Do embate semântico ao desafio da práxis: a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23389 |
Resumo: | Esta tese busca analisar as interfaces entre a produção intelectual da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER) e a produção material, objetivada no contorno geográfico dos municípios atendidos pela Unidade Regional de Guaxupé da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG), especialmente no referente ao embate semântico, isto é, as controvérsias associadas ao uso corrente do vocábulo “extensão” para designar o processo, a instituição e a política, e suas interconexões com o desafio da práxis, na perspectiva freiriana, do sujeito que vai da teoria à prática e de sua prática chega a nova teoria. Em suma, empreende-se a análise do processo comunicacional, confrontando os aspectos normativos, sobretudo pedagógicos da política, não consonantes com sua própria denominação, vis-à-vis as opiniões, o conhecimento e as ações dos gestores nacionais, estaduais, regional e dos extensionistas. O estudo pautou-se em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A dimensão bibliográfica se orientou pela abordagem predominante na literatura especializada sobre política social, comunicações e extensão rural, integrando estudos da história e análise das políticas; da comunicação dialógica; da práxis e do ethos extensionista. A pesquisa documental permitiu a elucidação das lacunas, em particular da esfera local e regional de implementação da política em tela. A pesquisa de campo compreendeu a realização de entrevistas com dimensão semiestruturada, direcionadas aos gestores da política no âmbito federal, estadual e regional. Na esfera local, questionários foram enviados e respondidos pela totalidade dos vinte e cinco extensionistas, distribuídos nos vinte e quatro escritórios locais vinculados a unidade regional. As entrevistas e os questionários abordaram, relativamente a competência de cada esfera, sobre aparato e cultura institucional e principalmente sobre o viés pedagógico da PNATER e suas repercussões diretas sobre o processo comunicacional. A análise desenvolvida permitiu identificar a imaturidade dos processos de ressignificação e interiorização de saberes oriundos da política e uma relativa invisibilidade do seu alcance para os sujeitos diretamente envolvidos nas dinâmicas da implementação, em decorrência do legado das políticas prévias; do interregno na implementação da política, fruto da mudança de rumos experimentada no início da década de 2010 e das restrições orçamentárias, que resultaram na descontinuidade dos processos formativos no âmbito federal e local. |
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Do embate semântico ao desafio da práxis: a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma AgráriaPNATERComunicação ruralSemânticaPráxisExtensão ruralReforma agráriaPraxis (Serviço social)Agricultura familiarPNATERRural communicationSemanticsPraxisEsta tese busca analisar as interfaces entre a produção intelectual da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER) e a produção material, objetivada no contorno geográfico dos municípios atendidos pela Unidade Regional de Guaxupé da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG), especialmente no referente ao embate semântico, isto é, as controvérsias associadas ao uso corrente do vocábulo “extensão” para designar o processo, a instituição e a política, e suas interconexões com o desafio da práxis, na perspectiva freiriana, do sujeito que vai da teoria à prática e de sua prática chega a nova teoria. Em suma, empreende-se a análise do processo comunicacional, confrontando os aspectos normativos, sobretudo pedagógicos da política, não consonantes com sua própria denominação, vis-à-vis as opiniões, o conhecimento e as ações dos gestores nacionais, estaduais, regional e dos extensionistas. O estudo pautou-se em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A dimensão bibliográfica se orientou pela abordagem predominante na literatura especializada sobre política social, comunicações e extensão rural, integrando estudos da história e análise das políticas; da comunicação dialógica; da práxis e do ethos extensionista. A pesquisa documental permitiu a elucidação das lacunas, em particular da esfera local e regional de implementação da política em tela. A pesquisa de campo compreendeu a realização de entrevistas com dimensão semiestruturada, direcionadas aos gestores da política no âmbito federal, estadual e regional. Na esfera local, questionários foram enviados e respondidos pela totalidade dos vinte e cinco extensionistas, distribuídos nos vinte e quatro escritórios locais vinculados a unidade regional. As entrevistas e os questionários abordaram, relativamente a competência de cada esfera, sobre aparato e cultura institucional e principalmente sobre o viés pedagógico da PNATER e suas repercussões diretas sobre o processo comunicacional. A análise desenvolvida permitiu identificar a imaturidade dos processos de ressignificação e interiorização de saberes oriundos da política e uma relativa invisibilidade do seu alcance para os sujeitos diretamente envolvidos nas dinâmicas da implementação, em decorrência do legado das políticas prévias; do interregno na implementação da política, fruto da mudança de rumos experimentada no início da década de 2010 e das restrições orçamentárias, que resultaram na descontinuidade dos processos formativos no âmbito federal e local.This thesis seeks to analyze the interfaces between the intellectual production of the Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER) and the material production, objectified in the geographical outline of the municipalities served by the Guaxupé Regional Unit of the Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG), especially regarding the semantic clash, that is, the controversies associated with the current use of the term "extension" to designate the process, institution and politics, and their interconnections with the challenge from the praxis, from the Freirean perspective, the subject goes from theory to practice and from his practice comes the new theory. In short, the analysis of the communication process is undertaken, confronting the normative, mainly pedagogical aspects of politics, not consonant with its own denomination, vis-à-vis the opinions, knowledge and actions of national, state, regional and local managers. of extension workers. The study was based on bibliographic, documentary and field research. The bibliographic dimension was guided by the predominant approach in the specialized literature on social policy, communications and rural extension, integrating studiesof history and analysis of policies; of dialogic communication; the praxis and the extensionist ethos. The documentary research allowed to elucidate the gaps, in particular of the local and regional sphere of implementation of the politics in screen. The field research comprised interviews with a semi-structured dimension, aimed at policy managers at the federal, state and regional levels. At the local level, questionnaires were sent and answered by all twenty-five extensionists, distributed in the twenty-four local offices linked to the regional unit. The interviews and the questionnaires dealt, with respect to the competence of each sphere, on institutional apparatus and culture and especially on the pedagogical bias of PNATER and its direct repercussions on the communicational process. The analysis allowed us to identify the immaturity of the processes of re-signification and internalization of knowledge derived from politics and a relative invisibility of its reach to the subjects directly involved in the dynamics of the implementation, due to the legacy of the previous policies; of the interregnum in the implementation of the policy, as a result of the change of course experienced in the beginning of the decade of 2010 and the budgetary restrictions, which resulted in the discontinuation of the training processes at the federal and local levels.243f.Cabral Filho, Adilson VazPinheiro, Luci FariaBastos, Pablo NabarretePedini, SérgioSouza, Celso Antônio SpaggiariQuidá, Márcio Maltarolli2021-09-28T16:16:20Z2021-09-28T16:16:20Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfQUIDÁ, Márcio Maltarolli. Do embate semântico ao desafio da práxis: A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária. 2019. 243 f. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23389http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-19T18:49:45Zoai:app.uff.br:1/23389Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:38.996192Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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