, que representa a Universidade Federal Fluminense na competição Baja SAE Brasil |
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