Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30074 |
Resumo: | O espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento e vai trazer uma desordem em aspectos específicos do desenvolvimento e por ser singular, apresenta demandas específicas para cada aluno. Algumas pessoas com autismo apresentam atrasos cognitivos, como comprometimento intelectual. Esse trabalho objetivou criar um portfólio com roteiro para avaliação da aprendizagem para identificar níveis pedagógicos de escolares com autismo. Para tanto, foram indicados níveis de aprendizagem de um a quatro, que vão de aspectos motores até ortográficos, para facilitar adequações curriculares necessárias a esse público-alvo. Estas adequações auxiliaram na montagem e aplicação de Plano Educacional Individualizado e Atendimento Educacional Especializado aos participantes da pesquisa que estudavam em uma escola regular no município do Rio de Janeiro. Este estudo é qualitativo e utilizou a metodologia de campo exploratória, com observação dos discentes, pois, o produto desta dissertação poderá auxiliar os professores a realizarem e escolher suas atividades pedagógicas para o atendimento destes alunos. O resultado deste trabalho afirma a necessidade de uma avaliação para triagem em espaço escolar, específica para educadores, pois após sua aplicabilidade demonstrou uma atuação mais positiva, personificada e pontual dos professores envolvidos e um engajamento maior do aluno com o material adaptado para sua necessidade específica |
id |
UFF-2_1837815bdfa05ec3f623019504bd4693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30074 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro AutistaTranstorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Avaliação Cognitiva, Ensino Colaborativo, Formação Continuada.Educação inclusiva, Cognição, Transtorno autístico, Processo de ensino-aprendizagem, Formação de professorAutism Espectrum Disorder, Inclusive Education, Cognitive Assessment, Collaborative Teaching, Continuing EducationO espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento e vai trazer uma desordem em aspectos específicos do desenvolvimento e por ser singular, apresenta demandas específicas para cada aluno. Algumas pessoas com autismo apresentam atrasos cognitivos, como comprometimento intelectual. Esse trabalho objetivou criar um portfólio com roteiro para avaliação da aprendizagem para identificar níveis pedagógicos de escolares com autismo. Para tanto, foram indicados níveis de aprendizagem de um a quatro, que vão de aspectos motores até ortográficos, para facilitar adequações curriculares necessárias a esse público-alvo. Estas adequações auxiliaram na montagem e aplicação de Plano Educacional Individualizado e Atendimento Educacional Especializado aos participantes da pesquisa que estudavam em uma escola regular no município do Rio de Janeiro. Este estudo é qualitativo e utilizou a metodologia de campo exploratória, com observação dos discentes, pois, o produto desta dissertação poderá auxiliar os professores a realizarem e escolher suas atividades pedagógicas para o atendimento destes alunos. O resultado deste trabalho afirma a necessidade de uma avaliação para triagem em espaço escolar, específica para educadores, pois após sua aplicabilidade demonstrou uma atuação mais positiva, personificada e pontual dos professores envolvidos e um engajamento maior do aluno com o material adaptado para sua necessidade específicaThe autism spectrum is a neurodevelopmental disorder and will bring about a disorder in specific aspects of development and because it is unique, it presents specific demands for each student. Some people with autism have cognitive delays, such as intellectual impairment. This work aimed to create a portfolio with a guide for learning assessment to identify pedagogical levels of students with autism. To this end, learning levels from one to four were indicated, ranging from motor aspects to spelling, to facilitate curricular adaptations necessary for this target audience. These adjustments helped in the assembly and application of an Individualized Educational Plan and Specialized Educational Assistance to the research participants who studied in a regular school in the city of Rio de Janeiro. This study is qualitative and used the exploratory field methodology, with observation of the students, therefore, the product of this dissertation will be able to help the professors to carry out and to choose their pedagogical activities for the attendance of these students. The result of this work affirms the need for an evaluation for screening in a school space, specific for educators, because after its applicability it demonstrated a more positive, personified and punctual performance of the teachers involved and a greater engagement of the student with the material adapted to their specific needs.182 p.Braz, Ruth Maria MarianiCavalcanti, Diana NegrãoCaminha, Vera PrudênciaRibeiro, Manuel Gustavo LeitãoPletsch, Marcia DeniseLima, Neuza Rejane WilleSilva, Michele Joia da2023-08-23T13:25:14Z2023-08-23T13:25:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Michele Joia da. Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista. 2022. 182 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30074CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-23T13:25:18Zoai:app.uff.br:1/30074Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-23T13:25:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista |
title |
Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista |
spellingShingle |
Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista Silva, Michele Joia da Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Avaliação Cognitiva, Ensino Colaborativo, Formação Continuada. Educação inclusiva, Cognição, Transtorno autístico, Processo de ensino-aprendizagem, Formação de professor Autism Espectrum Disorder, Inclusive Education, Cognitive Assessment, Collaborative Teaching, Continuing Education |
title_short |
Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista |
title_full |
Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista |
title_fullStr |
Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista |
title_full_unstemmed |
Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista |
title_sort |
Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista |
author |
Silva, Michele Joia da |
author_facet |
Silva, Michele Joia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Braz, Ruth Maria Mariani Cavalcanti, Diana Negrão Caminha, Vera Prudência Ribeiro, Manuel Gustavo Leitão Pletsch, Marcia Denise Lima, Neuza Rejane Wille |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Michele Joia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Avaliação Cognitiva, Ensino Colaborativo, Formação Continuada. Educação inclusiva, Cognição, Transtorno autístico, Processo de ensino-aprendizagem, Formação de professor Autism Espectrum Disorder, Inclusive Education, Cognitive Assessment, Collaborative Teaching, Continuing Education |
topic |
Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Avaliação Cognitiva, Ensino Colaborativo, Formação Continuada. Educação inclusiva, Cognição, Transtorno autístico, Processo de ensino-aprendizagem, Formação de professor Autism Espectrum Disorder, Inclusive Education, Cognitive Assessment, Collaborative Teaching, Continuing Education |
description |
O espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento e vai trazer uma desordem em aspectos específicos do desenvolvimento e por ser singular, apresenta demandas específicas para cada aluno. Algumas pessoas com autismo apresentam atrasos cognitivos, como comprometimento intelectual. Esse trabalho objetivou criar um portfólio com roteiro para avaliação da aprendizagem para identificar níveis pedagógicos de escolares com autismo. Para tanto, foram indicados níveis de aprendizagem de um a quatro, que vão de aspectos motores até ortográficos, para facilitar adequações curriculares necessárias a esse público-alvo. Estas adequações auxiliaram na montagem e aplicação de Plano Educacional Individualizado e Atendimento Educacional Especializado aos participantes da pesquisa que estudavam em uma escola regular no município do Rio de Janeiro. Este estudo é qualitativo e utilizou a metodologia de campo exploratória, com observação dos discentes, pois, o produto desta dissertação poderá auxiliar os professores a realizarem e escolher suas atividades pedagógicas para o atendimento destes alunos. O resultado deste trabalho afirma a necessidade de uma avaliação para triagem em espaço escolar, específica para educadores, pois após sua aplicabilidade demonstrou uma atuação mais positiva, personificada e pontual dos professores envolvidos e um engajamento maior do aluno com o material adaptado para sua necessidade específica |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-23T13:25:14Z 2023-08-23T13:25:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Michele Joia da. Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista. 2022. 182 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30074 |
identifier_str_mv |
SILVA, Michele Joia da. Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista. 2022. 182 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838677168029696 |