Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Eliza Bastos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26364
Resumo: O uso da interdisciplinaridade é uma ferramenta que se torna indispensável para conseguir um ensino dinâmico, contextualizado, que aproxime a/o estudante dos diversos conceitos que estão inseridos no cotidiano e que, às vezes, não são visíveis numa aula de ensino tradicional. Visando as dificuldades que alunos e professores encontram no ensino da física, recorremos à experimentação, que é de grande relevância no processo de ensino, elaborando práticas que melhorem o interesse pela física e possibilitando a utilização dessas ações para despertar a curiosidade e o raciocínio lógico dos alunos. O presente trabalho visa propor uma alternativa metodológica interdisciplinar para o Ensino de Física, utilizando o corpo humano como “laboratório”. Especificamente, foi tratado o tema da visão, e como relacionar a estrutura do olho humano com os conceitos físicos presentes no ato de ver, isto é, analisar o olho como instrumento óptico. A proposta pedagógica desenvolvida neste trabalho foi aplicada no Colégio Estadual João Maurício Brum, e posteriormente avaliada através de questionários aplicados aos alunos.
id UFF-2_14c13a99ece1713ab86c9ed82ef7e8b7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26364
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento ópticoInterdisciplinaridadeExperimentaçãoÓptica da VisãoFísicaInterdisciplinarityExperimentationVision OpticsO uso da interdisciplinaridade é uma ferramenta que se torna indispensável para conseguir um ensino dinâmico, contextualizado, que aproxime a/o estudante dos diversos conceitos que estão inseridos no cotidiano e que, às vezes, não são visíveis numa aula de ensino tradicional. Visando as dificuldades que alunos e professores encontram no ensino da física, recorremos à experimentação, que é de grande relevância no processo de ensino, elaborando práticas que melhorem o interesse pela física e possibilitando a utilização dessas ações para despertar a curiosidade e o raciocínio lógico dos alunos. O presente trabalho visa propor uma alternativa metodológica interdisciplinar para o Ensino de Física, utilizando o corpo humano como “laboratório”. Especificamente, foi tratado o tema da visão, e como relacionar a estrutura do olho humano com os conceitos físicos presentes no ato de ver, isto é, analisar o olho como instrumento óptico. A proposta pedagógica desenvolvida neste trabalho foi aplicada no Colégio Estadual João Maurício Brum, e posteriormente avaliada através de questionários aplicados aos alunos.The use of interdisciplinarity is a tool that becomes indispensable for obtaining a dynamic, contextualized teaching that brings a student closer to various concepts that are embedded in everyday life and sometimes not visible in a traditional teaching class. Aiming as difficulties in which students and teachers study in the teaching of physics, conducting experiments, which is of great importance in the teaching process, developing practices that improve interest in physics and enabling the use of practical actions to arouse curiosity and logical reasoning of the students. This paper aims to propose a methodological interdisciplinary alternative for the teaching of physics, using the human body as a "laboratory". Specifically, the subject of vision was addressed, and how to relate the structure of the human eye to the physical concepts present in the act of seeing, that is, to analyze the eye as the optical instrument. A pedagogical proposal developed in this work was applied at the João Maurício Brum State College, and later evaluated through questionnaires applied to students.63 f.Nachez, Juan Lucashttp://lattes.cnpq.br/4966227211786522Morais, Maria Carmenhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422Marques, Maria Danielle Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/7367303830021148http://lattes.cnpq.br/6285939029479140Andrade, Eliza Bastos2022-09-30T20:14:25Z2022-09-30T20:14:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANDRADE, Eliza Bastos. Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26364http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:55Zoai:app.uff.br:1/26364Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:20.050906Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico
title Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico
spellingShingle Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico
Andrade, Eliza Bastos
Interdisciplinaridade
Experimentação
Óptica da Visão
Física
Interdisciplinarity
Experimentation
Vision Optics
title_short Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico
title_full Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico
title_fullStr Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico
title_sort Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico
author Andrade, Eliza Bastos
author_facet Andrade, Eliza Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nachez, Juan Lucas
http://lattes.cnpq.br/4966227211786522
Morais, Maria Carmen
http://lattes.cnpq.br/8969338037817422
Marques, Maria Danielle Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/7367303830021148
http://lattes.cnpq.br/6285939029479140
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Eliza Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Experimentação
Óptica da Visão
Física
Interdisciplinarity
Experimentation
Vision Optics
topic Interdisciplinaridade
Experimentação
Óptica da Visão
Física
Interdisciplinarity
Experimentation
Vision Optics
description O uso da interdisciplinaridade é uma ferramenta que se torna indispensável para conseguir um ensino dinâmico, contextualizado, que aproxime a/o estudante dos diversos conceitos que estão inseridos no cotidiano e que, às vezes, não são visíveis numa aula de ensino tradicional. Visando as dificuldades que alunos e professores encontram no ensino da física, recorremos à experimentação, que é de grande relevância no processo de ensino, elaborando práticas que melhorem o interesse pela física e possibilitando a utilização dessas ações para despertar a curiosidade e o raciocínio lógico dos alunos. O presente trabalho visa propor uma alternativa metodológica interdisciplinar para o Ensino de Física, utilizando o corpo humano como “laboratório”. Especificamente, foi tratado o tema da visão, e como relacionar a estrutura do olho humano com os conceitos físicos presentes no ato de ver, isto é, analisar o olho como instrumento óptico. A proposta pedagógica desenvolvida neste trabalho foi aplicada no Colégio Estadual João Maurício Brum, e posteriormente avaliada através de questionários aplicados aos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30T20:14:25Z
2022-09-30T20:14:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Eliza Bastos. Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26364
identifier_str_mv ANDRADE, Eliza Bastos. Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823642834632704