Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Mizael Pinheiro da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27655
Resumo: O que os professores da educação básica fazem para ensinar as geografias? Esta foi a inquietação que guiou a tese. Em meio a tessitura de vozes escolares e escritas autorizadas do dizer acadêmico, almejamos reconhecer e fazer ressoar as artes de ensinar ao buscar: i) Compreender o processo de aprendizagem da profissão intrínseco à própria história de vida; ii) Apreender as inter-relações que constituem os arranjos espaciais e táticos dos contextos escolares; iii) Perceber de que modo as narrativas permitem acessar significados e saberes docentes. Por intermédio de memoriais, acompanhamento de aulas e conversas com três professores de geografia, bem como as vivências profissionais da autora, em diálogo com as referências teóricas da pesquisa autobiográfica, mas também de Michel de Certeau, Doreen Massey, Maurice Tardif, entre outros, este trabalho aspirou refletir sobre as inúmeras experiências que são construídas no cotidiano por meio de práticas comuns. Isto é, aquelas que têm como centralidade o uso das vozes, dos corpos e das explicações para a criação das aulas. Procuramos estabelecer uma leitura que se alvitra não- prescritiva, que levasse em conta não aquilo que deveria ser o bom professor, as boas qualidades da docência, mas o que concretamente a profissão docente e os professores fazem de si nas aulas. Ao nos aproximarmos do ofício através das rotinas que abarcam habilidades e detalhes, intrínsecos a uma base de conhecimentos plurais, dentre eles o da ciência geográfica, compartilhamos inventividades docentes que constroem sentidos pedagógicos e existenciais na relação humana, entre desafios e pequenas alegrias.
id UFF-2_1770d07f9bc613b1d126863db6ba967a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27655
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografiasEnsino de GeografiaInventividadesHistórias de VidaSaberes DocentesExperiências EscolaresEnsino de geografiaExperiência educacionalGeography TeachingInventivitiesLife StoriesTeaching KnowledgeSchool ExperiencesO que os professores da educação básica fazem para ensinar as geografias? Esta foi a inquietação que guiou a tese. Em meio a tessitura de vozes escolares e escritas autorizadas do dizer acadêmico, almejamos reconhecer e fazer ressoar as artes de ensinar ao buscar: i) Compreender o processo de aprendizagem da profissão intrínseco à própria história de vida; ii) Apreender as inter-relações que constituem os arranjos espaciais e táticos dos contextos escolares; iii) Perceber de que modo as narrativas permitem acessar significados e saberes docentes. Por intermédio de memoriais, acompanhamento de aulas e conversas com três professores de geografia, bem como as vivências profissionais da autora, em diálogo com as referências teóricas da pesquisa autobiográfica, mas também de Michel de Certeau, Doreen Massey, Maurice Tardif, entre outros, este trabalho aspirou refletir sobre as inúmeras experiências que são construídas no cotidiano por meio de práticas comuns. Isto é, aquelas que têm como centralidade o uso das vozes, dos corpos e das explicações para a criação das aulas. Procuramos estabelecer uma leitura que se alvitra não- prescritiva, que levasse em conta não aquilo que deveria ser o bom professor, as boas qualidades da docência, mas o que concretamente a profissão docente e os professores fazem de si nas aulas. Ao nos aproximarmos do ofício através das rotinas que abarcam habilidades e detalhes, intrínsecos a uma base de conhecimentos plurais, dentre eles o da ciência geográfica, compartilhamos inventividades docentes que constroem sentidos pedagógicos e existenciais na relação humana, entre desafios e pequenas alegrias.What do basic education teachers do to teach Geographies? This was the concern that guided the present thesis. Among the weaving of school voices and authorized writings of the academic discourse, we aim to recognize and resonate the arts of teaching by seeking to: i) Comprehend the process of learning in the occupation inherent to one’s life story itself; ii) Understand the interrelationships that constitute spacial and tactic arrangements in school contexts; iii) Perceive in which ways these narratives allow accessing pedagogical meanings and knowledge. Through memorials, classes follow-ups and chats with three Geography teachers, as well as the author’s own professional experiences, in dialogue with the autobiographical research’s theoretical frame of reference, but also Michel de Certeau, Doreen Massey, Maurice Tardif, among others, this essay intended to reflect on the countless experiences that are built daily through common practices. In other words, the ones that are centered on the use of voices, bodies and explanations for preparing lessons. We aim to establish a non- prescriptive standpoint that takes in consideration not only what a good teacher should be like, the good aspects of teaching, but also accurately what the teaching profession and teachers make of themselves in the classroom. In approaching the craft through everyday practices that involve abilities and details, intrinsic to a background of diverse frames of knowledge, like the field of Geographic Science, we share teaching inventivities that build pedagogical and existential meanings in human relation, between challenges and small joys.157 p.Andrade, Everardo Paiva deBonomo, Lorena Lopes PereiraKaercher, Nestor AndréAndrade, Nivea Maria da SilvaBatista, Bruno NunesSelles, Sandra EscovedoSilva, Mariana Mizael Pinheiro da2023-01-23T11:36:42Z2023-01-23T11:36:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Mariana Mizael Pinheiro da. Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias. 2023. 157f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27655CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-23T11:36:45Zoai:app.uff.br:1/27655Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:00.686859Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias
title Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias
spellingShingle Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias
Silva, Mariana Mizael Pinheiro da
Ensino de Geografia
Inventividades
Histórias de Vida
Saberes Docentes
Experiências Escolares
Ensino de geografia
Experiência educacional
Geography Teaching
Inventivities
Life Stories
Teaching Knowledge
School Experiences
title_short Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias
title_full Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias
title_fullStr Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias
title_full_unstemmed Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias
title_sort Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias
author Silva, Mariana Mizael Pinheiro da
author_facet Silva, Mariana Mizael Pinheiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Everardo Paiva de
Bonomo, Lorena Lopes Pereira
Kaercher, Nestor André
Andrade, Nivea Maria da Silva
Batista, Bruno Nunes
Selles, Sandra Escovedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Mizael Pinheiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Inventividades
Histórias de Vida
Saberes Docentes
Experiências Escolares
Ensino de geografia
Experiência educacional
Geography Teaching
Inventivities
Life Stories
Teaching Knowledge
School Experiences
topic Ensino de Geografia
Inventividades
Histórias de Vida
Saberes Docentes
Experiências Escolares
Ensino de geografia
Experiência educacional
Geography Teaching
Inventivities
Life Stories
Teaching Knowledge
School Experiences
description O que os professores da educação básica fazem para ensinar as geografias? Esta foi a inquietação que guiou a tese. Em meio a tessitura de vozes escolares e escritas autorizadas do dizer acadêmico, almejamos reconhecer e fazer ressoar as artes de ensinar ao buscar: i) Compreender o processo de aprendizagem da profissão intrínseco à própria história de vida; ii) Apreender as inter-relações que constituem os arranjos espaciais e táticos dos contextos escolares; iii) Perceber de que modo as narrativas permitem acessar significados e saberes docentes. Por intermédio de memoriais, acompanhamento de aulas e conversas com três professores de geografia, bem como as vivências profissionais da autora, em diálogo com as referências teóricas da pesquisa autobiográfica, mas também de Michel de Certeau, Doreen Massey, Maurice Tardif, entre outros, este trabalho aspirou refletir sobre as inúmeras experiências que são construídas no cotidiano por meio de práticas comuns. Isto é, aquelas que têm como centralidade o uso das vozes, dos corpos e das explicações para a criação das aulas. Procuramos estabelecer uma leitura que se alvitra não- prescritiva, que levasse em conta não aquilo que deveria ser o bom professor, as boas qualidades da docência, mas o que concretamente a profissão docente e os professores fazem de si nas aulas. Ao nos aproximarmos do ofício através das rotinas que abarcam habilidades e detalhes, intrínsecos a uma base de conhecimentos plurais, dentre eles o da ciência geográfica, compartilhamos inventividades docentes que constroem sentidos pedagógicos e existenciais na relação humana, entre desafios e pequenas alegrias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-23T11:36:42Z
2023-01-23T11:36:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Mariana Mizael Pinheiro da. Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias. 2023. 157f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27655
identifier_str_mv SILVA, Mariana Mizael Pinheiro da. Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias. 2023. 157f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823650797518848