Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Flávia dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/321
Resumo: 22p. ISSN: 2176-1744.
id UFF-2_192638f69e08c70f49f449e1c0f898ad
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/321
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIXAdoption, review and circulation of mathematics textbooks in the 19th centuryAvaliaçãoLivro didáticoEnsino de MatemáticaSéculo XIXAssessmentTextbooksTeaching mathematicsThe nineteenth century22p. ISSN: 2176-1744.Pode-se dizer, com certeza, que o livro didático é o instrumento mais utilizado no contexto escolar por professores de todas as disciplinas. Devido a sua importância, tanto como recurso didático, quanto como fonte de informações – dentre outras de suas muitas funções, eles têm sido historicamente produtos sujeitos ao controle político ou religioso, submetendo-se a mecanismos de censura e autorização. Este texto tem como objetivo fazer algumas considerações sobre o processo de autorização e avaliação de livros didáticos para o ensino de Matemática no século XIX, momento em que começaram a surgir as primeiras obras didáticas destinadas às escolas elementares e secundárias, escritas por autores brasileiros. Para tecer tais considerações, foram consultadas obras didáticas do século XIX, bem como a legislação da época e os documentos manuscritos disponíveis no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ).SimIt can be said with certainty that the textbook is the most used tool at school by teachers of all disciplines. Due to its importance, both as a teaching resource and as a source of information, among its many other functions, it has been historically subjected to political or religious control, submitted to censure and authorization mechanisms. This text aims to make some considerations about the authorization and evaluation process of textbooks for Mathematics teaching in the 19th century, when the first textbooks by brazilian authors were written for Elementary and Secondary schools. To weave such considerations, textbooks from this time were consulted, as well as legislation and handwritten documents available in the General Archives of the City of Rio de Janeiro (AGCRJ).Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas2014-07-07T17:51:32Z2014-07-07T17:51:32Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, F. S. Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de Matemática no século XIX. Zetetikè, Campinas, v. 21, n.40, p. 37-58, 2013. ISSN: 2176-1744. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/4359/5247>https://app.uff.br/riuff/handle/1/321ProfessorZetetiké Online. Revista Semestral do Cempem (Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática) / Faculdade de Educação/Unicamp. Campinas, SP. v.1, n.1, mar (1993). v. 21, n. 40 jul/dez - 2013. ISSN: 2176-1744.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Flávia dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-08T22:46:49Zoai:app.uff.br:1/321Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:02.304263Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX
Adoption, review and circulation of mathematics textbooks in the 19th century
title Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX
spellingShingle Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX
Soares, Flávia dos Santos
Avaliação
Livro didático
Ensino de Matemática
Século XIX
Assessment
Textbooks
Teaching mathematics
The nineteenth century
title_short Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX
title_full Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX
title_fullStr Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX
title_full_unstemmed Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX
title_sort Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX
author Soares, Flávia dos Santos
author_facet Soares, Flávia dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Flávia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Livro didático
Ensino de Matemática
Século XIX
Assessment
Textbooks
Teaching mathematics
The nineteenth century
topic Avaliação
Livro didático
Ensino de Matemática
Século XIX
Assessment
Textbooks
Teaching mathematics
The nineteenth century
description 22p. ISSN: 2176-1744.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-07-07T17:51:32Z
2014-07-07T17:51:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, F. S. Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de Matemática no século XIX. Zetetikè, Campinas, v. 21, n.40, p. 37-58, 2013. ISSN: 2176-1744. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/4359/5247>
https://app.uff.br/riuff/handle/1/321
Professor
identifier_str_mv SOARES, F. S. Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de Matemática no século XIX. Zetetikè, Campinas, v. 21, n.40, p. 37-58, 2013. ISSN: 2176-1744. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/4359/5247>
Professor
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Zetetiké Online. Revista Semestral do Cempem (Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática) / Faculdade de Educação/Unicamp. Campinas, SP. v.1, n.1, mar (1993). v. 21, n. 40 jul/dez - 2013. ISSN: 2176-1744.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823577853329408