Avaliação da saúde mental dos discentes da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Homem, Stephanie Maciel de Gois Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29223
Resumo: A temática desse trabalho de conclusão é a saúde mental dos acadêmicos de Enfermagem que estudam na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2002) não há uma definição de saúde mental. O modo como se defini esse termo depende de diferenças culturais, julgamentos subjetivos e teorias relacionadas. Pode-se incluir a capacidade que indivíduo possui de apreciar a vida e a busca de equilíbrio entre as atividades e esforços para alcançar a resiliência psicológica, assim como em um conceito mais amplo, entende-se como ausência de transtornos mentais, ou mesmo um equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e exigências, experiências de vida externas. O objetivo geral foi identificar e analisar a saúde mental do acadêmico de Enfermagem utilizando o Inventário de Saúde Mental (MHI) criado por Veit e Ware constituído de 38 itens. (RIBEIRO, 2011) Tem como objetivos específicos de identificar aspectos positivos e negativos da saúde mental dos alunos e divulgar os resultados do estudo à comunidade, de modo que os resultados obtidos possam ser discutidos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, que teve como cenário a EEAAC e como sujeitos 71 acadêmicos de enfermagem. Foi traçado de início o perfil dos sujeitos da pesquisa sendo estes do primeiro, quinto e nono período e entender a população como um geral a qual trabalharíamos. Evidenciamos que a prevalência de idade dos alunos é de 19 anos (17%), sendo a maioria do sexo feminino (88,7%). Com base nos objetivos quantitativos foi evidenciado mais pontos negativos como positivos. Dentro dos pontos positivos como exemplo, mostram conseguir por algum tempo se sentir calmos e em paz, alegres, animados e bem dispostos e sentiram-se por um tempo no último mês uma pessoa feliz. Quanto a pontos negativos, em sua maioria acreditam pouco quanto a um futuro promissor, não sentem a vida com coisas interessantes, quase nunca se sentem relaxados e sem tensão, poucos sentem prazer ao fazer algo. Pode-se concluir que os alunos em geral não estão com uma boa saúde mental, sendo preciso investir em atividades e estratégias que proporcionem a promoção da saúde mental do acadêmico de Enfermagem durante sua formação a fim de conseguir maior equilíbrio na sua vida profissional quando estiver diante de situações impostas pelo ambiente onde for atuar.
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O objetivo geral foi identificar e analisar a saúde mental do acadêmico de Enfermagem utilizando o Inventário de Saúde Mental (MHI) criado por Veit e Ware constituído de 38 itens. (RIBEIRO, 2011) Tem como objetivos específicos de identificar aspectos positivos e negativos da saúde mental dos alunos e divulgar os resultados do estudo à comunidade, de modo que os resultados obtidos possam ser discutidos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, que teve como cenário a EEAAC e como sujeitos 71 acadêmicos de enfermagem. Foi traçado de início o perfil dos sujeitos da pesquisa sendo estes do primeiro, quinto e nono período e entender a população como um geral a qual trabalharíamos. Evidenciamos que a prevalência de idade dos alunos é de 19 anos (17%), sendo a maioria do sexo feminino (88,7%). Com base nos objetivos quantitativos foi evidenciado mais pontos negativos como positivos. Dentro dos pontos positivos como exemplo, mostram conseguir por algum tempo se sentir calmos e em paz, alegres, animados e bem dispostos e sentiram-se por um tempo no último mês uma pessoa feliz. Quanto a pontos negativos, em sua maioria acreditam pouco quanto a um futuro promissor, não sentem a vida com coisas interessantes, quase nunca se sentem relaxados e sem tensão, poucos sentem prazer ao fazer algo. Pode-se concluir que os alunos em geral não estão com uma boa saúde mental, sendo preciso investir em atividades e estratégias que proporcionem a promoção da saúde mental do acadêmico de Enfermagem durante sua formação a fim de conseguir maior equilíbrio na sua vida profissional quando estiver diante de situações impostas pelo ambiente onde for atuar.The subject of this work of conclusion is the mental health of the academics of Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC). In accordance with the World-wide Organization of Health (2002) there is no definition of mental health. I defined the way as that this term depends on cultural differences, subjective judgments and connected theories. There can include the capacity which individual has of appreciating the life and the search of balance between the activities and efforts to reach the psychological resilience, as well as in a more spacious concept, understands itself like absence of mental upsets, or even an emotional balance between the internal nheritance and demands, extern experiences of life. The general objective identified and he analysed the mental health of the academic of nursing using the Inventory of Mental Health (MHI) created by Veit and set up Ware of 38 items. (RIBEIRO, 2011) The specific objectives are of identifying positive and negative aspects of the mental health of the pupils and spreading the results of the study to the community, so that the obtained results can be discussed. This is an exploratory and quantitative research, what had like scenery the EEAAC and like subjects academic 71 of nursing. There was drawn of beginning the profile of the subjects of the inquiry being this of the first, fifth and ninth period and to understand the population as a general one which we would work. We show up that the predominance of age of the pupils is of 19 years (17 %), being most of the feminine sex (88,7 %). On basis of the quantitative objectives it was shown more negative points as positives up. Inside the positive points like example, they show if to manage for a while to feel calm and in peace, cheerful, lively and quite arranged and they felt for a while in the last month a happy person. As for negative points, in his majority they believe little as for a promising future, do not seat the life with interesting things, hardly ever if they feel slouches and without tension, few ones feel pleasure while doing something. It is possible to end that the pupils in general are not with a good mental health, being necessary to invest in activities and strategies that provide the promotion of the mental health of the academic of Nursing during his formation, in order to get bigger balance in his professional life when it is before situations imposed by the environment where it will be going to work.69 p.Cortez, Elaine Antuneshttp://lattes.cnpq.br/1511399937909608Braga, André Luiz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5057225456049622Nicolau, Ian Rigonhttp://lattes.cnpq.br/4733214186516784http://lattes.cnpq.br/7789483592439592Homem, Stephanie Maciel de Gois Costa2023-06-27T14:02:56Z2023-06-27T14:02:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHOMEM, Stephanie Maciel de Gois Costa. Avaliação da saúde mental dos discentes da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. 2017 69 f. 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