O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Carolina Pavão Leite de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34055
Resumo: Nesta dissertação, me proponho a realizar uma análise do campo da educação ambiental crítica dentro dos projetos de educação ambiental exigidos como medida de mitigação do licenciamento ambiental federal dos empreendimentos marítimos de petróleo e gás. Busco, para tanto, compreender o conjunto de moralidades e ideologias que são transmitidas aos educadores e caracterizar as relações entre os atores sociais que ocupam posições diversas nesse campo, seus papeis sociais e os efeitos sociais gerados por esses projetos. Por meio da análise da produção acadêmica dos especialistas da educação ambiental crítica, e da observação participante nas formações ministradas por eles, além de entrevistas com educadores, pude entender como se constrói essa vertente da educação ambiental. Os trabalhadores desses projetos têm como objetivo apoiar, instrumentalizar e fomentar as comunidades a praticarem a incidência política e o controle social nos espaços participativos da gestão ambiental pública. Além de operacionalizar esse objetivo comum a todos os PEAs, existem outras expectativas com relação ao que se espera do trabalho do educador na percepção dos outros atores sociais – gestores do projeto, funcionários do Ibama e das empresas de petróleo. Através da produção de diversos documentos, sistematizações, registros fotográficos que é comprovado o “sucesso” do projeto, sendo uma das funções do educador realizar essa tarefa de gerar “evidências”. Todos os PEAs têm como objetivo discutir a política no âmbito da cidadania, mas essa delimitação do debate político é feita de forma a alienar questões de ordem política as inserindo enquanto problemas solucionáveis com técnicas administrativas ou soluções organizacionais. Ou seja, gerando um efeito análogo a uma “máquina antipolítica" dentro destes espaços.
id UFF-2_15fa17a5925c38b3d5b92aad76a9f3fb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34055
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de JaneiroEducação Ambiental CríticaLicenciamento AmbientalMoralidadesEducação ambientalCritical Environmental EducationEnvironmental LicensingMoralitiesNesta dissertação, me proponho a realizar uma análise do campo da educação ambiental crítica dentro dos projetos de educação ambiental exigidos como medida de mitigação do licenciamento ambiental federal dos empreendimentos marítimos de petróleo e gás. Busco, para tanto, compreender o conjunto de moralidades e ideologias que são transmitidas aos educadores e caracterizar as relações entre os atores sociais que ocupam posições diversas nesse campo, seus papeis sociais e os efeitos sociais gerados por esses projetos. Por meio da análise da produção acadêmica dos especialistas da educação ambiental crítica, e da observação participante nas formações ministradas por eles, além de entrevistas com educadores, pude entender como se constrói essa vertente da educação ambiental. Os trabalhadores desses projetos têm como objetivo apoiar, instrumentalizar e fomentar as comunidades a praticarem a incidência política e o controle social nos espaços participativos da gestão ambiental pública. Além de operacionalizar esse objetivo comum a todos os PEAs, existem outras expectativas com relação ao que se espera do trabalho do educador na percepção dos outros atores sociais – gestores do projeto, funcionários do Ibama e das empresas de petróleo. Através da produção de diversos documentos, sistematizações, registros fotográficos que é comprovado o “sucesso” do projeto, sendo uma das funções do educador realizar essa tarefa de gerar “evidências”. Todos os PEAs têm como objetivo discutir a política no âmbito da cidadania, mas essa delimitação do debate político é feita de forma a alienar questões de ordem política as inserindo enquanto problemas solucionáveis com técnicas administrativas ou soluções organizacionais. Ou seja, gerando um efeito análogo a uma “máquina antipolítica" dentro destes espaços.In this dissertation I propose an analysis of the Critical Environmental Education within environmental education projects. Those projects are part of the necessary legal requirements for the mitigation actions of the federal environmental licensing for marine oil and gas enterprise. In this paper I try to understand which morality and ideology are entrusted to the educators of such projects, understand the relationships between the social actors of this field, and the social roles of those educators in this context in addition to the social effects generated by those projects. Through bibliographic analysis, observations of the team training, and interview with those educations, I try to understand how the critical environmental education is formed. I present which ideological bases differs this aspect of the environmental education from the others and I observe that the educators of those projects have the aim to support, instrumentalize, and foment the community to practice the political incidence and the social control in the participative spaces of the public environmental management. In this sense, the educators must generate “successes proofs” to the social actors as the project management, Ibama employees, and oil and gas enterprise through the production of documents, photography, and systematizations that proves the project “success”. All the Education Environmental Projects have the goal to discuss the politics in a scope of citizenship. Despite that, those delimitations are created to alienate political issues, generating an analog effect to an “antipolitics machine” within those projects.127 p.Bronz, DeborahO’Dwyer, Eliane CantarinoTeixeira, Raquel Oliveira Santoshttp://lattes.cnpq.br/6014190729404144Oliveira, Ana Carolina Pavão Leite de2024-08-12T12:56:19Z2024-08-12T12:56:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Carolina Pavão Leite de. O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34055CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-12T12:56:23Zoai:app.uff.br:1/34055Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:21.881940Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro
title O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro
spellingShingle O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro
Oliveira, Ana Carolina Pavão Leite de
Educação Ambiental Crítica
Licenciamento Ambiental
Moralidades
Educação ambiental
Critical Environmental Education
Environmental Licensing
Moralities
title_short O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro
title_full O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro
title_fullStr O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro
title_sort O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro
author Oliveira, Ana Carolina Pavão Leite de
author_facet Oliveira, Ana Carolina Pavão Leite de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bronz, Deborah
O’Dwyer, Eliane Cantarino
Teixeira, Raquel Oliveira Santos
http://lattes.cnpq.br/6014190729404144
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Carolina Pavão Leite de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental Crítica
Licenciamento Ambiental
Moralidades
Educação ambiental
Critical Environmental Education
Environmental Licensing
Moralities
topic Educação Ambiental Crítica
Licenciamento Ambiental
Moralidades
Educação ambiental
Critical Environmental Education
Environmental Licensing
Moralities
description Nesta dissertação, me proponho a realizar uma análise do campo da educação ambiental crítica dentro dos projetos de educação ambiental exigidos como medida de mitigação do licenciamento ambiental federal dos empreendimentos marítimos de petróleo e gás. Busco, para tanto, compreender o conjunto de moralidades e ideologias que são transmitidas aos educadores e caracterizar as relações entre os atores sociais que ocupam posições diversas nesse campo, seus papeis sociais e os efeitos sociais gerados por esses projetos. Por meio da análise da produção acadêmica dos especialistas da educação ambiental crítica, e da observação participante nas formações ministradas por eles, além de entrevistas com educadores, pude entender como se constrói essa vertente da educação ambiental. Os trabalhadores desses projetos têm como objetivo apoiar, instrumentalizar e fomentar as comunidades a praticarem a incidência política e o controle social nos espaços participativos da gestão ambiental pública. Além de operacionalizar esse objetivo comum a todos os PEAs, existem outras expectativas com relação ao que se espera do trabalho do educador na percepção dos outros atores sociais – gestores do projeto, funcionários do Ibama e das empresas de petróleo. Através da produção de diversos documentos, sistematizações, registros fotográficos que é comprovado o “sucesso” do projeto, sendo uma das funções do educador realizar essa tarefa de gerar “evidências”. Todos os PEAs têm como objetivo discutir a política no âmbito da cidadania, mas essa delimitação do debate político é feita de forma a alienar questões de ordem política as inserindo enquanto problemas solucionáveis com técnicas administrativas ou soluções organizacionais. Ou seja, gerando um efeito análogo a uma “máquina antipolítica" dentro destes espaços.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-12T12:56:19Z
2024-08-12T12:56:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ana Carolina Pavão Leite de. O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34055
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ana Carolina Pavão Leite de. O campo da Educação Ambiental Crítica e a formação dos educadores no contexto da mitigação de empreendimentos petrolíferos no Rio de Janeiro. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823642914324480