Docente ouvinte no ensino para alunos surdos do ensino fundamental: livro com orientações para a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariane Souza Menezes de Araújo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29293
Resumo: A oferta de ensino para alunos surdos tem crescido significativamente em escolas regulares com turmas inclusivas, nas quais convivem alunos surdos e ouvintes no mesmo ambiente escolar. Esse contexto demanda de professores uma formação específica para o efetivo desenvolvimento do aprendiz surdo sinalizantes, que usa a Libras como L1 e a Língua Portuguesa escrita como L2 (BRASIL, 2002, 2005). Para alavancar esta pesquisa, levamos em consideração documentos legais que amparam o ensino bilíngue para surdos em todos os segmentos, desde as séries de alfabetização até a pós-graduação, conforme previsto na Lei 10.436/2002 (BRASIL, 2002), no Decreto de Libras 5.626/2005 (BRASIL, 2005) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, complementada pela Lei 14.191/2021 (BRASIL, 2021), que destacam a importância da Libras como língua de comunicação, expressão e de instrução da comunidade surda e da formação do professor para atuar no ensino. Diante da importância da formação e dos desafios enfrentados por docentes em suas práticas no contexto regula. Esta pesquisa tem o objetivo de mostrar os saberes de professores ouvintes, que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, sobre a formação docente, inicial e continuada, e sobre as demandas do ensino para surdos. Por isso, uma das etapas do estudo consistiu em analisar ementas de cursos de Pedagogia do Brasil para verificar a existência de disciplinas importantes para a educação de surdos. Outra etapa envolveu a análise de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Foi realizada uma pesquisa de campo (GIIL, 2002), no INES, com alunos ouvintes dos cursos de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu), por meio da qual foi utilizado um instrumento de coleta de dados (google forms) aplicado a 30 participantes. Os resultados mostram que a maioria dos professores têm dificuldades de se comunicar com os alunos por causa da barreira linguística, uma vez que a maioria dos docentes não é usuária de Libras, por não terem recebido formação para isso, e sentem falta de materiais didáticos apropriados para aprendizes surdos, afetando, dessa maneira, a metodologia e as estratégias de ensino. Como produto, foi criado um e-book dividido em 05 capítulos, no qual são apresentadas informações teóricas sobre educação de surdos e cultura surda, importância da formação de professores bilíngues e as políticas públicas a educação bilíngue para alunos surdos.
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Para alavancar esta pesquisa, levamos em consideração documentos legais que amparam o ensino bilíngue para surdos em todos os segmentos, desde as séries de alfabetização até a pós-graduação, conforme previsto na Lei 10.436/2002 (BRASIL, 2002), no Decreto de Libras 5.626/2005 (BRASIL, 2005) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, complementada pela Lei 14.191/2021 (BRASIL, 2021), que destacam a importância da Libras como língua de comunicação, expressão e de instrução da comunidade surda e da formação do professor para atuar no ensino. Diante da importância da formação e dos desafios enfrentados por docentes em suas práticas no contexto regula. Esta pesquisa tem o objetivo de mostrar os saberes de professores ouvintes, que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, sobre a formação docente, inicial e continuada, e sobre as demandas do ensino para surdos. Por isso, uma das etapas do estudo consistiu em analisar ementas de cursos de Pedagogia do Brasil para verificar a existência de disciplinas importantes para a educação de surdos. Outra etapa envolveu a análise de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Foi realizada uma pesquisa de campo (GIIL, 2002), no INES, com alunos ouvintes dos cursos de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu), por meio da qual foi utilizado um instrumento de coleta de dados (google forms) aplicado a 30 participantes. Os resultados mostram que a maioria dos professores têm dificuldades de se comunicar com os alunos por causa da barreira linguística, uma vez que a maioria dos docentes não é usuária de Libras, por não terem recebido formação para isso, e sentem falta de materiais didáticos apropriados para aprendizes surdos, afetando, dessa maneira, a metodologia e as estratégias de ensino. Como produto, foi criado um e-book dividido em 05 capítulos, no qual são apresentadas informações teóricas sobre educação de surdos e cultura surda, importância da formação de professores bilíngues e as políticas públicas a educação bilíngue para alunos surdos.The teaching offer for deaf students has grown significantly in regular schools with inclusive classes, in which deaf and hearing students coexist in the same school environment. This context demands specific training from teachers for the effective development of deaf signers, who use Libras as L1 and written Portuguese as L2 (BRASIL, 2002, 2005). To leverage this research, we took into account legal documents that support bilingual education for the deaf in all segments, from the literacy series to postgraduate studies, as provided for in Law 10.436/2002 (BRASIL, 2002), in the Libras Decree 5.626/2005 (BRASIL, 2005) and the Law of Guidelines and Bases of National Education, complemented by Law 14.191/2021 (BRASIL, 2021), which highlight the importance of Libras as a language of communication, expression and instruction of the deaf community and of teacher training to work in teaching. Given the importance of training and the challenges faced by teachers in their practices in the regular context. This research aims to show the knowledge of hearing teachers, who work in the first segment of Elementary School, about teacher training, initial and continued, and about the demands of teaching for the deaf. Therefore, one of the stages of the study consisted of analyzing syllabuses of Pedagogy courses in Brazil to verify the existence of important disciplines for the education of the deaf. Another stage involved the analysis of Pedagogical Political Projects (PPP) of undergraduate and graduate courses offered by the National Institute of Education for the Deaf – INES. A field survey (GIIL, 2002) was carried out at INES, with hearing students from undergraduate and graduate courses (lato and stricto sensu), through which a data collection instrument was used (google forms) applied to 30 participants. The results show that most teachers have difficulties communicating with students because of the language barrier, since most teachers are not Libras users, because they have not received training for this, and they feel a lack of appropriate teaching materials. for deaf learners, thus affecting teaching methodology and strategies. As a product, an e-book divided into 05 chapters was created, in which theoretical information on deaf education and deaf culture, the importance of bilingual teacher training and public policies on bilingual education for deaf students was presented.125 f.Cruz , Osilene Maria de Sá e Silva daMeireles, Rosana Maria do Prado LuzMachado, Érica EschYamasaki, Alice AkemiDominick, Rejany dos SantosAlves, Mariane Souza Menezes de Araújo2023-07-07T15:38:11Z2023-07-07T15:38:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Mariane Souza Menezes de Araújo. Docente ouvinte no ensino para alunos surdos do ensino fundamental: livro com orientações para a prática. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29293CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-07T15:38:15Zoai:app.uff.br:1/29293Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-07-07T15:38:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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