Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16036 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão acerca de como ocorre a transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, assim como se dá a estrutura organizacional e institucional dessa passagem no contexto escolar de uma instituição educacional da rede privada. Nesse sentido, a inserção nessa temática efetuou-se a partir das minhas experiências como aluna e por memórias das vivências escolares, acadêmicas e profissionais de três sujeitos da pesquisa. Assim, o uso de estudos bibliográficos e entrevistas realizadas com uma orientadora educacional, uma professora do 5º e outra de 6º ano, proporcionaram um olhar mais ampla sobre a articulação entre a escola, os alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. Os estudos de Lev Vygotsky (1991;1998), Martha Kohl (1999), Inês Bragança (2008), Beatriz Gutierra (2002), dentre outros, foram significativos na iniciativa de buscar um olhar mais sensível para como acontece a passagem do fundamental I para o fundamental II. Através da leitura das entrevistas obtidas a partir da linha de pesquisa narrativa auto(biográfica) pôde-se reviver, elaborar e encontrar novos horizontes, além de discutir as atuais problemáticas para os docentes, tanto na relação professor-aluno como também na parceria com a família dos estudantes. Em suma, nesse processo de pesquisa, descobriu-se que muitas das questões identificadas pelos sujeitos entrevistados no que diz respeito a passagem do 5º para o 6º ano são aspectos que se referem à problemas externos à escola |
id |
UFF-2_1758c330e4b489c27909d98bef11f534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/16036 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escolaPassagem do 5º para o 6º anoProcesso de ensino-aprendizagemNarrativasEnsino fundamentalProcesso de ensino-aprendizagemNarrativaTransition from the 5th year to the 6th yearTeaching-learning processNarrativesEste trabalho apresenta uma reflexão acerca de como ocorre a transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, assim como se dá a estrutura organizacional e institucional dessa passagem no contexto escolar de uma instituição educacional da rede privada. Nesse sentido, a inserção nessa temática efetuou-se a partir das minhas experiências como aluna e por memórias das vivências escolares, acadêmicas e profissionais de três sujeitos da pesquisa. Assim, o uso de estudos bibliográficos e entrevistas realizadas com uma orientadora educacional, uma professora do 5º e outra de 6º ano, proporcionaram um olhar mais ampla sobre a articulação entre a escola, os alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. Os estudos de Lev Vygotsky (1991;1998), Martha Kohl (1999), Inês Bragança (2008), Beatriz Gutierra (2002), dentre outros, foram significativos na iniciativa de buscar um olhar mais sensível para como acontece a passagem do fundamental I para o fundamental II. Através da leitura das entrevistas obtidas a partir da linha de pesquisa narrativa auto(biográfica) pôde-se reviver, elaborar e encontrar novos horizontes, além de discutir as atuais problemáticas para os docentes, tanto na relação professor-aluno como também na parceria com a família dos estudantes. Em suma, nesse processo de pesquisa, descobriu-se que muitas das questões identificadas pelos sujeitos entrevistados no que diz respeito a passagem do 5º para o 6º ano são aspectos que se referem à problemas externos à escolaThis research study presents a reflection on how the transition from the 5th year to the 6th year of “ensino fundamental” happen, as well as how the organizational and institutional structures work during this transition in private schools. Delving into the subject matter was based on my personal experience as a student and on the memories from school, academic and professional lives of 3 people in this research. This way, the use of bibliographic studies and interviews with a 5th grade teacher, a 6th grade teacher and a student advisor showed a broader look over the articulation among students, teachers and the school in the teaching-learning process. The studies of Lev Vygotsky (1991;1998), Martha Kohl (1999), Inês Bragança (2008), Beatriz Gutierra (2002) and others were significant in the effort to seek a more sensitive look at how the transition from “ensino fundamental I” to “ensino fundamental II” happen. Through the reading of interviews obtained from the self biographical narrative line of research, it was possible to revive, elaborate and find new horizons, besides discussing the current problems for teachers, both in the teacher-student relationship and also in the partnership with the students’ families. In short, in this research it was found that many of the issues identified by the interviewees are aspects related to out-of-school problemsHenriques, Eda Maria de OliveiraPríncipe, Larissa Brito dos Reis2020-11-22T15:35:26Z2020-11-22T15:35:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16036http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T17:17:37Zoai:app.uff.br:1/16036Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:29.494812Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola |
title |
Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola |
spellingShingle |
Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola Príncipe, Larissa Brito dos Reis Passagem do 5º para o 6º ano Processo de ensino-aprendizagem Narrativas Ensino fundamental Processo de ensino-aprendizagem Narrativa Transition from the 5th year to the 6th year Teaching-learning process Narratives |
title_short |
Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola |
title_full |
Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola |
title_fullStr |
Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola |
title_full_unstemmed |
Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola |
title_sort |
Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola |
author |
Príncipe, Larissa Brito dos Reis |
author_facet |
Príncipe, Larissa Brito dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henriques, Eda Maria de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Príncipe, Larissa Brito dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Passagem do 5º para o 6º ano Processo de ensino-aprendizagem Narrativas Ensino fundamental Processo de ensino-aprendizagem Narrativa Transition from the 5th year to the 6th year Teaching-learning process Narratives |
topic |
Passagem do 5º para o 6º ano Processo de ensino-aprendizagem Narrativas Ensino fundamental Processo de ensino-aprendizagem Narrativa Transition from the 5th year to the 6th year Teaching-learning process Narratives |
description |
Este trabalho apresenta uma reflexão acerca de como ocorre a transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, assim como se dá a estrutura organizacional e institucional dessa passagem no contexto escolar de uma instituição educacional da rede privada. Nesse sentido, a inserção nessa temática efetuou-se a partir das minhas experiências como aluna e por memórias das vivências escolares, acadêmicas e profissionais de três sujeitos da pesquisa. Assim, o uso de estudos bibliográficos e entrevistas realizadas com uma orientadora educacional, uma professora do 5º e outra de 6º ano, proporcionaram um olhar mais ampla sobre a articulação entre a escola, os alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. Os estudos de Lev Vygotsky (1991;1998), Martha Kohl (1999), Inês Bragança (2008), Beatriz Gutierra (2002), dentre outros, foram significativos na iniciativa de buscar um olhar mais sensível para como acontece a passagem do fundamental I para o fundamental II. Através da leitura das entrevistas obtidas a partir da linha de pesquisa narrativa auto(biográfica) pôde-se reviver, elaborar e encontrar novos horizontes, além de discutir as atuais problemáticas para os docentes, tanto na relação professor-aluno como também na parceria com a família dos estudantes. Em suma, nesse processo de pesquisa, descobriu-se que muitas das questões identificadas pelos sujeitos entrevistados no que diz respeito a passagem do 5º para o 6º ano são aspectos que se referem à problemas externos à escola |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-11-22T15:35:26Z 2020-11-22T15:35:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16036 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823713694253056 |