Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de Hamlet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30205 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a temática artística da união dos elementos Belo e Trágico. A pesquisa usa como objeto a personagem Ofélia representada em algumas vertentes artísticas. A fim de validar a pesquisa foram usados preceitos da filosofia e da história da arte. A fundamentação é de que os elementos Belo e Trágico caminham de maneira indivisa, estando presentes em qualquer obra de arte de maneira gemelar. Ainda que um dos elementos esteja em evidência, o outro sempre se encontrará na obra. A ideia aqui lançada dá espaço a outras visibilidades acerca da arte |
id |
UFF-2_197c03e2991c3231868d1324646852ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30205 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de HamletBelezaTragédiaTrágicoOféliaShakespearePré-rafaelitaTragédia (Literatura)BeautyTragedyTragicOpheliaShakespearePre-RaphaeliteO presente trabalho aborda a temática artística da união dos elementos Belo e Trágico. A pesquisa usa como objeto a personagem Ofélia representada em algumas vertentes artísticas. A fim de validar a pesquisa foram usados preceitos da filosofia e da história da arte. A fundamentação é de que os elementos Belo e Trágico caminham de maneira indivisa, estando presentes em qualquer obra de arte de maneira gemelar. Ainda que um dos elementos esteja em evidência, o outro sempre se encontrará na obra. A ideia aqui lançada dá espaço a outras visibilidades acerca da arteThe present work deals with the artistic theme of the union of the elements Beauty and Tragedy. The research uses the character Ophelia as an object represented in some artistic aspects. In order to validate the research, precepts of philosophy and art history were used. The reasoning is that the elements Beauty and Tragedy appears in an undivided manner, being present in any work of art together. Although one of the elements is in evidence, the other will always be found in the work. The idea presented here allows other perspectives about art38 p.Saint Clair, Ericson TellesMendonça, Aureo GuilhermeLara, LaísPereira, Flávia Rebello Leite2023-09-03T11:54:50Z2023-09-03T11:54:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Flávia Rebello Leite. Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de Hamlet. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30205CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-03T11:54:54Zoai:app.uff.br:1/30205Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-03T11:54:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de Hamlet |
title |
Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de Hamlet |
spellingShingle |
Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de Hamlet Pereira, Flávia Rebello Leite Beleza Tragédia Trágico Ofélia Shakespeare Pré-rafaelita Tragédia (Literatura) Beauty Tragedy Tragic Ophelia Shakespeare Pre-Raphaelite |
title_short |
Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de Hamlet |
title_full |
Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de Hamlet |
title_fullStr |
Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de Hamlet |
title_full_unstemmed |
Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de Hamlet |
title_sort |
Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de Hamlet |
author |
Pereira, Flávia Rebello Leite |
author_facet |
Pereira, Flávia Rebello Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saint Clair, Ericson Telles Mendonça, Aureo Guilherme Lara, Laís |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Flávia Rebello Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Beleza Tragédia Trágico Ofélia Shakespeare Pré-rafaelita Tragédia (Literatura) Beauty Tragedy Tragic Ophelia Shakespeare Pre-Raphaelite |
topic |
Beleza Tragédia Trágico Ofélia Shakespeare Pré-rafaelita Tragédia (Literatura) Beauty Tragedy Tragic Ophelia Shakespeare Pre-Raphaelite |
description |
O presente trabalho aborda a temática artística da união dos elementos Belo e Trágico. A pesquisa usa como objeto a personagem Ofélia representada em algumas vertentes artísticas. A fim de validar a pesquisa foram usados preceitos da filosofia e da história da arte. A fundamentação é de que os elementos Belo e Trágico caminham de maneira indivisa, estando presentes em qualquer obra de arte de maneira gemelar. Ainda que um dos elementos esteja em evidência, o outro sempre se encontrará na obra. A ideia aqui lançada dá espaço a outras visibilidades acerca da arte |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-03T11:54:50Z 2023-09-03T11:54:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Flávia Rebello Leite. Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de Hamlet. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30205 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Flávia Rebello Leite. Ofélia - Querida, adorada, morta: o belo e o trágico na representação pictórica da personagem de Hamlet. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, 2021. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838869440167936 |