Modelo de equações estruturais aplicados à avaliação cognitiva: um estudo de caso em crianças ribeirinhas expostas ao mercúrio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ranah Duarte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14858
Resumo: A modelagem de equação estrutural (MEE) é uma poderosa técnica estatística que permite ao pesquisador estudar o comportamento simultâneo de diversas variáveis em um modelo. Na área de saúde os modelos de equações estruturais têm sido bastante usados em estudos psicológicos. O presente trabalho tem como objetivo estimar modelos de equações estruturais para avaliar o efeito da exposição ao mercúrio sobre a cognição de crianças ribeirinhas, residentes na região da Amazônia Brasileira. Para análise foi utilizado o software R e seu pacote chamado lavaan. Trechos do código no R estão apresentados no trabalho para auxiliar o entendimento desse pacote. Para a aplicação do MEE foram usados dados do projeto “Avaliação de risco em comunidades potencialmente expostas ao mercúrio na bacia do Rio Madeira - RO". Domínios cognitivos (memória, inteligência, atenção e função executiva e função motora) e variáveis indicadoras ligadas a características infantis e socioeconômicas foram incluídas no MEE. A validação dos fatores (domínios) foi feita através da análise fatorial confirmatória (AFC). Considerando o resultado dessa análise, para o ajuste dos modelos, somente os fatores memória, atenção e função executiva e função motora apresentaram associação com a variável resposta. As medidas de ajuste dos modelos foram obtidas e nem todas as variáveis mostraram significância. O mercúrio mostrou efeito significativo no modelo, indicando que ele e a cognição tem direções opostas
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