Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30198 |
Resumo: | Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar as produções ficcionais criadas pelo público consumidor da cultura popular de massa - os fãs - que são postadas em plataformas online diariamente, em sua maioria de forma 100% gratuita, conhecidas popularmente como Fanfictions, e como este “fenômeno” vem influenciando e fomentando, mesmo que indiretamente, o mercado literário, bem como esses grupos vem usando estas produções como forma não só de fomentar a cultura da leitura, mas como uma maneira de reinterpretar e ressignificar diferentes universos ficcionais, os tornando cada vez mais atrativos e abertos as pessoas de diferentes culturas, idades, identidades e sexualidades, e de que forma essa nova relação entre leitor/escritor acaba por apontar/moldar os novos "caminhos" que se abrem para o que se é produzido/consumido pela "comunidade literária", abrindo portas para uma maior representatividade nos diálogos que se tornam material "publicado"; como o mercado literário lida com este produto cultural e seu potencial acadêmico |
id |
UFF-2_14bc641f0e3aad78f63b3824f3874b53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30198 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercialFanfictionFanficMercado culturalAutoriaLiteratura e internetFanfictionFanficCultural marketBook marketEste trabalho monográfico tem como objetivo analisar as produções ficcionais criadas pelo público consumidor da cultura popular de massa - os fãs - que são postadas em plataformas online diariamente, em sua maioria de forma 100% gratuita, conhecidas popularmente como Fanfictions, e como este “fenômeno” vem influenciando e fomentando, mesmo que indiretamente, o mercado literário, bem como esses grupos vem usando estas produções como forma não só de fomentar a cultura da leitura, mas como uma maneira de reinterpretar e ressignificar diferentes universos ficcionais, os tornando cada vez mais atrativos e abertos as pessoas de diferentes culturas, idades, identidades e sexualidades, e de que forma essa nova relação entre leitor/escritor acaba por apontar/moldar os novos "caminhos" que se abrem para o que se é produzido/consumido pela "comunidade literária", abrindo portas para uma maior representatividade nos diálogos que se tornam material "publicado"; como o mercado literário lida com este produto cultural e seu potencial acadêmicoThis monographic work aims to analyze the fictional productions created by the consumer public of mass popular culture productions- the fans - that are posted on online platforms daily, most of them being 100% free, popularly known as fanfictions, and how this "phenomenon" has been influencing and fomenting, even if indirectly, the Book Market, as well as how these groups have been using these productions as a way not only to promote the culture of reading, but as a way to reinterpret and re-signify different fictional universes, making them increasingly attractive and open to people of different cultures, ages, identities and sexualities, and how this new relationship between reader/writer ends up pointing/shaping the new "paths" that open to what is produced/consumed by the "bookworm community", opening doors to greater representation in the dialogues that become "publishing material”; and how the Book Market deals with this cultural product and its academic potential47 p.Mendonça, Aureo GuilhermeNishio, ToshieSouza, Camila Carvalho dePimentel, Ingrid da Silva2023-09-02T23:04:07Z2023-09-02T23:04:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPIMENTEL, Ingrid da Silva. Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30198CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-02T23:04:12Zoai:app.uff.br:1/30198Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:55.945788Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial |
title |
Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial |
spellingShingle |
Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial Pimentel, Ingrid da Silva Fanfiction Fanfic Mercado cultural Autoria Literatura e internet Fanfiction Fanfic Cultural market Book market |
title_short |
Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial |
title_full |
Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial |
title_fullStr |
Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial |
title_full_unstemmed |
Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial |
title_sort |
Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial |
author |
Pimentel, Ingrid da Silva |
author_facet |
Pimentel, Ingrid da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendonça, Aureo Guilherme Nishio, Toshie Souza, Camila Carvalho de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Ingrid da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fanfiction Fanfic Mercado cultural Autoria Literatura e internet Fanfiction Fanfic Cultural market Book market |
topic |
Fanfiction Fanfic Mercado cultural Autoria Literatura e internet Fanfiction Fanfic Cultural market Book market |
description |
Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar as produções ficcionais criadas pelo público consumidor da cultura popular de massa - os fãs - que são postadas em plataformas online diariamente, em sua maioria de forma 100% gratuita, conhecidas popularmente como Fanfictions, e como este “fenômeno” vem influenciando e fomentando, mesmo que indiretamente, o mercado literário, bem como esses grupos vem usando estas produções como forma não só de fomentar a cultura da leitura, mas como uma maneira de reinterpretar e ressignificar diferentes universos ficcionais, os tornando cada vez mais atrativos e abertos as pessoas de diferentes culturas, idades, identidades e sexualidades, e de que forma essa nova relação entre leitor/escritor acaba por apontar/moldar os novos "caminhos" que se abrem para o que se é produzido/consumido pela "comunidade literária", abrindo portas para uma maior representatividade nos diálogos que se tornam material "publicado"; como o mercado literário lida com este produto cultural e seu potencial acadêmico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-02T23:04:07Z 2023-09-02T23:04:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PIMENTEL, Ingrid da Silva. Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30198 |
identifier_str_mv |
PIMENTEL, Ingrid da Silva. Fanficando: o fenômeno das fanfictions e sua potência enquanto produto cultural, acadêmico e comercial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823687366606848 |