Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Michele Joia da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30074
Resumo: O espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento e vai trazer uma desordem em aspectos específicos do desenvolvimento e por ser singular, apresenta demandas específicas para cada aluno. Algumas pessoas com autismo apresentam atrasos cognitivos, como comprometimento intelectual. Esse trabalho objetivou criar um portfólio com roteiro para avaliação da aprendizagem para identificar níveis pedagógicos de escolares com autismo. Para tanto, foram indicados níveis de aprendizagem de um a quatro, que vão de aspectos motores até ortográficos, para facilitar adequações curriculares necessárias a esse público-alvo. Estas adequações auxiliaram na montagem e aplicação de Plano Educacional Individualizado e Atendimento Educacional Especializado aos participantes da pesquisa que estudavam em uma escola regular no município do Rio de Janeiro. Este estudo é qualitativo e utilizou a metodologia de campo exploratória, com observação dos discentes, pois, o produto desta dissertação poderá auxiliar os professores a realizarem e escolher suas atividades pedagógicas para o atendimento destes alunos. O resultado deste trabalho afirma a necessidade de uma avaliação para triagem em espaço escolar, específica para educadores, pois após sua aplicabilidade demonstrou uma atuação mais positiva, personificada e pontual dos professores envolvidos e um engajamento maior do aluno com o material adaptado para sua necessidade específica
id UFF-2_1837815bdfa05ec3f623019504bd4693
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30074
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro AutistaTranstorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Avaliação Cognitiva, Ensino Colaborativo, Formação Continuada.Educação inclusiva, Cognição, Transtorno autístico, Processo de ensino-aprendizagem, Formação de professorAutism Espectrum Disorder, Inclusive Education, Cognitive Assessment, Collaborative Teaching, Continuing EducationO espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento e vai trazer uma desordem em aspectos específicos do desenvolvimento e por ser singular, apresenta demandas específicas para cada aluno. Algumas pessoas com autismo apresentam atrasos cognitivos, como comprometimento intelectual. Esse trabalho objetivou criar um portfólio com roteiro para avaliação da aprendizagem para identificar níveis pedagógicos de escolares com autismo. Para tanto, foram indicados níveis de aprendizagem de um a quatro, que vão de aspectos motores até ortográficos, para facilitar adequações curriculares necessárias a esse público-alvo. Estas adequações auxiliaram na montagem e aplicação de Plano Educacional Individualizado e Atendimento Educacional Especializado aos participantes da pesquisa que estudavam em uma escola regular no município do Rio de Janeiro. Este estudo é qualitativo e utilizou a metodologia de campo exploratória, com observação dos discentes, pois, o produto desta dissertação poderá auxiliar os professores a realizarem e escolher suas atividades pedagógicas para o atendimento destes alunos. O resultado deste trabalho afirma a necessidade de uma avaliação para triagem em espaço escolar, específica para educadores, pois após sua aplicabilidade demonstrou uma atuação mais positiva, personificada e pontual dos professores envolvidos e um engajamento maior do aluno com o material adaptado para sua necessidade específicaThe autism spectrum is a neurodevelopmental disorder and will bring about a disorder in specific aspects of development and because it is unique, it presents specific demands for each student. Some people with autism have cognitive delays, such as intellectual impairment. This work aimed to create a portfolio with a guide for learning assessment to identify pedagogical levels of students with autism. To this end, learning levels from one to four were indicated, ranging from motor aspects to spelling, to facilitate curricular adaptations necessary for this target audience. These adjustments helped in the assembly and application of an Individualized Educational Plan and Specialized Educational Assistance to the research participants who studied in a regular school in the city of Rio de Janeiro. This study is qualitative and used the exploratory field methodology, with observation of the students, therefore, the product of this dissertation will be able to help the professors to carry out and to choose their pedagogical activities for the attendance of these students. The result of this work affirms the need for an evaluation for screening in a school space, specific for educators, because after its applicability it demonstrated a more positive, personified and punctual performance of the teachers involved and a greater engagement of the student with the material adapted to their specific needs.182 p.Braz, Ruth Maria MarianiCavalcanti, Diana NegrãoCaminha, Vera PrudênciaRibeiro, Manuel Gustavo LeitãoPletsch, Marcia DeniseLima, Neuza Rejane WilleSilva, Michele Joia da2023-08-23T13:25:14Z2023-08-23T13:25:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Michele Joia da. Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista. 2022. 182 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30074CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-23T13:25:18Zoai:app.uff.br:1/30074Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:56.045350Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista
title Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista
Silva, Michele Joia da
Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Avaliação Cognitiva, Ensino Colaborativo, Formação Continuada.
Educação inclusiva, Cognição, Transtorno autístico, Processo de ensino-aprendizagem, Formação de professor
Autism Espectrum Disorder, Inclusive Education, Cognitive Assessment, Collaborative Teaching, Continuing Education
title_short Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista
title_full Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista
title_sort Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista
author Silva, Michele Joia da
author_facet Silva, Michele Joia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braz, Ruth Maria Mariani
Cavalcanti, Diana Negrão
Caminha, Vera Prudência
Ribeiro, Manuel Gustavo Leitão
Pletsch, Marcia Denise
Lima, Neuza Rejane Wille
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Michele Joia da
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Avaliação Cognitiva, Ensino Colaborativo, Formação Continuada.
Educação inclusiva, Cognição, Transtorno autístico, Processo de ensino-aprendizagem, Formação de professor
Autism Espectrum Disorder, Inclusive Education, Cognitive Assessment, Collaborative Teaching, Continuing Education
topic Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Avaliação Cognitiva, Ensino Colaborativo, Formação Continuada.
Educação inclusiva, Cognição, Transtorno autístico, Processo de ensino-aprendizagem, Formação de professor
Autism Espectrum Disorder, Inclusive Education, Cognitive Assessment, Collaborative Teaching, Continuing Education
description O espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento e vai trazer uma desordem em aspectos específicos do desenvolvimento e por ser singular, apresenta demandas específicas para cada aluno. Algumas pessoas com autismo apresentam atrasos cognitivos, como comprometimento intelectual. Esse trabalho objetivou criar um portfólio com roteiro para avaliação da aprendizagem para identificar níveis pedagógicos de escolares com autismo. Para tanto, foram indicados níveis de aprendizagem de um a quatro, que vão de aspectos motores até ortográficos, para facilitar adequações curriculares necessárias a esse público-alvo. Estas adequações auxiliaram na montagem e aplicação de Plano Educacional Individualizado e Atendimento Educacional Especializado aos participantes da pesquisa que estudavam em uma escola regular no município do Rio de Janeiro. Este estudo é qualitativo e utilizou a metodologia de campo exploratória, com observação dos discentes, pois, o produto desta dissertação poderá auxiliar os professores a realizarem e escolher suas atividades pedagógicas para o atendimento destes alunos. O resultado deste trabalho afirma a necessidade de uma avaliação para triagem em espaço escolar, específica para educadores, pois após sua aplicabilidade demonstrou uma atuação mais positiva, personificada e pontual dos professores envolvidos e um engajamento maior do aluno com o material adaptado para sua necessidade específica
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-23T13:25:14Z
2023-08-23T13:25:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Michele Joia da. Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista. 2022. 182 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30074
identifier_str_mv SILVA, Michele Joia da. Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista. 2022. 182 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823563602132992