Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/321 |
Resumo: | 22p. ISSN: 2176-1744. |
id |
UFF-2_192638f69e08c70f49f449e1c0f898ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/321 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIXAdoption, review and circulation of mathematics textbooks in the 19th centuryAvaliaçãoLivro didáticoEnsino de MatemáticaSéculo XIXAssessmentTextbooksTeaching mathematicsThe nineteenth century22p. ISSN: 2176-1744.Pode-se dizer, com certeza, que o livro didático é o instrumento mais utilizado no contexto escolar por professores de todas as disciplinas. Devido a sua importância, tanto como recurso didático, quanto como fonte de informações – dentre outras de suas muitas funções, eles têm sido historicamente produtos sujeitos ao controle político ou religioso, submetendo-se a mecanismos de censura e autorização. Este texto tem como objetivo fazer algumas considerações sobre o processo de autorização e avaliação de livros didáticos para o ensino de Matemática no século XIX, momento em que começaram a surgir as primeiras obras didáticas destinadas às escolas elementares e secundárias, escritas por autores brasileiros. Para tecer tais considerações, foram consultadas obras didáticas do século XIX, bem como a legislação da época e os documentos manuscritos disponíveis no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ).SimIt can be said with certainty that the textbook is the most used tool at school by teachers of all disciplines. Due to its importance, both as a teaching resource and as a source of information, among its many other functions, it has been historically subjected to political or religious control, submitted to censure and authorization mechanisms. This text aims to make some considerations about the authorization and evaluation process of textbooks for Mathematics teaching in the 19th century, when the first textbooks by brazilian authors were written for Elementary and Secondary schools. To weave such considerations, textbooks from this time were consulted, as well as legislation and handwritten documents available in the General Archives of the City of Rio de Janeiro (AGCRJ).Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas2014-07-07T17:51:32Z2014-07-07T17:51:32Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, F. S. Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de Matemática no século XIX. Zetetikè, Campinas, v. 21, n.40, p. 37-58, 2013. ISSN: 2176-1744. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/4359/5247>https://app.uff.br/riuff/handle/1/321ProfessorZetetiké Online. Revista Semestral do Cempem (Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática) / Faculdade de Educação/Unicamp. Campinas, SP. v.1, n.1, mar (1993). v. 21, n. 40 jul/dez - 2013. ISSN: 2176-1744.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Flávia dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-08T22:46:49Zoai:app.uff.br:1/321Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:02.304263Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX Adoption, review and circulation of mathematics textbooks in the 19th century |
title |
Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX |
spellingShingle |
Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX Soares, Flávia dos Santos Avaliação Livro didático Ensino de Matemática Século XIX Assessment Textbooks Teaching mathematics The nineteenth century |
title_short |
Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX |
title_full |
Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX |
title_fullStr |
Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX |
title_full_unstemmed |
Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX |
title_sort |
Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX |
author |
Soares, Flávia dos Santos |
author_facet |
Soares, Flávia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Flávia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Livro didático Ensino de Matemática Século XIX Assessment Textbooks Teaching mathematics The nineteenth century |
topic |
Avaliação Livro didático Ensino de Matemática Século XIX Assessment Textbooks Teaching mathematics The nineteenth century |
description |
22p. ISSN: 2176-1744. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-07-07T17:51:32Z 2014-07-07T17:51:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, F. S. Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de Matemática no século XIX. Zetetikè, Campinas, v. 21, n.40, p. 37-58, 2013. ISSN: 2176-1744. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/4359/5247> https://app.uff.br/riuff/handle/1/321 Professor |
identifier_str_mv |
SOARES, F. S. Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de Matemática no século XIX. Zetetikè, Campinas, v. 21, n.40, p. 37-58, 2013. ISSN: 2176-1744. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/4359/5247> Professor |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Zetetiké Online. Revista Semestral do Cempem (Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática) / Faculdade de Educação/Unicamp. Campinas, SP. v.1, n.1, mar (1993). v. 21, n. 40 jul/dez - 2013. ISSN: 2176-1744. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823577853329408 |