Análise da coleta seletiva no município de Niterói (Rio de Janeiro)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33123 |
Resumo: | A coleta seletiva é um importante instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos para alcançar uma eficiente gestão de resíduos, seguindo a ordem de prioridades de: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Por meio da segregação dos resíduos, a população se torna consciente do seu papel ambiental e social, além de viabilizar a destinação correta dos mesmos. No Brasil a coleta seletiva ainda é incipiente, atingindo apenas 17% da população. A proposta deste trabalho foi analisar quais são as barreiras para a disseminação da prática de coleta seletiva por meio da análise do processo desenvolvido em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Para isso foram utilizados referenciais bibliográficos e documentais, pesquisa de campo e entrevistas. Os dados compilados foram aplicados em uma análise FOFA, visando identificar as forças (F), oportunidades (O), fraquezas (F) e ameaças (A) ao processo de reciclagem. A partir das entrevistas com agentes envolvidos e aplicação do formulário para avaliação da percepção dos moradores da cidade sobre a coleta seletiva, puderam ser destacados pontos positivos, como o alto interesse da população sobre o conhecimento e inserção na prática da separação de resíduos, bem como falhas no programa realizado atualmente, como a pouca divulgação do mesmo e a falta da educação ambiental, que reflete a estagnação do crescimento da quantidade de toneladas de recicláveis coletadas anualmente nos últimos quatro anos. Após a análise FOFA foram feitas sugestões de melhoria do processo, como a criação de um banco de dados unificado dos atores do processo de reciclagem e a elaboração e execução de programas de educação ambiental contínua em prédios e locais públicos |
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