Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Príncipe, Larissa Brito dos Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16036
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão acerca de como ocorre a transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, assim como se dá a estrutura organizacional e institucional dessa passagem no contexto escolar de uma instituição educacional da rede privada. Nesse sentido, a inserção nessa temática efetuou-se a partir das minhas experiências como aluna e por memórias das vivências escolares, acadêmicas e profissionais de três sujeitos da pesquisa. Assim, o uso de estudos bibliográficos e entrevistas realizadas com uma orientadora educacional, uma professora do 5º e outra de 6º ano, proporcionaram um olhar mais ampla sobre a articulação entre a escola, os alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. Os estudos de Lev Vygotsky (1991;1998), Martha Kohl (1999), Inês Bragança (2008), Beatriz Gutierra (2002), dentre outros, foram significativos na iniciativa de buscar um olhar mais sensível para como acontece a passagem do fundamental I para o fundamental II. Através da leitura das entrevistas obtidas a partir da linha de pesquisa narrativa auto(biográfica) pôde-se reviver, elaborar e encontrar novos horizontes, além de discutir as atuais problemáticas para os docentes, tanto na relação professor-aluno como também na parceria com a família dos estudantes. Em suma, nesse processo de pesquisa, descobriu-se que muitas das questões identificadas pelos sujeitos entrevistados no que diz respeito a passagem do 5º para o 6º ano são aspectos que se referem à problemas externos à escola
id UFF-2_1758c330e4b489c27909d98bef11f534
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16036
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escolaPassagem do 5º para o 6º anoProcesso de ensino-aprendizagemNarrativasEnsino fundamentalProcesso de ensino-aprendizagemNarrativaTransition from the 5th year to the 6th yearTeaching-learning processNarrativesEste trabalho apresenta uma reflexão acerca de como ocorre a transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, assim como se dá a estrutura organizacional e institucional dessa passagem no contexto escolar de uma instituição educacional da rede privada. Nesse sentido, a inserção nessa temática efetuou-se a partir das minhas experiências como aluna e por memórias das vivências escolares, acadêmicas e profissionais de três sujeitos da pesquisa. Assim, o uso de estudos bibliográficos e entrevistas realizadas com uma orientadora educacional, uma professora do 5º e outra de 6º ano, proporcionaram um olhar mais ampla sobre a articulação entre a escola, os alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. Os estudos de Lev Vygotsky (1991;1998), Martha Kohl (1999), Inês Bragança (2008), Beatriz Gutierra (2002), dentre outros, foram significativos na iniciativa de buscar um olhar mais sensível para como acontece a passagem do fundamental I para o fundamental II. Através da leitura das entrevistas obtidas a partir da linha de pesquisa narrativa auto(biográfica) pôde-se reviver, elaborar e encontrar novos horizontes, além de discutir as atuais problemáticas para os docentes, tanto na relação professor-aluno como também na parceria com a família dos estudantes. Em suma, nesse processo de pesquisa, descobriu-se que muitas das questões identificadas pelos sujeitos entrevistados no que diz respeito a passagem do 5º para o 6º ano são aspectos que se referem à problemas externos à escolaThis research study presents a reflection on how the transition from the 5th year to the 6th year of “ensino fundamental” happen, as well as how the organizational and institutional structures work during this transition in private schools. Delving into the subject matter was based on my personal experience as a student and on the memories from school, academic and professional lives of 3 people in this research. This way, the use of bibliographic studies and interviews with a 5th grade teacher, a 6th grade teacher and a student advisor showed a broader look over the articulation among students, teachers and the school in the teaching-learning process. The studies of Lev Vygotsky (1991;1998), Martha Kohl (1999), Inês Bragança (2008), Beatriz Gutierra (2002) and others were significant in the effort to seek a more sensitive look at how the transition from “ensino fundamental I” to “ensino fundamental II” happen. Through the reading of interviews obtained from the self biographical narrative line of research, it was possible to revive, elaborate and find new horizons, besides discussing the current problems for teachers, both in the teacher-student relationship and also in the partnership with the students’ families. In short, in this research it was found that many of the issues identified by the interviewees are aspects related to out-of-school problemsHenriques, Eda Maria de OliveiraPríncipe, Larissa Brito dos Reis2020-11-22T15:35:26Z2020-11-22T15:35:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16036http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T17:17:37Zoai:app.uff.br:1/16036Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:29.494812Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola
title Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola
spellingShingle Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola
Príncipe, Larissa Brito dos Reis
Passagem do 5º para o 6º ano
Processo de ensino-aprendizagem
Narrativas
Ensino fundamental
Processo de ensino-aprendizagem
Narrativa
Transition from the 5th year to the 6th year
Teaching-learning process
Narratives
title_short Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola
title_full Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola
title_fullStr Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola
title_full_unstemmed Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola
title_sort Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola
author Príncipe, Larissa Brito dos Reis
author_facet Príncipe, Larissa Brito dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Eda Maria de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Príncipe, Larissa Brito dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Passagem do 5º para o 6º ano
Processo de ensino-aprendizagem
Narrativas
Ensino fundamental
Processo de ensino-aprendizagem
Narrativa
Transition from the 5th year to the 6th year
Teaching-learning process
Narratives
topic Passagem do 5º para o 6º ano
Processo de ensino-aprendizagem
Narrativas
Ensino fundamental
Processo de ensino-aprendizagem
Narrativa
Transition from the 5th year to the 6th year
Teaching-learning process
Narratives
description Este trabalho apresenta uma reflexão acerca de como ocorre a transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, assim como se dá a estrutura organizacional e institucional dessa passagem no contexto escolar de uma instituição educacional da rede privada. Nesse sentido, a inserção nessa temática efetuou-se a partir das minhas experiências como aluna e por memórias das vivências escolares, acadêmicas e profissionais de três sujeitos da pesquisa. Assim, o uso de estudos bibliográficos e entrevistas realizadas com uma orientadora educacional, uma professora do 5º e outra de 6º ano, proporcionaram um olhar mais ampla sobre a articulação entre a escola, os alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. Os estudos de Lev Vygotsky (1991;1998), Martha Kohl (1999), Inês Bragança (2008), Beatriz Gutierra (2002), dentre outros, foram significativos na iniciativa de buscar um olhar mais sensível para como acontece a passagem do fundamental I para o fundamental II. Através da leitura das entrevistas obtidas a partir da linha de pesquisa narrativa auto(biográfica) pôde-se reviver, elaborar e encontrar novos horizontes, além de discutir as atuais problemáticas para os docentes, tanto na relação professor-aluno como também na parceria com a família dos estudantes. Em suma, nesse processo de pesquisa, descobriu-se que muitas das questões identificadas pelos sujeitos entrevistados no que diz respeito a passagem do 5º para o 6º ano são aspectos que se referem à problemas externos à escola
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-11-22T15:35:26Z
2020-11-22T15:35:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/16036
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823713694253056