Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Ingrid da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30198
Resumo: Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar as produções ficcionais criadas pelo público consumidor da cultura popular de massa - os fãs - que são postadas em plataformas online diariamente, em sua maioria de forma 100% gratuita, conhecidas popularmente como Fanfictions, e como este “fenômeno” vem influenciando e fomentando, mesmo que indiretamente, o mercado literário, bem como esses grupos vem usando estas produções como forma não só de fomentar a cultura da leitura, mas como uma maneira de reinterpretar e ressignificar diferentes universos ficcionais, os tornando cada vez mais atrativos e abertos as pessoas de diferentes culturas, idades, identidades e sexualidades, e de que forma essa nova relação entre leitor/escritor acaba por apontar/moldar os novos "caminhos" que se abrem para o que se é produzido/consumido pela "comunidade literária", abrindo portas para uma maior representatividade nos diálogos que se tornam material "publicado"; como o mercado literário lida com este produto cultural e seu potencial acadêmico
id UFF-2_14bc641f0e3aad78f63b3824f3874b53
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30198
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercialFanfictionFanficMercado culturalAutoriaLiteratura e internetFanfictionFanficCultural marketBook marketEste trabalho monográfico tem como objetivo analisar as produções ficcionais criadas pelo público consumidor da cultura popular de massa - os fãs - que são postadas em plataformas online diariamente, em sua maioria de forma 100% gratuita, conhecidas popularmente como Fanfictions, e como este “fenômeno” vem influenciando e fomentando, mesmo que indiretamente, o mercado literário, bem como esses grupos vem usando estas produções como forma não só de fomentar a cultura da leitura, mas como uma maneira de reinterpretar e ressignificar diferentes universos ficcionais, os tornando cada vez mais atrativos e abertos as pessoas de diferentes culturas, idades, identidades e sexualidades, e de que forma essa nova relação entre leitor/escritor acaba por apontar/moldar os novos "caminhos" que se abrem para o que se é produzido/consumido pela "comunidade literária", abrindo portas para uma maior representatividade nos diálogos que se tornam material "publicado"; como o mercado literário lida com este produto cultural e seu potencial acadêmicoThis monographic work aims to analyze the fictional productions created by the consumer public of mass popular culture productions- the fans - that are posted on online platforms daily, most of them being 100% free, popularly known as fanfictions, and how this "phenomenon" has been influencing and fomenting, even if indirectly, the Book Market, as well as how these groups have been using these productions as a way not only to promote the culture of reading, but as a way to reinterpret and re-signify different fictional universes, making them increasingly attractive and open to people of different cultures, ages, identities and sexualities, and how this new relationship between reader/writer ends up pointing/shaping the new "paths" that open to what is produced/consumed by the "bookworm community", opening doors to greater representation in the dialogues that become "publishing material”; and how the Book Market deals with this cultural product and its academic potential47 p.Mendonça, Aureo GuilhermeNishio, ToshieSouza, Camila Carvalho dePimentel, Ingrid da Silva2023-09-02T23:04:07Z2023-09-02T23:04:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPIMENTEL, Ingrid da Silva. Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30198CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-02T23:04:12Zoai:app.uff.br:1/30198Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:55.945788Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial
title Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial
spellingShingle Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial
Pimentel, Ingrid da Silva
Fanfiction
Fanfic
Mercado cultural
Autoria
Literatura e internet
Fanfiction
Fanfic
Cultural market
Book market
title_short Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial
title_full Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial
title_fullStr Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial
title_full_unstemmed Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial
title_sort Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial
author Pimentel, Ingrid da Silva
author_facet Pimentel, Ingrid da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Aureo Guilherme
Nishio, Toshie
Souza, Camila Carvalho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Ingrid da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Fanfiction
Fanfic
Mercado cultural
Autoria
Literatura e internet
Fanfiction
Fanfic
Cultural market
Book market
topic Fanfiction
Fanfic
Mercado cultural
Autoria
Literatura e internet
Fanfiction
Fanfic
Cultural market
Book market
description Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar as produções ficcionais criadas pelo público consumidor da cultura popular de massa - os fãs - que são postadas em plataformas online diariamente, em sua maioria de forma 100% gratuita, conhecidas popularmente como Fanfictions, e como este “fenômeno” vem influenciando e fomentando, mesmo que indiretamente, o mercado literário, bem como esses grupos vem usando estas produções como forma não só de fomentar a cultura da leitura, mas como uma maneira de reinterpretar e ressignificar diferentes universos ficcionais, os tornando cada vez mais atrativos e abertos as pessoas de diferentes culturas, idades, identidades e sexualidades, e de que forma essa nova relação entre leitor/escritor acaba por apontar/moldar os novos "caminhos" que se abrem para o que se é produzido/consumido pela "comunidade literária", abrindo portas para uma maior representatividade nos diálogos que se tornam material "publicado"; como o mercado literário lida com este produto cultural e seu potencial acadêmico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-02T23:04:07Z
2023-09-02T23:04:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIMENTEL, Ingrid da Silva. Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30198
identifier_str_mv PIMENTEL, Ingrid da Silva. Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823687366606848