Vivências agroecológicas e o projeto Piabanha: a importância da ictiofauna dos rios Paraíba do Sul e Pomba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Renato Gonçalves da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30378
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as relações entre as vivências agroecológicas da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo e o Projeto Piabanha, destacando a relevância da Pedagogia da Alternância, responsável pelos chamados Tempos Comunidade, uma temporalidade diferenciada e capaz de propiciar outros encontros, outras trocas, saberes outros, compartilhados, para além do Tempo Universidade. Traz narrativas de um caminho trilhado no/pelo/com o Espaço Agroecológico do INFES/UFF, nascido das ações do Projeto TEIA (Território de Experiências Interdisciplinares). Desta maneira, e através destas vivências, vem destacar a importância do Projeto Piabanha para a preservação da ictiofauna das bacias dos rios Paraíba do Sul e Pomba, para a conscientização da população e consequentemente para o equilíbrio de todo o ecossistema. Além da importância ecológica, o estudo traz enfoque para a forma como o Piabanha tem cooperado ativamente com a Educação do Campo, tendo em vistas que desempenha importante papel na educação socioambiental de trabalhadores rurais e da população ribeirinha, e tem também aberto portas de estudo e trabalho para vários jovens na área.
id UFF-2_16527c6eec1b55dcc46429d82e6052a2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30378
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Vivências agroecológicas e o projeto Piabanha: a importância da ictiofauna dos rios Paraíba do Sul e Pombavivências agroecológicaspedagogia da alternânciaprojeto PiabanhaictiofaunaEducação do CampoIctiofaunaProjeto Piabanhaagroecological experiencespedagogy of alternationPiabanha projectichthyofaunafield educationO presente estudo tem como objetivo analisar as relações entre as vivências agroecológicas da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo e o Projeto Piabanha, destacando a relevância da Pedagogia da Alternância, responsável pelos chamados Tempos Comunidade, uma temporalidade diferenciada e capaz de propiciar outros encontros, outras trocas, saberes outros, compartilhados, para além do Tempo Universidade. Traz narrativas de um caminho trilhado no/pelo/com o Espaço Agroecológico do INFES/UFF, nascido das ações do Projeto TEIA (Território de Experiências Interdisciplinares). Desta maneira, e através destas vivências, vem destacar a importância do Projeto Piabanha para a preservação da ictiofauna das bacias dos rios Paraíba do Sul e Pomba, para a conscientização da população e consequentemente para o equilíbrio de todo o ecossistema. Além da importância ecológica, o estudo traz enfoque para a forma como o Piabanha tem cooperado ativamente com a Educação do Campo, tendo em vistas que desempenha importante papel na educação socioambiental de trabalhadores rurais e da população ribeirinha, e tem também aberto portas de estudo e trabalho para vários jovens na área.This study aims to analyze the relationships between the agroecological experiences of the Interdisciplinary Degree in Field Education and the Piabanha Project, highlighting the relevance of the Pedagogy of Alternation, responsible for the so-called Community Times, a differentiated temporality capable of providing other meetings, other exchanges, other knowledge, shared, in addition to the University Time. It brings narratives of a path trodden in/by/with the Agroecological Space of INFES/UFF, born from the actions of the TEIA Project (Territory of Interdisciplinary Experiences). In this way, and through these experiences, it highlights the importance of the Piabanha Project for the preservation of the ichthyofauna of the basins of the Paraíba do Sul and Pomba rivers, for the awareness of the population and consequently for the balance of the entire ecosystem. In addition to the ecological importance, the study focuses on how Piabanha has actively cooperated with Rural Education, in view of the fact that it plays an important role in the socio-environmental education of rural workers and the riverside population, and has also opened doors for study and work for several young people in the area.42 f.Papini, Rossana MariaCampos, Leonardo GamaLima Junior, Maurilio MachadoSilva, José Renato Gonçalves da2023-09-15T19:17:40Z2023-09-15T19:17:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30378CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-15T19:17:44Zoai:app.uff.br:1/30378Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-15T19:17:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências agroecológicas e o projeto Piabanha: a importância da ictiofauna dos rios Paraíba do Sul e Pomba
title Vivências agroecológicas e o projeto Piabanha: a importância da ictiofauna dos rios Paraíba do Sul e Pomba
spellingShingle Vivências agroecológicas e o projeto Piabanha: a importância da ictiofauna dos rios Paraíba do Sul e Pomba
Silva, José Renato Gonçalves da
vivências agroecológicas
pedagogia da alternância
projeto Piabanha
ictiofauna
Educação do Campo
Ictiofauna
Projeto Piabanha
agroecological experiences
pedagogy of alternation
Piabanha project
ichthyofauna
field education
title_short Vivências agroecológicas e o projeto Piabanha: a importância da ictiofauna dos rios Paraíba do Sul e Pomba
title_full Vivências agroecológicas e o projeto Piabanha: a importância da ictiofauna dos rios Paraíba do Sul e Pomba
title_fullStr Vivências agroecológicas e o projeto Piabanha: a importância da ictiofauna dos rios Paraíba do Sul e Pomba
title_full_unstemmed Vivências agroecológicas e o projeto Piabanha: a importância da ictiofauna dos rios Paraíba do Sul e Pomba
title_sort Vivências agroecológicas e o projeto Piabanha: a importância da ictiofauna dos rios Paraíba do Sul e Pomba
author Silva, José Renato Gonçalves da
author_facet Silva, José Renato Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Papini, Rossana Maria
Campos, Leonardo Gama
Lima Junior, Maurilio Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Renato Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv vivências agroecológicas
pedagogia da alternância
projeto Piabanha
ictiofauna
Educação do Campo
Ictiofauna
Projeto Piabanha
agroecological experiences
pedagogy of alternation
Piabanha project
ichthyofauna
field education
topic vivências agroecológicas
pedagogia da alternância
projeto Piabanha
ictiofauna
Educação do Campo
Ictiofauna
Projeto Piabanha
agroecological experiences
pedagogy of alternation
Piabanha project
ichthyofauna
field education
description O presente estudo tem como objetivo analisar as relações entre as vivências agroecológicas da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo e o Projeto Piabanha, destacando a relevância da Pedagogia da Alternância, responsável pelos chamados Tempos Comunidade, uma temporalidade diferenciada e capaz de propiciar outros encontros, outras trocas, saberes outros, compartilhados, para além do Tempo Universidade. Traz narrativas de um caminho trilhado no/pelo/com o Espaço Agroecológico do INFES/UFF, nascido das ações do Projeto TEIA (Território de Experiências Interdisciplinares). Desta maneira, e através destas vivências, vem destacar a importância do Projeto Piabanha para a preservação da ictiofauna das bacias dos rios Paraíba do Sul e Pomba, para a conscientização da população e consequentemente para o equilíbrio de todo o ecossistema. Além da importância ecológica, o estudo traz enfoque para a forma como o Piabanha tem cooperado ativamente com a Educação do Campo, tendo em vistas que desempenha importante papel na educação socioambiental de trabalhadores rurais e da população ribeirinha, e tem também aberto portas de estudo e trabalho para vários jovens na área.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-15T19:17:40Z
2023-09-15T19:17:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/30378
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135294655332352